English [en]   العربية [ar]   català [ca]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   română [ro]   русский [ru]   slovenčina [sk]   українська [uk]  

Thanks to your support, 2015 marks 30 years of the FSF! In the next 30 years, we want to do even more to defend computer user rights. To kick off in that direction, we're setting our highest-ever fundraising goal of $525,000 by January 31st. Read more.

$525K
29% (155K)
Count me in

This is a translation of an original page in English.

Distribuições Livres de GNU/Linux

Esta página é mantida pelo Laboratório de Licensiamento e Conformismo de Fundação do Software Livre. Você pode apoiar nossos esforços por fazer uma doação à FSF. Tem uma questão não respondida aqui? Cheque alguns dos nossos recursos de licensiamento ou faça contato com o Laboratório de Conformismo em licensing@fsf.org.

A Fundação do Software Livre não é responsável por outros sites, ou o quanto atualizada a informação é.

Esta página lista as distribuições GNU/Linux que são completamente livres como em liberdade. Todas as distribuições a seguir são instaláveis ao disco rígido; a maioria suporta “Live CD”.

Nós não tentamos julgar ou comparar as disribuições baseando-se em outro critério além de liberdade; portanto, as listamos em ordem alfabética. Nós encorajamos que você leia as curtas descrições e consulte o site específico e outras informações para escolher a melhor para você.

Estas distros são prontas para usar e seus desenvolvedores fizeram um compromisso de seguir Diretrizes para Distribuição de Sistemas Livres. Isso significa que as distribuições incluirão exclusivamente software livre. Eles rejeitarão aplicações não-livres, plataformas de programação não-livres, drivers não-livres, “borrões binários”, jogos não-livres e outros softwares não-livres, como manuais e documentação não-livres.

Se uma destas distribuições incluir ou propor algo não-livre, e isso deve ter acontecido por engano, e os desenvolvedores têm o compromisso de removê-los. Se você achar documentação ou software não-livre in alguma destas distribuições, você pode informar o problema e ganhar GNU Bucks, enquanto nós informamos os desenvolvedores para arrumar o problema.

Arrumar bugs é requerimento ético para listar uma distribuição aqui; portanto só apresentamos as distribuições que são mantidas por pessoas prontas para arrumá-los.

Nós desejamos que outras distribuições sejam completamente livres e que um dia possamos listá-las aqui.

Distribuição Descrição
BLAG Linux and GNU BLAG Linux and GNU, uma distribuição GNU/Linux baseada em Fedora.
Dragora Dragora, uma distribuição independente baseada nos conceitos de simplicidade.
Dynebolic Dynebolic, uma distribuição GNU/Linux com ênfase especial em produção de áudio e vídeo.
gNewSense gNewSense, uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian, com patrocínio da FSF.
Musix GNU+Linux Musix, uma distribuição GNU+Linux baseada no Knoppix e feita para produção de áudio.
Parabola GNU/Linux Parabola GNU/Linux, uma distribuição baseada no Arch que prioriza simples manutenção de pacotes e de sistema.
Trisquel Trisquel GNU/Linux, baseado no Ubuntu e designado para pequenos negócios, usuários domésticos e centros educacionais.
Ututo Ututo XS, uma distribuição GNU/Linux baseada no Gentoo. Ela foi a primeira distribuição completamente livre reconhecida pelo Projeto GNU.

Abaixo está uma lista de pequenas distribuições. Elas foram feitas por dispositivos com recursos limitados, como um roteador por exemplo. Uma pequena distribuição livre não é totalmente independente, mas ela pode ser construída no topo de uma distribuição completa listada anteriormente, talvez com auxílio de ferramentas livres distribuídas com a pequena distribuição em si.

Distribuição Descrição
libreCMC libreCMC é uma distribuição GNU/Linux embutida para dispositivos com recursos bastante limitados. Mesmo que seja designado para roteadores, ela oferece suporte a vários dispositivos e usos.
Librewrt GNU/Linux-Libre LibreWRT GNU/Linux-Libre, uma distribuição para computadores com memória mínima, como o Ben Nanonote, roteadores de wifi baseados no ath9k, e outros hardware.

Além dos seus próprios sites, muitas distribuições são encontradas em mirror.fsf.org. Seja livre para baixar uma distribuição daí, preferivelmente com rsync. Desenvolvedores de distribuições livres podem pedir um espelho de seu projeto por enviar um e-mail aos sysadmins da FSF.

Distribuições não-GNU são incluídos em outro arquivo.

Listamos empresas que vendem hardware pré-instalado com um distribuição livre de GNU/Linux separadamente.

Pacotes individuais (a maioria encontrados nestas distribuições) são descritos separadamente.

Algo que esquecemos?

Conhece alguma distribuição que esperava encontrar em nossa lista, mas não encontrou? Em primeiro lugar, veja nossa página sobre por que não endorsamos algumas distribuições comuns. Essa página explica os motivos pelos quais algumas distribuições conhecidas não atendem às nossas diretrizes. Se a distribuição não está listada ali também e você pensa que ela se qualifica segundo nossas diretrizes, por favor, fale aos mantenedores da distribuição sobre essa página e encoraje-os a nos contatar — nós gostaríamos de ouvi-los.

Se você mantém uma distribuição que segue as Diretrizes de Distribuição de Sistemas Livres e gostaria que a distribuição fosse listada aqui, por favor escreva-nos para <webmasters@gnu.org>

 [Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Suporte o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.

Voltar ao topo