[imagem de um Admirável Mundo GNU]
Admirável Mundo GNU - Número 24
Copyright © 2001 Georg C. F. Greve <greve@gnu.org>
Traduzido para o Português por Fernando Lozano <fsl@centroin.com.br>
Revisado por Hilton Fernandes <fernandesh@yahoo.com>
e Claudio Machado <sha_bang@linuxmail.org>
A declaração de permissão segue abaixo.

[DE | EN | FR | JA | ES | KO | PT]

Bem-vindo ao número 24 do Admirável Mundo GNU de Georg Greve. Já estamos no nosso segundo aniversário e é claro que eu gostaria de dizer algumas coisas a esse respeito. Mas antes disso tenho uma mistura interessante de tópicos para esta edição.

GNU Paint

O GNU Paint (gpaint) [5] de Andy Tai é um porte do programa xpaint para o toolkit GTK+ e para as bibliotecas GNOME. Ele deliberadamente evita competir com o GIMP [6] que é um programa high-end. Em vez disso, o GNU Paint se concentra em ser bastante básico e fácil de usar de modo que iniciantes possam utilizá-lo.

A forte integração do GNU Paint com o GNOME Paint é um recurso desejado porque ele busca ser uma extensão do Desktop GNOME e um dos seus planos para o futuro é tornar o gpaint um componente Bonobo. Desta forma outras aplicações GNOME como o gnumeric poderão compartilhar a funcionalidade do gpaint.

Como um componente oficial do Projeto GNU não é supresa que o GNU Paint seja distribuído sob a Licença Pública Geral GNU (GPL). Falando de novos desenvolvimentos, Andy gostaria de receber mais ajuda de tradutores para expandir a internacionalização. Apesar disso, o programa em si já é bastante útil, apesar disso.

Gnatsweb

O Gnatsweb é um "front-end web" para o Sistema de Acompanhamento de Bugs do GNU ( GNU Bug Tracking System) [7], e encontrou um novo mantenedor em Gerald Pfeifer.

O Sistema de Acompanhamento de Bugs do GNU é um dos sistemas de acompanhamento de bugs mais robustos disponíveis e está em uso por projetos e empresas em todo o mundo. Sua função é fornecer a usuários uma maneira fácil de reportar bugs para que eles possam ser corrigidos pelos desenvolvedores. Uma das suas funcionalidades básicas é a coordenação de trabalho cooperativo. Para os desenvolvedores isto reduz o perigo de que dois desenvolvedores trabalhem na mesma solução (para o mesmo problema) enquanto os usuários podem verificar se um erro já é conhecido ou mesmo se ele já foi corrigido.

A última versão estável do GNATS foi liberada em 1993 e o desenvolvimento oficial ficou suspenso por um tempo. Mas agora o próprio GNATS também recebeu um novo mantenedor em Milan Zamazal e se espera que logo nós veremos uma nova versão estável.

O principal problema para os dois novos mantenedores e para o grupo de voluntários é a inclusão de todos os "patches" que foram escritos nos últimos anos. Provavelmente haverá problemas, mas deve ser evitada a perda de know-how. Por isso Gerald ainda está procurando por mais desenvolvedores interessados nesta tarefa.

Fcron

O Fcron [8] busca se tornar um substituto para os populares daemons "vixie cron" e "anacron". A função dos assim chamados cron-daemons é iniciar programas em horários pré-determinados e eles são essenciais para a manutenção do sistema.

Tipicamente esses daemons permitem que os usuários iniciem programas em um certo horário, data ou dia da semana, e enviam ao usuário uma mensagem de e-mail ao fim da execução que contém os resultados do programa. Eles também costumam permitir especificações de períodos de tempo como "a cada duas horas" ou "a cada minuto".

O fcron de Thibault Godouet expande esta idéia de vários formas interessantes. Primeiro ele também torna possível iniciar o programa de acordo com a carga do sistema, que é um indicador do quão ocupado o sistema está. Ele também suporta a indicação de um campo que indica o destinatário da mensagem enviada ao término do programa - as mensagens não precisam ir para o usuário que executa o programa.

Além disso, há um campo para valores de "nice" que podem ser utilizados para determinar a prioridade do programa diretamente. Também é bem interessante a capacidade de especificar o quão frequentemente um programa deve ser iniciado. Isto permite especificar algo como "inicie o programa uma vez ao dia entre 3:00 e 6:00 ou entre 19:00 e 22:00".

