Esta é uma tradução da página original em Inglês.

A Equipe de Educação do GNU

A Equipe de Educação do GNU foi inicialmente criada para carregar a tarefa de construir uma seção dentro do site do gnu.org para abordar especificamente a importância de usar Software Livre no campo de educação. Acreditamos que as conquistas do Projeto GNU devem ser aplicadas a todas as áreas da educação se elas tiverem uma influência efetivamente positiva na sociedade como um todo.

A Equipe fornece uma resposta para a necessidade por uma abordagem compreensiva à adoção de Software Livre por instituições educacionais. Junto ao suporte técnico e à disponibilidade de softwares educacionais livres adequados, um entendimento melhorado dos fundamentos da filosofia do GNU auxiliará significantemente no processo decisório em momentos em que escolas e universidades estejam considerando a possibilidade de instalar ou migrar para Software Livre. Por este motivo, nós objetivamos a enfatização da importância dos princípios éticos do Software Livre, já que eles estão em linha com os objetivos das instituições educacionais de todos os níveis. Essa abordagem garantirá o sucesso e a efetividade da experiência de migração pelo tempo. Aumentar o conhecimento sobre esses princípios é o objetivo principal de nossa Equipe.

Nós nos opomos a qualquer medida tomadas por instituições educacionais e governamentais para impor o uso de software privativo e padrões privativos na escola. Nós lutamos pelo direito dos professores e estudantes de usar Software Livre na escola.

Com nosso trabalho, também desejamos fornecer evidência de que as liberdades garantidas pelo Software Livre vivem não em um reino de teorias abstratas, e sim que podem ser exercidas por todos usuários, incluindo instituições educacionais. Universidades e escolas podem e devem dar o uso devido a essas liberdades, e nossa meta é mostrar como.

Com aqueles objetivos em mente, a Equipe tem intenção de realizar as seguintes tarefas:

  • Apresentar casos de instituições educacionais em volta do mundo estão com sucesso usando e ensinando Software Livre.
  • Mostrar exemplos de como programas livres estão sendo usados por instituições educacionais para melhorar os processo de aprendizado e ensinamento.
  • Publicar artigos nos vários aspectos envolvidos no uso do Software Livre por instituições educacionais.
  • Manter um diálogo com professores, estudantes e administradores de instituições educacionais para ouvir suas dificuldades e fornecer suporte.
  • Manter contato com outros grupos pelo mundo comprometidos com a promoção do Software Livre na educação.

Se você está interessado em nosso trabalho e deseja ajudar, se você tem quaisquer perguntas ou sugestões, ou se você conhece dentre as instituições educacionais pelo mundo quem segue a filosofia do GNU e implementaram com sucesso o Software Livre, por favor nos mande uma nota em <education@gnu.org>.