Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Richard Stallman recebe o prestigiado Prêmio Takeda de 2001

Uma versão texto simples deste comunicado de imprensa está disponível.

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Contato com a mídia: Free Software Foundation
Bradley M. Kuhn <pr@gnu.org>
Telefone: +1-617-542-5942

Tóquio, Japão - segunda-feira, 3 de dezembro de 2001 - A Fundação Takeda do Japão nomeou Richard M. Stallman, presidente da Free Software Foundation e fundador do projeto GNU, como co-destinatário do Prêmio Takeda de 2001. Como parte dessa homenagem, Stallman receberá um prêmio em dinheiro de aproximadamente 33 milhões de ienes (atualmente cerca de US$ 268.000,00).

O Dr. Stallman recebe essa honra por iniciar o Movimento Software Livre e por liderar o desenvolvimento do sistema operacional GNU. O GNU, iniciado por Stallman em 1984, é um sistema operacional de Software Livre: oferece aos usuários a liberdade de copiar, compartilhar, modificar e redistribuir o software. O Movimento Software Livre, iniciado junto com o GNU, defende e defende essas liberdades em todo o mundo.

Stallman compartilha o prêmio Takeda de 2001 de 100 milhões de ienes com outros dois destinatários. Ken Sakamura recebe o prêmio por desenvolver e promover a arquitetura TRON, uma especificação de sistema operacional em tempo real para sistemas embarcados. Linus Torvalds é homenageado por seu trabalho no kernel do sistema operacional chamado Linux, que normalmente é usado junto com o GNU. O sistema GNU/Linux, que combina GNU e Linux, tem mais de 20 milhões de usuários em todo o mundo.

A Fundação Takeda concederá o prêmio deste ano em uma cerimônia em Tóquio, no dia 4 de dezembro. Stallman participará do evento e falará sobre seu trabalho no Movimento Software Livre.

Em 1990, Stallman recebeu uma bolsa de US$ 240.000,00 pela Fundação John D. e Catherine T. MacArthur. Como no prêmio MacArthur, Stallman investirá o prêmio Takeda para pagar suas futuras despesas de moradia, para que ele possa trabalhar em período integral promovendo a liberdade de software e coordenando o projeto GNU. Stallman não recebe salário nem despesas de viagem da FSF e assume um estilo de vida modesto para facilitar seu trabalho contínuo na defesa da causa do software livre.

Sobre o GNU:

GNU é um sistema operacional semelhante ao Unix, mas Software Livre. O desenvolvimento do GNU foi iniciado em 1984 http://www.gnu.org/gnu/the-gnu-project.html fornece mais informações sobre o GNU e sua história.

GNU/Linux é a combinação integrada do sistema operacional GNU com o kernel Linux, escrito por Linus Torvalds em 1991. As várias versões do GNU/Linux têm uma quantidade de usuários estimada em 20 milhões.

Algumas pessoas chamam o sistema GNU/Linux apenas de “Linux”, mas este nome incorreto leva à confusão (as pessoas não sabem se você se refere ao sistema completo ou ao kernel, uma parte) e propaga uma visão imprecisa de como, quando e porque o sistema foi desenvolvido. Fazer uma distinção consistente entre o GNU/Linux, o sistema operacional completo, e o Linux, o kernel, é a melhor maneira de clarear a confusão. Veja http://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.html para mais explicações.

Sobre a Free Software Foundation:

A Free Software Foundation, fundada em 1985, é dedicada a promover os direitos dos usuários de computadores de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computadores. A FSF promove o desenvolvimento e o uso de software livre — em particular o sistema operacional GNU e suas variantes GNU/Linux – e documentação livre. A FSF também auxilia na propagação da consciência das questões éticas e políticas da liberdade no uso de software. Seu site, localizado em http://www.gnu.org, é uma importante fonte de informações sobre o GNU/Linux. Sua sede fica em Boston, MA, EUA.