Subscribe to the Free Software Supporter — the monthly update from the Free Software Foundation
 [imagem de um Admirável Mundo GNU]
Admirável Mundo GNU - Número 31
Copyright © 2001 Georg C. F. Greve <greve@gnu.org>
Traduzido para o português por Hilton Fernandes <hgfernan@ig.com.br>
Revisado por Fernando Lozano <fernando@lozano.eti.br>
A declaração de permissão está abaixo.

[DE | EN | FR | JA | ES | KO | PT ]

Benvindo a mais um número da Admirável Mundo GNU, de Georg Greve. Como só o trabalho sem diversão faz de Joãozinho um bobão :-), incluirei este mês um jogo que é Software Livre. Mas antes disso, gostaria de falar algo sobre jogos livres em geral.

Jogos Livres?

Devido a suas pequenas necessidades de serviços e por terem um mercado acelerado, os jogos Livres são uma área muito problemática. Apesar de algumas companhias portarem jogos para GNU/Linux, eles em geral são proprietários.

É bem verdade que os jogos em geral não são de missão crítica, e nem mesmo são a parte mais importante do Software Livre. Mas não é por isso que são insignificantes. Os jogos são muitas vezes o primeiro contato do usuário com seu computador e desempenham um papel significativo em fazê-los mais "amigos" de seu computador. E muitas vezes os jogos são as razões mais fortes para fazê-los instalar sistemas operacionais proprietários em suas máquinas.

Um outro problema a considerar é que a indústria de jogos para computadores parece estar trocando as idéias inovadoras por mais efeitos especiais. Esta pode ser apenas uma impressão subjetiva, que uma verificação cuidadosa refutaria, mas muitas vezes parece que os primeiros jogos tinham muito mais espírito.

Nesta área, a interação com uma comunidade pode abrir criar novos roteiros mais cativantes e não-lineares. Este potencial não tem sido bem usado.

Em uma nova área, o maior problema muitas vezes é a falta de uma ampla base de usuários. Por isso, gostaria apresentar jogos livres mais vezes aqui na Admirável Mundo GNU. Se você estiver se divertindo com um jogo livre, ou estiver escrevendo um, entre em contato [1]. Também seria muito útil ter informações sobre portais dedicados exclusivamente aos jogos livres. Mas chega de introdução, vamos para a ação.

Freeciv

Freeciv é uma implementação Livre do conhecido jogo Civilization®, da Microprose®, colocada sob a GPL, ou Licença Geral Pública GNU.

Para aqueles que não conheçam o jogo mencionado acima, gostaria de dizer que a idéia do jogo é se tornar o soberano de uma civilização, e possibilitar que as pessoas cresçam e prosperem. Isto implica em conseguir recursos, construir cidades, fazer avançar a ciência, e manter os competidores à distância. Uma grande vantagem do jogo é sua não-linearidade, e sua contínua evolução, que fazem com que muitos não consigam parar de jogar...

Freeciv já é bastante sofisticado, e um jogador pode escolher entre 47 unidades e 61 nações, que ser usados para jogos em mapas e cenários preparados. O jogo tem help online, e é internacionalizado, e por isso o jogador pode se comunicar com ele em sua própriaa língua.

Uma coisa notável do Freeciv é a comunidade muito ativa que se desenvolveu a seu redor, e que se comunica no canal #freeciv da ircnet. Uma das razões disto é que o Freeciv suporta até 30 jogadores, que pode ser tanto uma "inteligência artifical" (I.A.) ou um jogador humano por rede local ou pela internet. O Freeciv pode ser executado em todos sistemas Unix padrão, assim como no Windows ou no OS/2, desde que o ambiente Cygwin de emulação do Unix seja instalado.

O Freeciv foi criado por Peter Joachim Unold, Claus Leth Gregersen e Allan Ove Kjeldbjerg. Hoje é coordenado por Thue Janus Kristensen e Tony Stuckey. Além dessas pessoas, uma quantidade impressionante de voluntários tem contribuído para criar versões, que normalmente saem de três em três meses. A lista de contribuidores pode ser encontrada em [6].

