Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Cuidado com o “Suporte” Contraditório

Existem organizações que proclamam suporte para software livre ou o Projeto GNU e ensinam turmas no uso de software não livre.

É possível que eles façam algumas outras coisas que realmente oferecem suporte a software livre, mas essas turmas certamente não. Pelo contrário, eles trabalham diretamente contra o movimento software livre promovendo o uso do software não livre. Isso aumenta a magnitude do problema prático que é nossa missão corrigir.

Pior ainda, isso confere legitimidade ao software não livre. O ponto básico do movimento software livre é que o software não livre é injusto e não deve existir. É por isso que precisamos de um movimento para substitui-lo e eliminá-lo. Ensinar a usá-lo passa a mensagem de que ele que não é um problema; isso se opõe ao movimento software livre no nível mais profundo.

Claro, as pessoas têm o direito de afirmar essa visão, mas não devem fingir que constitui suporte para a nossa causa.

Ainda mais escandalosamente, algumas dessas organizações afirmam que seus cursos sobre uso de software não livre estão conectados ou mesmo certificados pelo Projeto GNU ou pela Free Software Foundation. Nem precisa dizer que nunca certificaríamos tal curso, nem o recomendaríamos, nem teríamos nada a ver com isso, nem sequer falaríamos sobre isso, exceto com condenação.

Ensinar o uso de programas não livres trabalha contra o software livre; ensinar isso em associação com o nome GNU ou o termo “software livre” provoca confusão sobre o que defendemos.

Se você encontrar uma organização assim, explique esses pontos para as pessoas que trabalham nela: que esses cursos vão diretamente contra os princípios do movimento software livre. Explique-lhes por que, se eles querem ajudar a causa do software livre, eles precisam ensinar as pessoas a escolher o software livre, e não legitimar o software não livre.

Se eles pedirem que você participe desses cursos, como aluno ou professor, você terá a oportunidade de dizer não para variar.