Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Software livre é confiável

O software livre tem uma reputação de confiabilidade em toda a comunidade de usuários. Dia após dia, seus usuários esperam que ele funcione com poucas ou nenhuma complicação em cada tipo de aplicativo:

“Quando meus colegas de trabalho não conseguem que suas ferramentas privativas façam o trabalho de que precisam, eles frequentemente me procuram. Um exemplo recente foi um dos nossos principais programadores tentando rastrear um bug… Ele tentou habilitar exceções em seu ambiente de desenvolvimento comercial (o “Developer Studio” da Microsoft) e encontrou travamentos constantes não apenas de seu programa, mas também do depurador e de todo o computador. Frustrado, ele me pediu para carregar o código no gdb (o depurador GNU). Eu nunca tinha usado exceções de ponto flutuante antes, mas eu facilmente determinei como habilitá-las em meu sistema [GNU/]Linux, e o gdb capturou a SIGFPE [exceção] momentos depois.”

Adam Wiggins
Desenvolvedor de Software

Em setores como a engenharia nuclear, as empresas não podem comprometer a confiabilidade de suas ferramentas:

“Para sua informação, no JET, o principal projeto de pesquisa do mundo para o desenvolvimento de tecnologias de fusão nuclear para a produção de eletricidade, … O software GNU é bem usado e apreciado. GNU Emacs é usado quase universalmente. GCC/BASH/GAWK e muitos outros da mesma forma.”

Colin Manning
JET Project

“[GNU/]Linux tem sido extremamente confiável. Podemos executar o servidor primário sem supervisão em um local remoto. Ele nunca travou, apesar de duas ocasiões em que um processo descontrolado exauriu toda a memória.”

Jeff Breidenbach
The Mail Archive
www.mail-archive.com

“Nunca consegui travar o GCC em quase uma década de tentativas e nunca tive um programa interrompido porque o GCC o compilou incorretamente. Outras ferramentas da FSF, como o GAWK, são usadas diariamente para responder a novos problemas à medida que os clientes os apresentam, e inúmeros utilitários como o BASH e os bin-utils operam de forma tão confiável que muitas vezes esquecemos que eles estão lá.”

Leon Brooks
Administrador de sistemas em um provedor de serviços de Internet
Claremont, Austrália Ocidental

“Descobrimos que o software GNU tem melhor suporte e qualidade do que qualquer software privativo que já experimentamos.”

M Carling
CIO, Axis Personal Trainers e Spa

“Para mencionar o software GNU, o GCC (o compilador da linguagem GNU C) foi usado para compilar o software. Sem problemas, nunca pensei nisso. Simplesmente funcionou.”

Peter J. Darke
Consultor de Programa
General Practitioners Network, Austrália