Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-05-15 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

A estrutura e administração do Projeto GNU

Versão 1.0.1

O Projeto GNU desenvolve e mantém o sistema operacional GNU. Por meio desta obra, e de outras atividades relacionadas, o Projeto GNU defende e promove a liberdade do software, a filosofia central do movimento do software livre.

Um sistema operacional consiste em muitos componentes de software que, juntos, fazem com que um computador execute trabalhos úteis. Inclui código para funcionalidade de baixo nível, como kernel e drivers, além de bibliotecas do sistema, bem como os programas (utilitários, ferramentas, aplicativos e jogos) que os usuários executam explicitamente. O sistema operacional GNU compreende software em todo esse espectro. Muitos dos programas são desenvolvidos e lançados especificamente pelo Projeto GNU; eles são chamados de “pacotes GNU”. O sistema GNU também inclui componentes que são programas livres lançados por outros desenvolvedores, fora do Projeto GNU.

Assim como os programas que compõem um sistema operacional devem funcionar juntos de forma coerente, o Projeto GNU deve operar de forma coerente. A maior parte do trabalho consiste no desenvolvimento de programas específicos, mas esses programas não são projetos independentes; eles devem se encaixar bem para constituir o sistema GNU que desejamos. Por isso, ao longo de décadas, desenvolvemos estrutura para o projeto. Nada disso é novo, mas esta é a primeira vez que documentamos tudo em um só lugar.

A Free Software Foundation fornece muitos tipos de suporte (instalações, serviços) para o Projeto GNU. Como isso funciona está fora do escopo deste documento.

Estrutura de desenvolvimento de software

A maior parte das atividades do Projeto GNU consiste no desenvolvimento de pacotes de software. Aqui está como o desenvolvimento de software GNU é estruturado.

O Chefe GNUisance

O Projeto GNU é liderado pelo Chefe GNUisance, Richard Stallman, o fundador do projeto. O Chefe GNUisance é responsável, em princípio, por todas as decisões significativas, incluindo a filosofia geral e os padrões, e dirige o projeto ao executá-los. O Chefe GNUisance trata pacotes de software como pacotes GNU, ou descomissiona um quando necessário, e indica seus mantenedores.

Na prática, o Chefe GNUisance delega muitas dessas decisões e muitas das tarefas a outros, e apenas raramente intervém nas especificidades do desenvolvimento de um pacote GNU – e normalmente isso é com uma sugestão.

Assistentes GNUisance

Esta equipe, encontrada em <maintainers@gnu.org>, está disponível como um primeiro ponto de contato para mantenedores de softwares GNU. Eles monitoram a atividade de desenvolvimento em todo o projeto, garantindo lançamentos oportunos, verificando se os mantenedores seguem a filosofia e diretrizes do GNU e resolvendo quaisquer conflitos que possam surgir. Eles também lidam com casos em que um mantenedor deixa o cargo ou quando um novo voluntário sobe para manter um pacote existente (nesse caso, eles podem indicar um novo mantenedor em nome do Chefe GNUisance).

Novos membros são recrutados de voluntários GNU existentes quando necessário. No entanto, a ajuda é frequentemente bem-vinda para tarefas específicas e voluntários GNU interessados são bem-vindos para entrar em contato.

Mantenedores de pacote

Cada pacote de software GNU tem mantenedores específicos, nomeados pelo Chefe GNUisance ou por seus assistentes. Os mantenedores dos pacotes são responsáveis perante o Chefe GNUisance, sob cuja autoridade eles são nomeados e em raras ocasiões dispensados, e são responsáveis pelo desenvolvimento de seus pacotes em nome do Projeto GNU.

A nomeação inicial dos mantenedores é feita quando um programa é aceito como um pacote GNU. Esses são normalmente alguns dos principais desenvolvedores que concordaram em fazer do programa um pacote GNU.

Com o tempo, os mantenedores ocasionalmente desistem. Em alguns casos, o único mantenedor desce da função, deixando o pacote sem manutenção. O Chefe GNUisance geralmente delega encontrar e nomear novos mantenedores aos seus assistentes. Veja a lista de pacotes não mantidos atualmente. Pedimos aos antigos mantenedores que recomendem novos mantenedores, e consideramos essas sugestões com gratidão.

