Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Por que editores devem usar a GNU FDL

por Richard Stallman

Os escritores técnicos podem ganhar dinheiro escrevendo documentação livre para software livre? Nós realmente esperamos que sim, e essa é a razão para a Licença de Documentação Livre GNU.

A GFDL é uma forma de atrair editores comerciais para o financiamento de documentação livre sem renunciar a qualquer liberdade vital. O recurso de “texto de capa”, e certos outros aspectos da licença que lidam com capas, página de título, histórico e endossos, são incluídos para tornar a licença atraente para editores comerciais de livros cujos autores são pagos. Para melhorar o apelo, consultei especificamente funcionários de editoras, bem como advogados, escritores de documentação livre e a comunidade em geral, ao escrever a GFDL.

Pelo menos dois editores comerciais de manuais de software me disseram que estão interessados em usar esta licença. O futuro nunca é uma coisa certa, mas a GFDL parece ter uma boa chance de ter sucesso em moldar um sistema social onde editores comerciais pagam pessoas para escrever manuais livres comerciais para software livre.

Disponível para esta página:

[en] English   [ar] العربية   [ca] català   [de] Deutsch   [fr] français   [ja] 日本語   [ko] 한국어   [pl] polski   [pt-br] português   [ru] русский   [uk] українська   [zh-cn] 简体中文   [zh-tw] 繁體中文  

 [Logo da FSF] “A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”