Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2023-05-12 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Lista de projetos GNU de aprimoramento de alta prioridade

Estamos procurando programadores para adicionar esses recursos a vários programas (geralmente pacotes GNU, mas às vezes não). Fale primeiro com os desenvolvedores do programa existente para discutir a melhor forma de cooperar com eles, de modo que eles ficarão contentes em instalar suas alterações quando você terminar. Siga todas as convenções de seu projeto.

Informe <maintainers@gnu.org> quando iniciar um desses projetos e quando estiver pronto para instalar – ou se você topar com um obstáculo que impede seu progresso.

  • Modifique aspell ou hunspell para lidar com um dicionário de gênero. O dicionário de gênero para um determinado idioma registraria o gênero de cada palavra conhecida, se ela tiver um gênero.

    O objetivo é aprimorar o comando para verificar uma única palavra. Deve relatar o gênero da palavra, se o dicionário declarar seu gênero. Então poderíamos estender o comando M-$ no GNU Emacs para relatar o gênero da palavra. Outros editores podem ser estendidos da mesma forma.

    A maioria de nós conhece idiomas em que os gêneros são “masculino”, “feminino” ou talvez “neutro”. No entanto, alguns idiomas classificam os substantivos de outras maneiras. Em termos linguísticos, qualquer classificação de substantivos em categorias é chamada de “gênero”. Este recurso deve permitir que o dicionário de gênero especifique qualquer conjunto de gêneros e classifique os substantivos dentro deles. Ele deve lidar com qualquer conjunto de gêneros que o dicionário atual definir.

    Alguns idiomas usam sufixos nas formas verbais para classificar o sujeito por gênero. Seria útil se a extensão pudesse analisar a forma de um verbo e dizer que gênero ela se aplica ao seu sujeito, objeto ou outro nominal relacionado.