Os mantenedores de um pacote frequentemente recrutam outros para contribuir com seu desenvolvimento e delegam algumas decisões técnicas a eles. No entanto, os mantenedores detêm autoridade sobre todo o pacote para que possam cumprir suas responsabilidades com o Projeto GNU.

A responsabilidade primária do mantenedor é fazer um trabalho bom e prático de desenvolver e manter o programa de acordo com a filosofia, missão, políticas e decisões gerais do Projeto GNU. Os mantenedores também devem garantir que seus pacotes funcionem bem com o resto do sistema GNU. Para mais informações, leia sobre os deveres básicos dos mantenedores e o que significa um programa ser um pacote GNU.

Em geral, os mantenedores determinam as orientações técnicas que os pacotes de software seguem e, portanto, eles tomam as decisões do dia a dia para os pacotes. Da mesma forma, para fazer seus pacotes funcionarem bem juntos, os mantenedores podem trabalhar diretamente uns com os outros, e nós os encorajamos a fazer isso. Raramente, o Chefe GNUisance tomará uma decisão que afeta diretamente um ou mais pacotes GNU. Os mantenedores dos pacotes afetados têm a responsabilidade de executar a decisão em nome do Projeto GNU.

Informações mais completas sobre as responsabilidades específicas dos mantenedores e orientação técnica para manter o software GNU podem ser encontradas em Information for maintainers of GNU software (Informações para mantenedores de software GNU) e documentos dos GNU Coding Standards (padrões de codificação GNU).

Não exigimos que os mantenedores do pacote GNU concordem com nossa filosofia ou aprove nossas políticas – apenas para segui-las. Mantenedores e contribuidores devem cumprir nossa filosofia, políticas e decisões específicas ocasionais em seu trabalho no software GNU.

Suporte ao desenvolvimento de pacote GNU

Diversas equipes fornecem vários tipos de suporte para o desenvolvimento e gerenciamento de pacotes GNU. A maioria dessas equipes tem um coordenador para dirigi-las; na maioria dos casos, o coordenador se reporta diretamente ao Chefe GNUisance, a menos que seja indicado o contrário. Em caso de dúvida, você pode entrar em contato com os Coordenadores de Voluntários do GNU para obter conselhos.

Avaliação de software

A equipe de avaliação de software em <gnueval@gnu.org> avalia os pacotes de software propostos como pacotes GNU. Isso envolve uma avaliação cuidadosa da funcionalidade do software, bem como questões pertinentes relacionadas à liberdade do software e como o programa se encaixa no sistema GNU.

Novos membros são recrutados de voluntários GNU existentes quando necessário. Experiência anterior com avaliação de software não GNU no Savannah é preferível.

Avaliação de segurança de software

A equipe de avaliação de segurança de software em <gnueval-security@gnu.org> trabalha com a equipe de avaliação de software. Eles determinam se há alguma preocupação com a segurança no software que foi oferecido ao GNU.

Novos membros são recrutados de voluntários GNU existentes quando necessário.

Equipe de Segurança

A Equipe de Segurança ajuda a resolver bugs de segurança em tempo hábil. Se o mantenedor de um pacote GNU falhar em responder a um relatório de uma falha de segurança, o relatante pode escalar o problema para a equipe de segurança. Se decidir que o problema é urgente, ele pode desenvolver um patch e publicar uma versão corrigida do pacote. Os mantenedores também podem pedir conselhos à equipe de segurança sobre como proteger seus pacotes.

Novos membros são recrutados de voluntários GNU existentes quando necessário.

Testadores de plataforma

Os voluntários da lista de discussão platform-testers@gnu.org testam pré-lançamentos de software GNU em diferentes plataformas de hardware para garantir que funciona corretamente.

Novos voluntários são bem-vindos.

Mentores

Os mentores do GNU (<mentors@gnu.org>) se oferecem como voluntários para fornecer orientação para novos mantenedores de software.

Pedimos aos mantenedores GNU de longa data que sejam voluntários.

Revisores

A lista de revisores está disponível para ajudar os mantenedores de pacotes GNU revisando o texto em inglês. Para solicitar revisão, escreva para <proofreaders@gnu.org>.

Outras equipes e serviços

Várias outras equipes facilitam ou gerenciam as operações do dia a dia dentro do Projeto GNU ou promovem objetivos específicos do projeto.

