Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Publicando vídeos

Você não precisa de uma “plataforma de streaming baseada em software livre” para postar um vídeo em um streaming.

Alguém me perguntou onde fazer upload de uma gravação de vídeo em alguma “plataforma de streaming baseada em software livre”. Aqui está como eu respondi.

  • O software em que a plataforma se baseia não é crucial porque isso não afeta as pessoas que usam esse site. Eles não executam esse software. O que eles fazem é conversar com o site.
  • A questão crucial para a liberdade dos usuários é se o site exige ou os leva a executar qualquer software não livre, incluindo código JavaScript não livre.
  • Qualquer site pode hospedar um arquivo de vídeo de forma que qualquer navegador possa visualizá-lo sem nenhum JavaScript. Basta colocar o arquivo de vídeo no site e informar o URL da pessoa. Qualquer navegador gráfico moderno, quando encontra um arquivo de vídeo, o transmite.
  • A única coisa especial nos sites de “plataforma de vídeo” é que eles têm outros recursos auxiliares, como criar contas, fazer upload de vídeos, rastrear usuários que os assistem e restringir esses usuários. Você não precisa dessas coisas.
  • Para distribuir o URL do vídeo e permitir que os usuários o assistam, tudo o que você precisa é de um site no qual você possa postar o arquivo. Pode ser o seu próprio site, funcionando em seu próprio servidor ou hospedado em outro lugar.

Dependendo do restante do site, ele pode ter outras falhas ou problemas morais, mas pelo menos evitará maltratar diretamente os usuários que assistem ao vídeo.