English [en]   العربية [ar]   català [ca]   Deutsch [de]   ελληνικά [el]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   한국어 [ko]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   Shqip [sq]   українська [uk]  

Thanks to your support, 2015 marks 30 years of the FSF! In the next 30 years, we want to do even more to defend computer user rights. To kick off in that direction, we're setting our highest-ever fundraising goal of $525,000 by January 31st. Read more.

$525K
28% (145K)
Count me in

This translation may not reflect the changes made since 2014-04-08 in the English original. You should take a look at those changes. Please see the Translations README for information on maintaining translations of this article.

Software Livre e Educação

O que o software livre tem a ver com a Educação?

Estamos procurando por jogos educacionais livres, ou informação sobre jogos livres que possam ser usados para propósitos educacionais. Entre em contato com <education@gnu.org>

A liberdade do software tem um papel especialmente importante na educação. Instituições educacionais de todos os níveis deveriam apenas usar e ensinar o software livre, pois esse é o único que permite que essas instituições cumpram suas missões fundamentais: disseminar o conhecimento humano e preparar os estudantes para serem bons membros de suas comunidades. O código-fonte e os métodos do software livre são partes do conhecimento humano. Software proprietário, por outro lado, é conhecimento secreto e restrito, o que é o oposto da missão das instituições educacionais. O software livre apoia a educação, mas o software proprietário a proíbe.

O software livre não é simplesmente uma questão técnica; é uma questão ética, social e política. É uma questão de direitos humanos que os usuários devem ter. Liberdade e cooperação são valores essenciais do software livre. O Sistema GNU implementa esses valores e o princípio do compartilhamento, uma vez que compartilhar é bom e benéfico para o progresso humano.

Para mais informações, veja a definição de Software Livre ou nossos artigos sobre Por Que o Software Deveria Ser Livre.

O Básico

O Projeto GNU foi lançado em 1983 por Richard Stallman para desenvolver um sistema operacional livre: o sistema operacional GNU. Como resultado, hoje em dia qualquer pessoa pode usar um computador em liberdade.

Nesse vídeo de seis minutos, Richard Stallman explica brevemente e vai direto ao ponto sobre os princípios do Software Livre e como eles se conectam à educação.

Em Detalhes

Baixe e assista o vídeo em uma resolução maior no formato livre Ogg Theora (ogv).

Transcrições desse vídeo estão disponíveis em português, espanhol, inglês e outras línguas.

Também estão disponíveis para download arquivos de legendas no formato SubRip em português, espanhol, inglês e outras línguas.

 [Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Suporte o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.

Voltar ao topo