Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-12-25 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Obtendo ajuda com software GNU

A Free Software Foundation não fornece suporte técnico. Nossa missão é desenvolver, preservar e proteger software livre. Nós deixamos para outros a tarefa de ganhar a vida fornecendo suporte. Nós vemos os programadores como prestadores de serviço, de forma semelhante ao que médicos e advogados fazem hoje; tanto o conhecimento médico quanto jurídico pode ser livremente redistribuídos, mas os profissionais cobram pelo serviço. Por isso, por favor, não nos escreva nem telefone para o escritório FSF pedindo por suporte técnico.

Você pode obter a Documentação do Projeto GNU por vários meios, que devem responder à maioria das suas perguntas.

Relatando erros

Muitas empresas agora redistribuem os softwares GNU, geralmente como parte de uma distribuição GNU/Linux. Quando você encontrar erros em um programa do GNU que você instalou com uma determinada distribuição GNU/Linux, primeiro tente relatar o erro diretamente ao distribuidor, não a nós, usando as listas de distribuição ou os formulários web do distribuidor. É comum que os distribuidores modifiquem o software GNU original que lançamos (como eles são livres para fazer!) e/ou distribuam versões mais antigas. Os mantenedores dos pacotes GNU originais geralmente não têm conhecimento do que determinados distribuidores fizeram.

Porém, se você encontrar uma deficiência em lançamento canônico de um pacote GNU, nós gostaríamos de saber. Você pode descobrir onde relatar erros para um determinado pacote da seguinte forma:

Quando nós recebemos um relatório de erro para nossos lançamentos canônicos, nós geralmente tentamos consertar o problema. Embora nossas correções de erros possam parecer assistência individual, elas não são; elas são parte do trabalho de se preparar uma nova versão aperfeiçoada. Nós podemos enviar para você um patch para o erro de modo que você nos ajude a testar a correção e garantir a sua qualidade. Se o seu relatório de erro não receber uma solução de nós, você ainda pode conseguir uma de outro usuário que leia nossas listas de e-mail sobre erros.

Em outras palavras, não nos peça ajuda para a instalação de software ou para aprender como usá-lo – mas nos diga se um script de instalação falhar ou se a documentação não for clara.

Se um importante relatório de erro não for atendido pelo mantenedor após um tempo razoável (aguarde pelo menos duas semanas), você poderá “escalar” o erro escrevendo para <maintainers@gnu.org>. Isso é especialmente garantido se você não encontrar evidências de atividade recente do mantenedor.

Ao enviar um relatório de erro, não inclua anexos muito grandes. As mensagens para as listas de discussão GNU têm um limite de cerca de 200k e rejeitarão qualquer coisa maior que isso. Os envios para Savannah têm um limite de 16 MB. A melhor abordagem é colocar os arquivos na web e incluir um URL na sua mensagem. Se você não tem como fazer isso, pergunte sobre isso; algo pode ser resolvido.

Obtendo ajuda em geral

Nós hospedamos muitas listas de discussão para GNU e outros softwares livre, tanto para relatórios de erros quanto para discussão e ajuda em geral. As listas de discussão com nomes começando com help- são listas para obter ajuda da comunidade. Se você não conseguir encontrar uma lista de discussão para um programa GNU específico, use a lista de discussão help-gnu-utils.

O Diretório de Serviços da FSF é uma lista de pessoas que oferecem suporte e outros serviços de consultoria. (Informações de contato para listagens novas e atualizadas está naquela página.)

Há também canais IRC ativos para software GNU nos quais você pode conversar com desenvolvedores e usuários.