Esta é uma tradução da página original em Inglês.

A Free Software Foundation anuncia apoio à Licença Pública Geral Affero, a Primeira Licença Copyleft para Serviços Web

[ Uma versão texto simples deste comunicado de imprensa está disponível ]

Contato com a mídia: Free Software Foundation
Bradley M. Kuhn <pr@fsf.org>
Telefone:+1-617-542-5942

Contato com a mídia: Affero
Henri Poole <press@affero.com>
Telefone:+1-415-371-9900

Boston, Massachusetts, EUA - terça-feira, 19 de março de 2002 - A Free Software Foundation (FSF) anuncia que apoia a primeira licença projetada para proteger programas distribuídos como serviços web (web services), a Licença Pública Geral Affero (AGPL) e convida todos à discuti-la. A AGPL adiciona à Licença Pública Geral GNU (GNU GPL) Versão 2 uma cláusula referente aos softwares usados pelo público pela rede. Essa nova cláusula permite ao desenvolvedor assegurar que os usuários terão o direito de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir esse programa, através de um mecanismo para baixar o código-fonte e de restrição à remoção desse mecanismo.

A FSF vem trabalhando desde seu surgimento em 1985 na promoção da liberdade dos usuários de computador de compartilhar e modificar programas. Em janeiro de 1989, a FSF lançou a GNU GPL versão 1. Com isso, ela fortaleceu os desenvolvedores de software livre pois lhes proporcionou um mecanismo no qual eles puderam assegurar que todos os usuários tivessem o direito de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir os programas.

A FSF modificou a licença em 1991 de modo que ela se adequasse às mudanças na tecnologia e nos negócios, mas sempre com o objetivo de proteger a liberdade dos usuários. Desde então, a licença vem sendo adotada por milhares de desenvolvedores de softwares, de indivíduos até grandes organizações como a IBM (NYSE: IMB).

Eben Mogle, membro do comitê e conselheiro jurídico da Free Software Foundation disse: “Nós estamos ansiosos para resolver problemas experimentados por empresas de soluções baseadas em software livre, como a Affero, que estão explorando novos modelos de negócio e estão se deparando com novos desafios que ameaçam a liberdade do software.”

A Affero está disponibilizando um novo serviço online que encoraja membros de uma comunidade virtual a reconhecer e premiar contribuições com feedback e doações a organizações sem fins lucrativos e às causas que elas apoiam. A empresa, comprometida com o idealismo presente na GNU GPL, exige proteção total à liberdade de software para seus usuários e colegas de comunidade. Porque o serviço da Affero é executado através de uma rede, a empresa precisou adicionar uma nova cláusula à GNU GPL. A FSF trabalhou com a Affero para adequar os requerimentos da licença com o seu modelo de negócio e está considerando incluir essa cláusula adicional na próxima GNU GPL versão 3.0 e convida comentário do público.

O software da Affero permite que qualquer usuário baixe o código-fonte completo em qualquer tela de sua interface. A nova cláusula da licença protege contra a remoção deste recurso, garantindo que o programa atual e qualquer derivação dele continue disponível para o público com a mesma licença. “Como uma defesa para os indivíduos, o acesso completo ao código-fonte da Affero é essencial para o nosso serviço” comentou Henri Poole, presidente da Affero. “Estamos construindo ferramentas para premiar a colaboração e possibilitar o efetivo diálogo entre comunidades, e essas comunidades e seus membros devem ter plenos direitos de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e melhorar o programa. Com os novos serviços baseados na web nós vamos precisar de uma nova licença que mantenha a porta do mundo virtual aberta.”

Para ler o texto completo da Licença Pública Geral Affero, visite: http://www.affero.org/oagpl.html

Comentários públicos sobre a Licença Pública Geral Affero podem ser enviadas para: agpl@fsf.org

Sobre a Free Software Foundation:

A Free Software Foundation, fundada em 1985, é dedicada a promover os direitos dos usuários de computadores de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computadores. A FSF promove o desenvolvimento e o uso de software livre — em particular o sistema operacional GNU e suas variantes GNU/Linux – e documentação livre. A FSF também auxilia na propagação da consciência das questões éticas e políticas da liberdade no uso de software. Seu site, localizado em http://www.gnu.org, é uma importante fonte de informações sobre o GNU/Linux. Sua sede fica em Boston, MA, EUA.

Sobre a Affero:

A Affero, Inc., fundada em 2001, foi criada para capacitar indivíduos a apresentar suas comunidades a organizações, projetos e causas sem fins lucrativos. Os serviços combinam um sistema de classificação com um sistema de comércio. Os indivíduos podem avaliar o valor das contribuições e fazer doações em nome dos esforços estendidos pelos participantes da comunidade. Todos os fundos dados em garantia como resultado dessas interações são desembolsados aos beneficiários da escolha do voluntário. A Affero apoia o desenvolvimento e uso do Software Livre e seu site pode ser encontrado em http://www.affero.org. Sua sede fica em San Francisco, CA, EUA.