Esta é uma tradução da página original em Inglês.

O software livre é mais confiável!

Os defensores do software privativo gostam de dizer que “o software livre é um bonito sonho, mas todos sabemos que apenas a indústria de software privativo pode produzir produtos confiáveis. Um punhado de harckers simplesmente não consegue fazer isso.”

Entretanto, evidências empíricas comprovam o contrário. Testes científicos, descritos abaixo, afirmam que o software GNU é mais confiável que correspondentes privativos.

Isto não deveria ser uma surpresa. Existem boas razões para a alta confiabilidade do software GNU e boas razões para acreditar que o software livre frequentemente (apesar de nem sempre) terá maior confiabilidade.

Utilitários GNU mais seguros!

Barton P. Miller e seus colegas testaram a confiabilidade dos utilitários de sistemas Unix em 1990 e 1995. Nas duas ocasiões os utilitários GNU tiveram uma considerável vantagem. Eles testaram sete sistemas comerciais Unix e também o GNU. Através de testes em que os submetiam à entradas aleatórias de dados, puderam “derrubar (com gravação da imagem do núcleo ou core dump) ou travar (loops infinitos) até 40% (nos piores casos) os programas utilitários básicos…”

Estes pesquisadores descobriram que os sistemas comerciais Unix tinham uma taxa de falha que variava entre 15% e 43%. Em contraste, a taxa de falha para os utilitários GNU foram de apenas 7%.

Miller também afirmou que “os três sistemas comerciais que nós comparamos tanto em 1990 quanto em 1995 visivelmente tornaram-se mais confiáveis, mas continuaram tendo taxas de falha significativas (os utilitários básicos do GNU/Linux continuaram sendo mais confiáveis que os equivalentes nos sistemas comerciais).”

Para mais detalhes, veja o artigo original: Fuzz Revisited: A Re-examination of the Reliability of Unix Utilities and Services (postscript 223k) por Barton P. Miller <bart@cs.wisc.edu>, David Koski, Cjin Pheow Lee, Vivekananda Maganty, Ravi Murthy, Ajitkumar Natarajan e Jeff Steidl.

Por que software livre é mais confiável

Não é por acaso que os utilitários GNU são tão confiáveis. Existem boas razões pelas quais softwares livres tendem a ter uma maior qualidade.

Uma razão é que o software livre envolve toda a comunidade para trabalhar em conjunto para resolver problemas. Os usuários não apenas relatam erros, como também corrigem os erros e enviam correções. Os usuários trabalham juntos, conversando por e-mail, para chegar ao fundo de um problema e fazer o software funcionar perfeitamente.

Outra razão é que os desenvolvedores realmente se preocupam com a confiabilidade. Os pacotes de software livre nem sempre competem comercialmente, mas eles competem por uma boa reputação. Um programa insatisfatório não trará a popularidade que o desenvolvedor busca. Um autor que disponibiliza o código-fonte de seus programas para todos expõe enormemente sua reputação, então é melhor tornar o software limpo e claro, sob o risco de ter a desaprovação da comunidade.

Clínica para tratamento de câncer confia em software livre!

O Centro de Tratamento de Câncer Roger Maris em Fargo, Dakota do Norte (a mesma cidade que recentemente foi tema de filme e um alagamento) usa sistemas GNU/Linux exatamente porque a confiabilidade é essencial. A rede de máquinas GNU/Linux é responsável por todo o sistema de informações, coordenando terapia medicamentosa e realizando muitas outras funções. Essa rede precisa estar disponível sempre que a equipe do Centro precise das informações.

De acordo com o Dr. G.W. Wettstein <greg@wind.rmcc.com>:

A qualidade do tratamento que nossos pacientes de câncer têm hoje não seria a mesma sem o [GNU/]Linux … As ferramentas que nós desenvolvemos através de software livre nos permitiu escrever e desenvolver aplicativos inovadores que … não existiriam por meio de software privativo.