Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Está Sendo Trabalhada Uma Versão Compatível com a GNU GPL da Licença de Patente Aberta do RTLinux

Aqui está o nosso novo anúncio a partir de 8 de outubro de 2001 (sua publicação atual foi adiada).

A Free Software Foundation e Finite State Machine Labs Inc. (FSMLabs) anunciaram hoje o lançamento da licença de patente aberta do RTLinux, Versão 2, totalmente compatível com a Licença Pública Geral GNU (GNU GPL) da Free Software Foundation. A Licença de Patente Aberta concede o direito de usar a patente norte-americana nº 5.995.745 em software livre coberto pela GPL sem pagamento de royalties. Esta licença protege o uso da GPL do processo RTLinux.

FSMLabs e FSF esperam que o lançamento desta licença acelere a taxa de revolução do software livre nos campos de computação embarcada e em tempo real. Essas áreas foram isoladas da linha central de progresso no desenvolvimento de software por software privativo baseado em segredos e incompatibilidades projetados para bloquear os clientes em tecnologia privativa. A disponibilidade de software livre superior já levou muitos projetos inovadores de grandes corporações, milhares de indivíduos e pequenas empresas em todo o mundo. A FSF agradece a FSMLabs por suas contínuas contribuições para a comunidade de software livre.


Aqui está o anúncio anterior, que foi o assunto do nosso comunicado de imprensa de 18 de setembro.

A Fundação para o Software Livre e o Finite State Machine Labs (FSMLAbs) chegaram a um acordo quanto a uma versão totalmente compatível e obediente à GPL da Licença de Patente Aberta do RTLinux. A FSF eo FSMLabs estão trabalhando para finalizar o texto da licença. O FSMLabs irá publicar em seu site o texto desta licença, com uma declaração da FSF confirmando que ela é conforme com a GPL, em um futuro próximo. A FSF já retirou a sua declaração de 14 de setembro sobre os termos de licenciamento do RTLinux. Nossas diferenças se mostraram como sendo em sua maioria resultado de infelizes mal-entendidos e nós pedimos a todos que esqueçam esta disputa. A FSF e o FSMLabs esperam continuar a sua cooperação para garantir a disponibilidade da tecnologia patenteada do FSMLabs para uso em sistemas GNU/Linux. A FSF agradece ao FSMLabs pela contribuição de sua licença de patentes para a comunidade do software livre, e por seu constante suporte e publicação de software livre sob a GPL.