Em especial para computadores que não estão ligados permanentemente, é possível estabelecer os intervalos de execução de acordo com o tempo de atividade do sistema (uptime) em vez de horas do dia. Assim, um programa pode ser executado a cada 24 h de atividade da máquina, por exemplo.

Para evitar que a sintaxe do arquivo de configuração se torne obscura, é possível ter entradas válidas por múltiplas linhas e os "jobs", ou pacotes de tarefas, podem ser serializados para evitar que sejam executadas em paralelo.

Atualmente o fcron ainda está na fase de beta-teste, mas já está bastante estável. Por isso, o objetivo atual é testá-lo amplamente e liberar uma versão estável. Thibault ainda está procurando por voluntários, especialmente para testes em diferentes ambientes e situações.

Euklides

Euklides [9] é uma extensão para o LaTeX liberada sob a Licença Pública Geral GNU (GPL) que fornece uma linguagem de comandos para geometria euclidiana.

Christian Obrecht, o autor do Euklides, vê professores de matemática usuários do LaTeX, como ele mesmo, como sendo a maior audiência. Mas qualquer pupilo e estudante provavelmente pode se beneficiar dele. Graças ao shell-script euk2ps incluso é possível a criação de arquivos de Postscript Encapsulado (Encapsulated Postscript), que podem ser visualizados pelo ghostview, diretamente dos comandos do Euclides.

Para o autor do Euklides, Christian Obrecht, professores de matemática que também são usuários do LaTeX, assim como ele, serão a maior audiência. Mas qualquer aluno ou estudante também pode beneficiar-se dele. Graças ao shell-script euk2ps incluso é possível criar arquivos de Postscript Encapsulado (.eps), que podem ser visualizados no ghostview, a partir do Euclides.

A vantagem de se utilizar o Euklides em comparação com outros programas como o DrGeo ou o Kseg é que o Euklides não está limitada a interfaces WYSIWYG como esses programas o são, porque o WYSIWYG não é necessariamente o melhor método de descrever figuras geométricas. Mas já que uma GUI pode ser bastante útil às vezes, ele planeja escrever um front-end baseado no GTK+ - desta forma os usuários poderão modificar as figuras interativamente.

A vantagem de se utilizar o Euklides, em comparação com outros programas como o DrGeo ou o Kseg, é que o Euklides não está limitado a interfaces WYSIWYG como esses programas. O WYSIWYG não é necessariamente o melhor método de descrever figuras geométricas. Mas como uma GUI também pode ser bastante útil, ele planeja escrever um front-end baseado no GTK+, para que os usuários possam modificar as figuras interativamente.

O próximo projeto pode ser especialmente interessante para usuários que lêem seu e-mail utilizando o EMACS, assim como eu.

Etach

John M. Rulnick escreveu o Etach [10], que é uma extensão do EMACS para fornecer visualização de arquivos anexados no padrão MIME de maneira fácil e confortável.

Apesar de haver vários projetos nesta área, John não estava satisfeito com nenhum deles e, finalmente, iniciou a confecção do seu próprio. O maior incentivo era tornar fácil anexar arquivos MIME quando compondo e-mail e salvar anexos MIME nas mensagens recebidas. Por este motivo Etach foi escrito de modo que certas tarefas frequentes sejam fáceis de realizar ao mesmo tempo que várias opções são oferecidas para que você possa configura-lo de acordo com as suas próprias necessidades. Apesar de haver vários projetos nesta área, John não estava satisfeito com nenhum deles, e por isso decidiu iniciar a criação do seu próprio. O maior incentivo era tornar fácil anexar arquivos MIME quando compondo email, e salvar anexos MIME nas mensagens recebidas. Por este motivo Etach foi escrito para que certas tarefas frequentes sejam fáceis de realizar ao mesmo tempo que várias opções são oferecidas para que possa ser configurado de acordo com as necessidades de cada usuário.

O etach opera com várias versões do EMACS e não tem nenhuma dependência, o que o torna fácil de instalar. Isto deve encorajar principalmente os iniciantes no EMACS a experimentá-lo.

O status do etach é "quase terminado", já que o próprio John não planeja mais nenhuma extensão, entretanto ele está aberto a sugestões e disposto a implementa-las. Embora o etach esteja oficialmente disponível como uma "versão beta" não houve nenhum relatório de bugs por vários meses de modo que ele provavelmente já pode ser considerado "estável".

GNU Serveez

O GNU Serveez [11] é um "framework" para servidores criado por Martin Grabmüller, e hoje mantido por Raimund Jacob e Stefan Jahn.

