Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Software Livre Educacional

O projeto GNU mantém uma lista de programas livres de alta qualidade para educação em todos os níveis que nós recomendamos.

Antes de abordar o assunto nesta seção, gostaríamos de lembrar nossos leitores que a palavra em inglês “Free” da expressão “Free Software” não se refere a preço, e sim a liberdade e, por este motivo, que se traduz em português Software Livre. Um software livre é um software que lhe concede liberdade, em especial a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e melhorar o software. Para aprender mais, veja a definição de software livre.

O que você vai encontrar nesta seção

Essa página não constitui uma lista exaustiva de programas livres educacionais disponíveis. Nossa meta é apresentar alguns exemplos de forma a ilustrar quão instituições educacionais podem colocar em prática e efetivamente aplicar as liberdades que o software livre conceda. Para cada programa descrito, vamos mostrar como aquelas liberdades foram aplicadas.

A seguir estão os exemplos que nós apresentamos:

 GCompris   GIMP   Tux Paint 

Alguns dos programas aqui apresentados, como o GCompris, são parte do Projeto GNU. Isso significa que os desenvolvedores desses programas concordam em prestar atenção em fazer o programa funcionar bem com o resto do Sistema GNU. Um programa GNU usa a versão mais recente da licença que o Projeto GNU recomenda para proteger as liberdades fundamentais dos usuários. Um programa GNU não recomenda o uso de qualquer programa não livre, e ele não faz referência a qualquer documentação não livre para software livre, como definido em nossa campanha por documentação livre.

Pessoas que desejam migrar para o software livre, ou estão procurando por um programa livre para realizar uma tarefa em especial, devem acessar o Diretório de Software Livre, que consiste em um catálogo de mais de 6.000 programas livres para se executar em sistemas operacionais livres. Em especial, a seção Educação do Diretório lista programas inerentes a níveis diferentes de educação, de escola de educação infantil a níveis altamente especializados, incluindo universidades e pesquisas.

Freeduc-USB é um pendrive inicializável que contém aplicativos úteis para a sala de aula.

Se você sabe de um programa software livre que está sendo usado por uma instituição educacional para propósitos específicos, ou foi modificado ou adaptado por seus usuários para atender a suas próprias necessidades educacionais, por favor nos avise pelo endereço de e-mail <education@gnu.org>.

Estamos procurando por jogos educacionais livres ou informações sobre jogos livres que podem ser usados para propósitos educacionais. Contate <education@gnu.org>.