Os maiores problemas têm sido sofridos por usuários de sistemas Microsoft, mas isto pode ser resolvido instalando-se o sistema GNU/Linux. Outros problemas são causados pela facilidade de se viciar em Freeciv, e pelo consumo de tempo que isto causa. Por isso, se você estiver trabalhando em um projeto importante, pode ser melhor deixar para experimentar o Freeciv depois que o projeto tiver sido devidamente terminado...

Stefan Kamphausen, autor do logotipo do Brave GNU World, descobriu o projeto a seguir.

XWeb

XWeb [7] permite escrever o conteúdo e a estrutura de páginas da Web em XML/XSL, permitindo criar páginas em HTML a partir delas. Isto não é apenas uma vantagem em desempenho em relação às páginas dinâmicas: também permite mudar de layout ou projeto com esforço mínimo. Particularmente se o XWeb fizer para o usuário o trabalho importante, mas raramente divertido, de criar a estrutura navegacional.

XWeb é baseado em Java & XSLT, e usa Saxon [8] como processador de XSLT. Diferente de outros projetos, tudo é baseado em XML, até mesmo os makefiles. As páginas HTML criadas por XWeb são totalmente independentes do XWeb, e podem ser transferidas para um servidor de Web por FTP, por exemplo.

Diferente de outros processadores de XSL, XWeb também permite a geração automática de botões, banners e outros elementos através de um renderizador interno, ou através da geração de arquivos SVG ("Scalable Vector Graphics", ou "Gráficos Vetoriais Escaláveis"), através de Batik [9].

Estes recursos, combinados com a flexibilidade obtida pelo uso generalizado de XSLT são os pontos fortes do XWeb.

O projeto é tocado principalmente por seu iniciador, Peter Becker, que iniciou o projeto porque sentiu falta dessa funcionalidade em outro projeto.

XWeb é Software Livre, apesar de sua licença defini-lo como de "domínio público, pois ele permite qualquer coisa, inclusive mudar seu copyright". Assim, as liberdades não são protegidas de forma alguma.

Planeja-se para o futuro completar o programa e incluir suporte a XLS-FO, assim como gerar gabaritos para os layouts mais usados. Depois disso, o autor gostaria de acrescentar frontends específicos (para albuns de fotos ou de MP3, por exemplo) e talvez criar uma ferramenta WYSISYG, ou "What You See Is What You Get".

A ajuda é bem vinda, particularmente na forma de gabaritos e frontends. Deseja-se também impressões de uso de usuários.

General Server Pages, ou "Páginas Gerais do Servidor"

O projeto General Server Pages, ou "Páginas Gerais do Servidor" (GSP) [10], criado por Sebastien Devaux, também é diretamente relacionado com a Internet, porém pelo lado dinâmico. GSP é um preprocessador que torna extremamente fácil a criação de aplicativos para saída estruturada em várias linguagens de programação -- o que é extremamente útil para criar aplicativos de CGI.

Escrever aplicativos de CGI para criar uma certa saída muitas vezes significa repetir largos blocos de código muito trivial. Portanto, GSP permite especificar a saída em uma mistura de XML, GSP e na linguagem de programação desejada, para que GSP gere código fonte compilável, ou um script, que vai criar a saída desejada como HTML, XML, SGML ou texto puro.

Isto não apenas poupa tempo e nervos, mas aumenta a reusabilidade do código. As linguagens de programação atualmente suportadas pelo GSP são C, C++, Bash, Ksh, Perl e JavaScript. É muito simples acrescentar mais linguagens. GSP também pode criar aplicativos contendo várias páginas, e ligar um aplicativo a outro.