O GNU Serveez fornece subrotinas e ajuda para se escrever servidores baseados no IP (TCP, UDP e ICMP) assim como "named pipes" para todos os protocolos orientados a conexão. Ele demonstra de uma maneira portável os diferentes aspectos de programação para redes e é reportado como podendo ser executado no GNU/Linux e outros sistemas Unix de 32 ou 64 bits, assm como no Microsoft Windows (9x/ME/NT/2000). Entre as experiências mais engraçadas durante o desenvolvimento estão as restrições embutidas em alguns sistemas Windows. Por exemplo, o Windows 95 pode ter no máximo um total de 100 conexões.

Os usuários podem implementar seus próprios servidores com o GNU Serveez ou utilizá-lo para entender como um servidor funciona. Os servidores inclusos no GNU Serveez podem ser utilizados como exemplos para isso. Os servidores inclusos são, por exemplo, um servidor HTTP bem rápido e fácil de configurar, um servidor IRC extemamente limpo e um "spider" (localizador) para o Gnutella. Já que o GNU Serveez é inteiramente coberto pela Licença Pública Geral GNU (GPL), as rotinas também podem ser utilizadas diretamente em outros projetos.

Pessoas interessadas no exótico devem dar atenção especial ao GNU Serveez. Há, por exemplo, um túnel TCP-sobre-ICMP bastante funcional, e todos os protocolos incluídos no GNU Serveez podem ser executados em uma mesma porta.

A instalação e configuração fácil foram objetivos primários dos desenvolvedores de modo que usuários "comuns" possam se beneficiar do GNU Serveez. A manutenção desta característica e o seu aperfeiçoamento constante estão com alta prioridade na lista de desenvolvimentos futuros.

Há planos de se colocar a funcionalidade em uma biblioteca libserveez, de modo que outros projetos possam utilizá-lo e tornar o servidor extensível com a ajuda de módulos carregados dinamicamente. Os desenvolvedores também estão considerando migrar a linguagem de configuração do Scheme para o Guile.

Quem estiver rodando uma rede doméstica pode se interessar em saber que os planos para servidores adicionais incluem um servidor DNS fácil de configurar, que pode alterar a sua funcionalidade de acordo com o estado conectado/desconectado da rede local.

Agora gostaria de apresentar um projeto que considero extremamente importante.

GNU Enterprise

O Projeto GNU Enterprise [12] foi iniciado por Derek A. Neighbors e tem por objetivo englobar toda a área de tarefas normalmente necessárias em empresas sob a Licença Pública Geral GNU (GPL).

O projeto é modular e vários dos módulos são úteis independentemente, enquanto que outros são incluídos de uma maneira extensível ou personalizável. Os módulos poderiam ser por exemplo "recursos humanos", "contabilidade", "relacionamento com o cliente (CRM)" ou "planejamento de recursos da empresa (ERP)".

Correntemente, a base funcional inclui o GNUe forms, o GNU-Engine, o servidor de aplicações GEAS e a libGDA, a biblioteca para abstração de dados. O GNUe reports, o servidor de relatórios e o GNUe integrator, a "ferramenta de integração das aplicações da empresa (EAI)", ainda estão em desenvolvimento. Outros componentes como EWOK, o suporte a fax, email etc., o sistema de comunicação e o GNUe Workflow para gerenciamento de fluxo de trabalho estão hoje na fase de planejamento. Ainda há idéias para balanceamento de carga e discussões sobre um monitor de transações.

Originalmente, o projeto visava empresas pequenas e médias, mas hoje o foco inclui empresas de todos os tamanhos. É óbvio que este é um projeto gigantesco, e que este é seu maior problema. Neste momento há um monte de voluntários e empregados de várias grandes empresas de computadores, universidades e agências governamentais dos EUA trabalhando junto com Derek.

Para obter o máximo de portabilidade, os módulos foram baseados em XML, e o GNUe roda no Unix (GTK+ ou Motif), Win32, Mac, curses e na Web. Já que desenvolvedores de todos os cantos do mundo estão envolvidos, a completa internacionalização é um dos principais objetivos do projeto.

Também é extraordinária a sua orientação consciente e fundamental em direção ao software livre. Assim a GPL foi propositadamente escolhida em ligar da correspondente menos geral (LGPL) e os desenvolvedores buscam ter uma bom isolamento através do CORBA, em vez de se arriscar a perder a liberdade. Também é um princípio do projeto que todos os desenvolvedores ativos doem o seu copyright para a Fundação para o Software Livre (FSF) de modo a garantir a longevidade do projeto.

