Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-05-09 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

A Equipe de Educação da GNU agradece a petição da Free Software Foundation de convidar os administradores de escolas de todo o mundo a parar de exigir que os alunos usem softwares não livres. Assine a petição por liberdade na sala de aula.

Software Livre e Educação

Como o Software Livre Está Relacionado à Educação?

A liberdade de software tem um papel fundamental na educação. Instituições educacionais de todos os níveis devem usar e ensinar apenas o software livre, pois esse é o único que permite que essas instituições cumpram suas missões fundamentais: disseminar o conhecimento humano e preparar os estudantes para serem bons membros de suas comunidades. O código-fonte e os métodos do software livre são partes do conhecimento humano. Software privativo, por outro lado, é conhecimento secreto e restrito, o que é o oposto da missão das instituições educacionais. O software livre apoia a educação, mas o software privativo a proíbe.

O software livre não é simplesmente uma questão técnica; é uma questão ética, social e política. É uma questão de direitos humanos que os usuários devem ter. Liberdade e cooperação são valores essenciais do software livre. O Sistema GNU implementa esses valores e o princípio do compartilhamento, uma vez que compartilhar é bom e benéfico para o progresso humano.

Para mais informações, veja a definição de Software Livre ou nossos artigos sobre Por Que o Software Deve Ser Livre.

O Básico

O Projeto GNU foi lançado em 1983 por Richard Stallman para desenvolver um sistema operacional livre: o sistema operacional GNU. Como resultado, hoje em dia qualquer pessoa pode usar um computador em liberdade.

Neste vídeo de seis minutos, Richard Stallman explica brevemente e vai direto ao ponto sobre os princípios do Software Livre e como eles se conectam à educação.

Baixe e assista o vídeo em uma resolução maior no formato livre Ogg Theora (ogv). Transcrições desse vídeo estão disponíveis em português, espanhol, inglês e outras línguas. Também estão disponíveis para download arquivos de legendas no formato SubRip em português, espanhol, inglês e outras línguas.

Em Detalhes

Estamos procurando por jogos educacionais livres, ou informação sobre jogos livres que possam ser usados para propósitos educacionais. Entre em contato com <education@gnu.org>.