Esta é uma tradução da página original em Inglês.

A Free Software Foundation anuncia a 7ª versão maior do GNU Bayonne

Uma versão em texto simples deste comunicado de imprensa está disponível..

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA
Contato com a mídia: Free Software Foundation
Bradley M. Kuhn <pr@gnu.org>
Telefone: +1-617-542-5942

Boston, MA, EUA - Sexta-feira, 12 de Outubro de 2001 - Hoje Dave Sugar, um mantenedor de pacotes GNU, anunciou a 7ª versão maior do GNU Bayonne para o desenvolvimento de aplicativos de serviços de telefonia baseados em software livre.

Esta nova versão fornece suporte aperfeiçoado para a construção de serviços de telefonia digital sob software livre, ao adicionar suporte a placas BRI baseadas em CAPI. Um importante contribuidor neste esforço foi Kai Germaschewski, que é mais conhecido pelo seu trabalho relacionado com o ISDN4Linux e o CAPI4Linux.

O GNU Bayonne também possui suporte a hardware da Voicetronix, o que oferece placas de telefonia DSP analógicas multi-post de baixo custo. Voicetronix foi o primeiro fornecedor de placas de telefonia a liberar os seus drivers e API sob a GPL, apoiando o projeto GNU Bayonne deste o início.

Nós também continuamos a dar suporte às placas de telefonia da Quicknet e a interface padrão “/dev/phone” para o kernel Linux, assim como algumas placas de telefonia analógica e digital da Intel. Também estamos progredindo nos trabalhos com várias placas de outros fabricantes e no suporte à redes de telefonia baseada no IPng.

Utilizando uma plataforma PC barata rodando GNU/Linux e hardware de telefonia para múltiplas linhas disponível de numerosos fornecedores, o GNU Bayonne já foi utilizado para criar e implantar aplicativos comerciais de voz que interfaceiam com a rede pública de telefonia. Tais aplicativos podem incluir serviços básicos como correio de voz, assim como comércio de voz (v-commerce) integrado com a web e Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). O GNU Bayonne oferece escalabilidade para dar suporte à implantação de serviços de nível de operadora sob sistemas operacionais livres.

O GNU Bayonne, e todo o software que não seja para um hardware específico necessário para a sua compilação e execução, pode ser encontrado no site de ftp do GNU (http://www.gnu.org/gnu). Drivers individuais e bibliotecas para hardware de telefonia são fornecidos diretamente pelos respectivos fornecedores. Toda a informação sobre o GNU Bayonne pode ser encontrada em http://www.gnu.org/software/bayonne.

O GNU Bayonne é um pacote padrão do projeto GNU e também é parte do esforço mais amplo do GNU e da telefonia livre, que é coordenado sob o projeto GNUCOMM (http://www.gnu.org/software/gnucomm/). O GNU Bayonne também é utilizado como parte do GNU Enterprise (http://www.gnue.org). Além de apoiar o GNU/Linux, nós temos planos de tornar o GNU Bayonne disponível no FreeBSD e no GNU/HURD.

Sobre a Free Software Foundation:

A Free Software Foundation, fundada em 1985, é dedicada a promover os direitos dos usuários de computadores de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computadores. A FSF promove o desenvolvimento e o uso de software livre — em particular o sistema operacional GNU e suas variantes GNU/Linux – e documentação livre. A FSF também auxilia na propagação da consciência das questões éticas e políticas da liberdade no uso de software. Seu site, localizado em http://www.gnu.org, é uma importante fonte de informações sobre o GNU/Linux. Sua sede fica em Boston, MA, EUA.

Sobre o GNUCOMM, o Projeto de Telefonia do GNU:

O GNUCOMM, um subsistema do GNU, fornece soluções de software livre para problemas comuns em telecomunicações. O GNUCOMM vai libertar usuários de aplicativos de correio de voz, PBX e call-center da dependência de software privativo que hoje dominam os equipamentos de telefonia. O sistema busca ser escalável e configurável o suficiente para permitir que usuários finais desenvolvam seus próprios sistemas de telecomunicações com pouco ou nenhum conhecimento específico do funcionamento interno do GNUCOMM. O GNUCOMM terá suporte tanto a interfaces VoIP quanto a PSTN, assim como interfaces para os sistemas de telefonia existentes. O GNUCOMM vai escalar deste as instalações individuais de usuários até sites da classe de operadoras. O site do GNUCOMM está em http://www.gnu.org/software/gnucomm/gnucomm.html.

Sobre o GNU Enterprise:

O GNUe busca fornecer um conjunto de ferramentas e aplicativos para resolver os problemas específicos da empresa. O GNUe vai atender às necessidades de empresas de qualquer tamanho, incluindo aplicativos para recursos humanos, contabilidade, CRM, gerenciamento de projetos, cadeia de fornecedores e comércio eletrônico. GNUe é um projeto de software livre desenvolvido por voluntários em todo o mundo. O site do GNU Enterprise é http://www.gnu.org/projects/gnue/.