Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Dizer não à computação injusta mesmo uma vez é ajudar

Está circulando um mal-entendido de que o Projeto GNU exige que você use 100% software livre o tempo todo. Qualquer coisa menos (90%?) e diremos para você se perder — eles dizem. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Nosso objetivo final é liberdade digital para todos, um mundo sem software não livre. Alguns de nós, que fizemos da campanha pela liberdade digital nosso objetivo, rejeitamos todos os programas não livres. No entanto, por uma questão prática, mesmo um pequeno passo em direção a esse objetivo é bom. Uma caminhada de mil milhas consiste em muitas etapas. Cada vez que você não instala algum programa não livre ou decide não executá-lo naquele dia, é um passo em direção à sua própria liberdade. Cada vez que você recusa a executar um programa não livre com outras pessoas, mostra a eles um exemplo sábio de pensamento de longo prazo. Esse é um passo em direção à liberdade para o mundo.

Se você está preso em uma rede de programas não-livres, certamente está procurando uma chance de retirar alguns fios do seu corpo. Cada um deles é um avanço.

Cada vez que você diz às pessoas em alguma atividade: “Prefiro usar menos o Zoom — não conte comigo hoje”, você ajuda o movimento do software livre. “Gostaria de fazer isso com você, mas com o Zoom do outro lado da balança, decidi recusar.” Se você aceitou o software não livre antes, pode dizer o seguinte: “Gostaria de participar, mas o software que estamos usando não é bom para nós. Decidi que deveria reduzir”. De vez em quando, você pode convencê-los a usar o software livre. Pelo menos eles aprenderão que algumas pessoas se preocupam com a liberdade o suficiente para recusar a participação por causa da liberdade.

Se você disser não, em uma ocasião, a conversar com alguém ou algum grupo via Skype, você ajudou. Se você disser não, em uma ocasião, a conversar por WhatsApp, Facebook ou Slack, ajudou. Se você disser não, em uma ocasião, a editar algo via Google Docs, você ajudou. Se você disser não a inscrição para uma reunião em eventbrite.com ou meetup.com, terá ajudado. Se você disser a uma organização que não usará seu “portal” ou aplicativo, que lidará com isso por telefone, isso ajuda. É claro que você ajuda mais case se atenha à sua recusa (com gentileza, é claro) e não deixa os outros mudarem de ideia.

Os passos se somam. Se em outro dia você declinar o programa não livre novamente, você terá ajudado novamente. Se você diz não algumas vezes por semana, isso aumenta com o tempo. Quando as pessoas veem você dizer não, mesmo uma vez, você pode inspirá-las a seguir o seu exemplo.

Para dar ajuda consistentemente, você pode fazer dessa recusa uma prática firme, mas recusar ocasionalmente ainda é ajudar. Você ajudará mais se rejeitar vários programas não livres que as comunidades engoliram cegamente. Você gostaria de rejeitar todos eles? Não há necessidade de decidir isso agora.

Então, diga a alguém: “Obrigado por me convidar, mas o Zoom/Skype/Whatsapp/qual-seja é um programa que nega a liberdade e quase certamente bisbilhota seus usuários. Não conte comigo. Quero um tipo diferente de mundo e, ao declinar seu uso hoje, estou dando um passo em direção a esse mundo.”

A FSF recomenda métodos que respeitam a liberdade para os tipos de comunicação que sistemas injustos fazem. Se um deles seria utilizável, você poderia adicionar: “Se usarmos XYZ para esta conversa, ou outro software livre, eu poderia participar.”

Você pode dar um passo. E uma vez feito, mais cedo ou mais tarde, você poderá fazê-lo novamente. Eventualmente, você acaba percebendo que mudou suas práticas; se você se acostumar a dizer não a algum programa não livre, poderá fazê-lo na maioria das vezes, talvez até sempre. Você não apenas terá ganho um incremento de liberdade; você terá ajudado toda a sua comunidade divulgando a questão.