Admirável Mundo GNU -- "Nós rodamos GNU"

 [imagem da cabeça de um GNU]


Admirável Mundo GNU

de Georg Greve

Campanha "Nós rodamos GNU"

Declaração de permissão abaixo

[ DE | FR | JA | PT ]

[ principal ]


Kajetan Hundhammer


Stefan Kamphausen


Roustem Khakimov


Pierre Libotte


David S de Lis


Thomas Orieux


Jonathan D. Proulx


Jan Roudaut


Alex Shnitman


Robert Snell


Ben Stickan


Hendrik Thole


No final da 4ª edição eu me queixei da falta de ícones "Nós rodamos GNU" para páginas da Web. Curiosamente, muitas pessoas parecem ter sentido a mesma falta. Por isso decidi lançar esta campanha:

    A reputação dos softwares GNU entre profissionais de informática tem sido muito alta desde há muito tempo. O GNU significa confiabilidade, qualidade e confiança em um programa. Ele é o coração de um estado de espírito que tornou possível criar um sistema operacional como o GNU/Linux. Apesar disso, o nome GNU não "toca uma campainha" para a maioria da população. É isso que quero mudar.

    O Projeto GNU se focou muito fortemente na escrita de mais softwares melhores, enquanto que a publicidade foi um tanto neglicenciada. Contudo, o Projeto GNU sempre viveu a partir do engajamento de muitas pessoas e uma forma muito eficaz de melhorar a exposição ao público é criar e usar gráficos em páginas da Web, camisetas, canecas etc. Por isso, gostaria de pedir para todos que peguem o GIMP (GNU Image Manipulation Program, ou "Programa GNU de Manipulação de Imagens") e criem novas idéias e trabalhos artísticos GNU.

    A maioria dos motivos deve ser distribuída sob a GPL nesta página para criar uma base de dados para pessoas procurando trabalhos artísticos GNU.

    De motivos para camisetas até motivos para pequenos adesivos para computadores pessoais, tudo é possível. Quem quer que deseje publicar seus desenhos deve enviá-los para mim, para Brave GNU World <column@gnu.org>. Por favor usem os formatos png ou jpg, pois gif não é livre. (Ver http://www.gnu.org/philosophy/gif.html.) Também é uma boa idéia criar as imagens com uma resolução muito alta. Esta página vai apenas mostrar as imagens reduzidas, ou thumbnails, e um link para a versão completa. Deste modo, as pessoas vão poder redimensioná-los no tamanho desejado.

    Para oferecer algumas idéias, eis minha lista de pedidos:

    • motivos quadrados para os campos de marca em gabinetes de computadores
      (isto pode ser mais importante do que você pensa agora, mas é tudo que posso dizer por enquanto);
    • logotipos para a Admirável Mundo GNU
      (Gostaria de ver uma versão estilizada/abstrata da Terra com os chifres de um GNU, no estilo do pingüim Debian, ou dos "gnus" do GNU);
    • ícones "Nó rodamos GNU" para páginas da Web
      (de todos tipos e modos);
    • motivos para camisetas e xícaras;
    • possíveis motivos para uma camiseta "Admirável Mundo GNU". Uma idéia é o gnu como Atlas, com a Terra sobre seus ombros;
É isso. Os projetos estão ordenados por autor, basta clicar no nome do autor para ver seu projeto. Gostaria de agradecer a todos que participaram; particularmente para David S de Lis, que foi primeiro a enviar seus projetos.


Retorna à Página Inicial do Admirável Mundo GNU

Retorna à Página Inicial do GNU.

Por favor envie perguntas e consultas sobre a FSF e o GNU para gnu@gnu.org. Também existem outras formas de contatar a FSF.

Por favor envie comentários sobre a coluna Admirável Mundo GNU para column@gnu.org. Por favor envie comentários sobre estas páginas na Web para webmasters@www.gnu.org, envie outras questões para gnu@gnu.org.

Copyright (C) 1999 Georg C. F. Greve
Traduzido para o Português por Hilton Fernandes

É dada permissão para fazer e distribuir cópias literais deste transcrito desde que o copyright e esta permissão sejam mostradas.

Atualizado: 21 Feb 2001 fsl