Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-04-03 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Escrevendo a Música do Software Livre

Esta é a história da escrita da Música do Software Livre.

Eu escrevi a música do Software Livre em uma sessão de filksinging (um gênero musical relacionado a ficção científica) em uma convenção de ficção científica, provavelmente no início de 1991. Foi uma sessão de “círculo bárdico”, o que significa que cada pessoa que está no salão tem a chance de cantar ou pedir a alguém para cantar. Acabara de chegar a minha vez, e havia 20 ou mais pessoas lá, então sabia que demoraria muito tempo antes de ter outra chance. Decidi passar o tempo escrevendo uma filksing. Isso significava que eu não estava tendo nenhuma inspiração em particular. Eu tive que procurar sobre o que escrever e como.

Então, primeiro, eu me perguntei: sobre qual tópico deveria ser? Percebi que nunca havia escrito um filksong relacionado ao Software Livre, então achei que estava na hora de escrever.

Então me perguntei, que música devo usar? Percebi que nunca tinha escrito uma música filksong usando dance music búlgara, então achei que seria uma boa coisa a fazer pela primeira vez. Eu escolhi Sadi Moma porque não é muito rápida ou complicada e é fácil de cantar.

Quando chegou a minha vez novamente, a música estava pronta. Depois que eu cantei, alguém na sala disse: “Isso tem uma qualidade parecida com um hino. Você deve mostrá-la a Richard Stallman”. (Naquele ano, eu era um pouco famoso e era convidado da convenção.)

Eu disse: “Eu sou Richard Stallman.”

Ela falou: “Ah, me desculpe!”

Eu respondi “Não se preocupe. É divertido quando isso acontece.”

O “filksong” começou como um erro de digitação para “folksong”, e o termo foi adotado no fã-clube de ficção científica, para se referir à prática de cantar canções relacionadas a tópicos de ficção científica ou a qualquer outro tópico considerado interessante ou engraçado. Algumas pessoas que cantam essas músicas também escrevem. Muitas dessas músicas colocam novas palavras nas músicas existentes, e essa música é chamada de “filk” da música original. Assim, a música do software livre é um filk de Sadi Moma.