Como as soluções nesta área têm sido exclusivamente de natureza proprietária, este é um projeto muito importante e que pode, a longo prazo, garantir que o software livre esteja em todas as empresas.

Agora estou chegando ao último tópico deste mês - que é de um prazer imenso para mim.

Dois anos do Admirável Mundo GNU

O ano passado passou tão rápido que me parece difícil de acreditar, mas o Admirável Mundo GNU está completando dois anos de idade com a publicação deste número. Quando eu comecei a escrevê-lo, eu não estava inteiramente certo se seria possível ocupar todo mês uma coluna com tópicos sobre software livre por um longo período de tempo. Parece que agora nós temos a prova de que é perfeitamente possível.

Mas a coluna não só sobreviveu como ainda está crescendo. Com Lee Jong Keun e Ki-Young Choi, dois tradutores para o Coreano se juntaram à "família Admirável Mundo GNU", o que faz com que a coluna apareça em seis idiomas no momento. Além disso, parece que ela também é impressa na Linux-Magazine Coreana, o que aumenta a contagem de periódicos onde ela aparece para quatro (Linux-Magazin na Alemanha e no Reino Unido, Linux-Magazine francesa e agora na Coréia). Tudo isto teria sido impossível sem toda a ajuda que recebi de voluntários que funcionam na retaguarda como revisores, tradutores, patrocinadores e fornecendo apoio moral. Este aniversário é tanto seu quanto meu e eu gostaria de agradecer a cada um de vocês!

Agora eu gostaria de dar mais um passo adiante com o Admirável Mundo GNU - mas o trabalho para a Fundação Européia para o Software Livre tornou meu tempo bastante limitado.

É por isso que estou procurando por alguém ou por um pequeno grupo de voluntários que queira manter a página Web do Admirável Mundo GNU [3] e aos poucos expandi-la para um verdadeiro site na Web. Atualmente a tarefa mais importante é manter a página, mas apesar do design não ser ruim ainda há muito espaço para melhorias. Osvaldo La Rosa tem por exemplo algumas idéias de como a página poderia se tornar mais amigável para pessoas com dificuldades de visão. E em algum momento eu gostaria de que o site na Web se tornasse verdadeiramente um forum interativo, onde a coluna iria aparecer a cada mês. Mas eu também estive pensando sobre um "canto de opiniões", onde poderiam ser publicados artigos selecionados sobre alguns tópicos. Também necessitamos de um novo projeto da integração e do layout da campanha "Nós rodamos GNU".

Se você acha que poderia fazer isso e acha que seria divertido fazê-lo, por favor me escreva [1].

Eu espero que este não seja o último aniversário da Admirável Mundo GNU - ela vai definitivamente continuar no próximo mês. Idéias, comentários, questões, projetos interessantes e estórias reais serão sempre bem-vindas por email [1] em inglês ou alemão.

Informações
[1] Envie idéias, comentários e perguntas (em inglês ou alemão) para o Admirável Mundo GNU <column@brave-gnu-world.org>
[2] Página Inicial do Projeto GNU http://www.gnu.org/home.pt.html
[3] Página Inicial do Admirável Mundo GNU de Georg Greve http://brave-gnu-world.org
[5] Página Inicial do GNU Paint http://gpaint.sourceforge.net/
[6] Página Inicial do Programa de Manipulação de Imagens do GNU (GIMP) http://www.gimp.org/
[7] Página Inicial do GNATS http://sources.redhat.com/gnats/
[8] Página Inicial do fcron http://fcron.free.fr/
[9] Página Inicial do Euklides http://euklides.multimania.com/
[10] Página Inicial do Etach http://etach.sourceforge.net/
[11] Página Inicial do GNU Serveez http://www.textsure.net/~ela/serveez/
[12] Página Inicial do GNU Enterprise http://www.gnue.org

[ Número anterior | Página Inicial do Admirável Mundo GNU | Próximo número ]

Retornar à Página Inicial do GNU.

Envie dúvidas ou consultas sobre FSF e/ou GNU para gnu@gnu.org.
Há também outros meios de se contactar a FSF.

Envie comentários para a Admirável Mundo GNU em inglês ou alemão para column@gnu.org.
Envie comentários sobre estas páginas web para webmasters@www.gnu.org,
envie outras questões para gnu@gnu.org.

Copyright (C) 2001 Georg C. F. Greve
Traduzido para o Português por Fernando Lozano, Hilton Fernandes e Claudio Machado

É dada permissão para A cópia literal e a distribuição deste artigo são permitidas, desde que esta e o copyright sejam mostrados.

Atualizado: 09 Feb 2001 fsl