Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Recursos de aprendizagem livres

Recursos de aprendizagem livres, como software livre, são uma questão de liberdade, não de preço. Trata-se de trazer os princípios do software livre para o conhecimento geral e materiais educacionais. O conhecimento deve ser utilizável e estar acessível a todos sem restrições e não deve ser tratado como propriedade. Não é um artigo de bens de consumo que se deteriora com o tempo ou se desgasta com o uso como um par de sapatos. O conhecimento é um recurso naturalmente abundante que melhora com o uso: quanto mais ele é usado e passado, mais ele cresce para o benefício de todos. A introdução de medidas destinadas a favorecer a apropriação do conhecimento, feita sob medida para impedir que as pessoas acessem, utilizem ou compartilhem conhecimento, é uma conspiração para inibir o progresso humano.

Esses princípios sobre a liberdade de conhecimento sempre estiveram no espírito do Projeto GNU. Em 1999, introduziu formalmente o conceito de uma enciclopédia universal e recurso de aprendizagem livres, que foi cumprido pelo projeto Wikipédia.

Wikipédia
Escrito em colaboração por milhares de voluntários de todo o mundo, o Wikipédia é hoje o melhor exemplo de conhecimento disponibilizado e utilizável por qualquer pessoa sem restrições. Os leitores do Wikipédia podem copiar, usar e adaptar os artigos, desde que a fonte seja mencionada e que eventuais trabalhos derivados sejam lançados sob os mesmos termos (veja Copyleft).
Projeto Gutenberg
Este projeto oferece livros de conhecimento geral que são livres como em liberdade. Publica versões digitais de texto simples de obras de domínio público. Se você está procurando uma cópia de um livro clássico, sua pesquisa deve começar aqui.

Eles têm uma explicação muito clara sobre a diferença entre free como em preço e free como em liberdade relacionada a materiais impressos.

Projeto GNU
Mantemos uma lista de livros livres relacionados principalmente à documentação de software livre, e disponibilizamos manuais do GNU no site. Todos os livros publicados pela Free Software Foundation são livres como em liberdade.
Free Technology Academy
A Free Technology Academy (FTA) (em português, “Academia de Tecnologia Livre”) é uma iniciativa conjunta de várias instituições educacionais em vários países. O objetivo é contribuir para uma sociedade que permita que todos os usuários estudem, participem e desenvolvam o conhecimento existente sem restrições. A FTA oferece um programa de nível de mestrado online com módulos de curso sobre tecnologias livres. Esses cursos são ministrados completamente online em um campus virtual com base na estrutura de interoperabilidade do Campus Project (Projeto Campus).

A FTA é uma colaboração entre o Free Knowledge Institute (Instituto de Conhecimento Livre), a Universidade Aberta da Catalunha (Espanha) e a Open University of the Netherlands (Universidade Aberta dos Países Baixos). Um grupo maior de Parceiros Associados adiciona à base fundadora uma rede de organizações que compartilham um interesse comum em oferecer cursos na área de Tecnologia Livre. A FTA está ampliando continuamente a rede atual de parceiros e colaborações e encoraja indivíduos e organizações a contribuírem para a comunidade.

Envie links quebrados e outras correções ou sugestões para <education@gnu.org>.