Comitê Consultivo do GNU

O Comitê Consultivo do GNU (GAC) existe para fornecer conselhos ao Chefe GNUisance. Os membros do Comitê Consultivo são nomeados pelo Chefe GNUisance. O Comitê Consultivo geralmente monitora a saúde do Projeto GNU em nome do Chefe GNUisance e levanta questões potenciais para discussão.

Hackers do Savannah

Savannah é a forja de software do Projeto GNU. Ele hospeda repositórios de código, ferramentas de relatório de bugs, interfaces de lista de discussão e muito mais. Savannah é administrada pelos Hackers do Savannah. Eles mantêm o software da forja ativo e funcionando. Além de garantir que o software GNU seja hospedado corretamente no serviço, os Hackers do Savannah também avaliam software não GNU que se aplica para ser hospedado na forja.

Novos voluntários são bem-vindos.

Webmasters

Os Webmasters do GNU mantêm e atualizam as páginas web em https://www.gnu.org.

Os webmasters também respondem a diversos tipos de perguntas enviadas pelo público, sobre temas como software livre e licenças (quando a resposta é clara). Eles fazem a filtragem inicial de solicitações para avaliar uma distribuição, avaliam as pessoas que gostariam de se tornar webmasters e atualizam a lista de espelhos.

O grupo de Webmaster do GNU é liderado pelo Chefe Webmaster que se reporta ao Chefe GNUisance. Novos voluntários são bem-vindos. Consulte o Questionário de Voluntário a Webmaster.

Tradutores web

Cada idioma possui uma equipe de tradução, dirigida por um coordenador de equipe. Consulte o Guia para traduzir páginas web em www.gnu.org para obter mais informações. Os coordenadores da equipe se reportam ao Gerente de Traduções do GNU, que se reporta ao Chefe GNUisance.

Auxiliares de lista

Listhelper é um sistema para gerenciamento semiautomático de spam enviado para listas de discussão GNU. A maior parte do spam é detectada por filtros de spam, mas moderadores humanos também estão disponíveis para gerenciar a fila de mensagens que se prevê que não sejam spam.

Novos membros são recrutados de voluntários GNU existentes quando necessário.

Coordenadores de Voluntários do GNU

Os Coordenadores de Voluntários do GNU (<gvc@gnu.org>) ajudam a orientar novos voluntários para trabalhos adequados dentro do Projeto GNU

Novos voluntários do GVC são bem-vindos, mas a experiência anterior de voluntariado no GNU (e, portanto, amplo conhecimento do Projeto GNU) é altamente recomendado.

Equipe de Educação do GNU

A Equipe de Educação do GNU promove a adoção do sistema operacional GNU em ambientes educacionais. Também avalia escolas e fala com administradores escolares.

Novos voluntários são bem-vindos.

Grupo de Padrões do GNU

O Grupo de Padrões do GNU avalia propostas para atualizar os padrões de codificação GNU. Qualquer pessoa pode enviar uma proposta por meio da lista de discussão bug-standards. O grupo então discute e avalia a proposta para trabalhar todos os detalhes e implicações. Eles então apresentam a proposta e uma recomendação ao Chefe GNUisance, que toma a decisão. O grupo também é responsável por instalar as alterações no documento, bem como atualizar o documento web.

Novos voluntários são recrutados de voluntários GNU existentes quando necessário.

Corrigindo erros

Se encontrarmos erros ou omissões nesta descrição da estrutura existente, que são possíveis por não ter anteriormente uma documentação centralizada, iremos atualizar este documento, tanto a versão Org e a versão HTML, avançando o terceiro número de versão. Manteremos as versões anteriores disponíveis em um subdiretório.

Mudanças futuras na estrutura administrativa

Mudanças na estrutura administrativa do Projeto GNU são decididas pelo Chefe GNUisance após iniciar as consultas com os contribuidores GNU, geralmente em listas de discussão apropriadas do Projeto GNU. O objetivo dessas consultas é considerar as alternativas possíveis e antecipar os efeitos bons e ruins que elas teriam, para tomar uma decisão acertada.

Para relatar as alterações adotadas, vamos atualizar este documento, tanto a versão Org quanto a versão HTML (ver seção anterior), avançando o número da primeira e/ou segunda versão.


Uma versão Org deste documento também está disponível.