GSP foi escrito em C++ e publicado sob a Licença Geral Pública GNU (GPL). Ele ainda é um projeto muito novo, pois foi iniciado em fevereiro de 2001. Ainda há problemas no tratamento de extensões MIME, pois isto requer bibliotecas externas, mas esta opção pode ser deixada para o usuário. Os módulos para as diferentes linguagens podem ser melhorados, e Sebastien gostaria de garantir que o código gerado é seguro. Toda ajuda é bem vinda.

Mesmo que não possa ser usado em áreas onde a segurança é importante, GSP já está funcional e pode tornar mais fácil a vida de várias pessoas.

Extensões do GNU Classpath

Existe um mito muito generalizado de que o Projeto GNU e suas licenças são incompatíveis com o Java. Por causa disso, Nic Ferrier que mantém o projeto GNU Classpath Extensions, ou "Extensões do GNU Classpath" [11], pediu que eu escrevesse algumas palavras sobre seu projeto.

O projeto GNU Classpath Extensions [11] foi iniciado por Andrew Selkirk, e sua meta é estender o projeto GNU Classpath [12] com implementações Livres das diferentes bibliotecas de extensão do Java, criadas pela Sun, como javamail, jaxp e usw. Estas bibliotecas oferecem funcionalidade ampliada para a plataforma Java, além de um conjunto de soluções padrão para muitos problemas comuns. Como as bibliotecas da Sun infelizmente não são livres, sua reimplementação se tornou necessária.

As Extensões da GNU Classpath estão sendo escritas em Java, com partes muito pequenas em C, e usam a GPL, e a Licença Geral Menos Pública (LGPL) em algumas partes. A criação de código independente do vendedor é um foco do projeto, para que o código possa ser executado em todas máquinas virtuais -- principalmente naquelas que são Livres.

O projeto é ainda muito novo, e não há versão distribuível no momento, apesar da primeira liberação ser aguardada para breve. Tanto Nic Ferrier quanto Andrew Selkirk apreciariam muito a ajuda.

Se você quiser saber mais sobre as atividades do Projeto GNU sobre e em torno do Java, por favor aponte seu navegador da Web para a página "GNU e Java" [13].

IDX-PKI

O projeto IDX-PSI [14] é o primeiro Software Livre que segue o padrão PKIX da IETF, para infra-estrutura de chave pública, ou "Public Key Infrastructure" (PKI). Ele foi desenvolvido pela companhia francesa IdealX, que o publica e mantém sob a GPL, Licença Geral Pública GNU.

Uma vez que o termo PKI não deve ser familiar para muitos leitores, tentarei oferecer uma introdução muito concisa e abstrata à idéia por trás dele.

Em qualquer implementação de "Chaves Públicas", como PGP ou como GnuPG (uma implementação Livre do OpenPGP), cada usuário tem um par de chaves. Este par de chaves consiste em uma chave privada e outra pública. A chave privada não deve nunca sair das mãos do usuário, enquanto que a chave pública deve ser divulgada ao máximo.

A chave privada permite que usuário, por exemplo, assine e-mails e todos podem confirmar a assinatura com a chave pública. Não é possível assinar o e-mail com a chave pública. Assim, o recipiente do e-mail sabe que ele foi assinado pelo proprietário da chave privada.

Como qualquer pessoa pode criar uma chave, ela não garante que alguem que se identifica como uma pessoa seja realmente quem diz ser.

Uma "Autoridade Certificadora", ou "Certification Authority" (CA), é uma solução para este problema. Isto é em geral fornecido pelos chamados "Trust Centers", ou "Centros de Confiança", que garantem que a identidade dos usuários tenha sido confirmada. Uma das tarefas primárias de uma PKI é oferecer uma Autoridade Certificadora.

O projeto IDX-PKI permite que cada companhia e organização defina sua própria estrutura de CA. Isto permite atribuir a cada empregado exatamente a mesma confiança que se teria na companhia. A tarefa de se criar e revogar chaves é feita de forma centralizada pela PKI.

Uma PKI não apenas garante a identificação e a autenticação; ela também permite informação confidencial, integridade de dados e o não repúdio no caso de problemas.

Todas essas coisas são importantes para muitas companhias, mas os bancos, seguradoras e o mercado de comércio eletrônico (e-commerce) depende disso.

Agora todas essas companhias têm acesso a essa solução, que é uma grande contribuição da IdealX ao Software Livre.

Inicialmente, a equipe deste projeto tentou se envolver com o projeto OpenCA. MAs o OpenCA é apenas um CA, e não uma PKI completa: ele apenas permite a criação de certificações através da OpenSSL, mas não permite o gerenciamento de certificados. Por isso, foi a IDX-PKI foi disparado em abril de 2000.

A IDX-PKI usa Perl, PHP, C, shellscripts, bem como alguns utilitários GNU, e e já está pronto para o uso diário, apesar de continuar sendo aperfeiçoado. Entre outras coisas, estão planejadas a capacidade de comunicação segura entre diferentes PKIs, suporte total a OCSP, e mais um nível de abstração, que tornará possível escolher o backend, seja banco de dados, LDAP ou sistema de arquivos. A administração se tornará independente de interface.

Assim, há muitas coisas na fila, mas de acordo com Benoit Picard, os clientes estão muito interessados nesse projeto e suportam ativamente o desenvolvimento rápido e interativo do IDX-PKI v2. Ele chega a considerar a forte participação como um dos pontos fortes do projeto -- ao lado da aderência aos RFCs.

Uma vez que este é um projeto que também é interessante comercialmente para muitas companhias, não será um problema encontrar ajuda.

Já chega por esta vez

Neste mês é só isto. Espero ter disparado impulsos interessantes. Como sempre, solicito comentários, idéias, feedback e apresentações de projeto no endereço de costume [1].

Informações
[1] Enviem idéias, comentários e consultas para Admirável Mundo GNU <column@brave-gnu-world.org>
[2] Página inicial do Projeto GNU http://www.gnu.org/home.pt.html
[3] Página inicial da Admirável Mundo GNU, de Georg Greve http://brave-gnu-world.org
[4] Campanha "Nós rodamos GNU" http://www.gnu.org/brave-gnu-world/rungnu/rungnu.pt.html
[5] Página inicial do Freeciv http://www.freeciv.org
[6] Pessoas envolvidas com o Freeciv http://www.freeciv.org/people.phtml
[7] Página inicial do XWeb http://xweb.sf.net
[8] Página inicial do Saxon http://saxon.sourceforge.net
[9] Página inicial do Batik http://xml.apache.org/batik
[10] Página inicial do General Server Pages (GSP) http://gsp.sourceforge.net
[11] Página inicial do GNU Classpath Extensions, ou Extensõs do GNU Classpath http://www.gnu.org/software/classpathx
[12] Página iniical do GNU Classpath http://www.gnu.org/software/classpath
[13] Página inicial do GNU Java http://www.gnu.org/software/java
[14] Página inicial da IDX-PKI http://idx-pki.idealx.org

[ Número anterior | Página inicial da Admirável Mundo GNU | Próximo número ]

Retornar para Página inicial do GNU.

Envie consultas & questões sobre a FSF & o GNU para gnu@gnu.org.
Existem outras formas de contactar a FSF.

Envie comentários (em inglês ou alemão) sobre a Admirável Mundo GNU, de Georg Greve, para column@gnu.org,
envie comentários sobre estas páginas na Web para webmasters@www.gnu.org,
envie outras questões para gnu@gnu.org.

Copyright (C) 2001 Georg C. F. Greve
Tradução para o português por H. Fernandes e Fernando Lozano.

É dada permissão para fazer e distribuir cópias literais deste transcrito, desde que o copyright e este aviso de permissão sejam mostrados.

Última modificação: $Date: 2008/06/16 16:43:12 $ $Author: mattl $