Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-04-16 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

GCompris

Descrição

GCompris é uma suíte educacional multiplataforma completa para crianças entre 2 e 10 anos de idade e é parte do projeto GNU. Estão incluídas mais de 140 atividades de entretenimento que ajudam crianças pequenas a aprenderem habilidades como o reconhecimento de letras e números, o uso do mouse e teclado, treinamento de álgebra básica, leitura de tempo em um relógio analógico, desenhar vetores, aprender idiomas por meio de jogos e muito mais. O programa inclui um processador de texto simples para produzir documentos com um estilo básico de texto. Um outro recurso é a ferramenta de animação, que pode ser empregada como um método simples e efetivo para dar suporte a contar histórias, de forma a melhorar a comunicação com crianças e ajudando-as a se expressar.

GCompris inclui diversas atividades agrupadas em uma barra amarela à esquerda da tela, a partir da qual a criança pode escolher assim que o programa é iniciado. Tal design facilita a adicionar novas atividades e adaptar o programa a necessidades específicas. O programa em si e todas as atividades estão disponíveis em muitos idiomas diferentes.

Para aprender mais: Diretório da FSF e Site Oficial do GCompris

Quem o está usando e como

O design do Gcompris baseado em atividades torna-o altamente e facilmente adaptável a ambientes particulares. Um exemplo de uso inovativo do programa está no trabalho feito pelo Projeto Insight de Kerala, na Índia. O projeto visa trazer os benefícios do Software Livre para pessoas com diferentes problemas de acessibilidade. Eles descobriram que o GCompris é uma ferramenta poderosa para melhorar as habilidades comunicativas e motoras de pessoas com deficiências mentais, como crianças com autismo. O projeto está usando e adaptando o programa para as necessidades particulares de sua comunidade alvo.

A equipe do Insight implementou um módulo de treinamento para professores que fornecem instruções sobre como usar as diferentes atividades do GCompris quando se está trabalhando com crianças com necessidades especiais, para ajudá-las a adquirir habilidades como coordenação olho-mão, memória, audição e melhoria do tempo de atenção das crianças. O módulo atende diferentes níveis de educação, da pré-escola até o nível primário. Um pequeno manual também foi distribuído para pais e educadores especiais para ajudá-los a entender como usar o software para melhorar as habilidades das crianças.

GCompris também é usado para ajudar crianças de mais idade a entender a relação entre números, aprender operações aritméticas básicas, treiná-las em raciocínio analítico e a melhorar habilidades comunicativas, bem como fala, leitura e escrita.

Por que

Professores relatam que é extremamente fácil para eles implementar o GCompris no currículo deles, já que as crianças o acham intuitivo e divertido de usar. O programa também é um excelente recurso para adultos e crianças com deficiências mentais.

GCompris se tornou um recurso importante para acelerar o processo de aprendizado das crianças no contexto de desenvolvimento de países como a Índia, onde a única chance para uma criança se acostumar com computadores é durante o tempo escolar. Na escola, os computadores geralmente são compartilhados e as crianças possuem tempo limitado para acessá-los individualmente. GCompris é fácil de usar e intuitivo, de forma que é particularmente útil neste ambiente porque há praticamente nenhum tempo gasto para entender como o programa funciona. Com o GCompris, as crianças desenvolvem rapidamente as habilidades motoras necessárias para usar um computador.

Resultados

GCompris respeita as liberdades fundamentais dos usuários e isso permitiu que os especialistas e desenvolvedores da Insight adaptem o software às necessidades das crianças, criando novas atividades e propondo uso inovativo do programa para ajudar crianças autistas e seus pais. A equipe da Insight também é livre para distribuir cópias da versão modificada aos professores e aos pais, que podem usar o programa em casa sem quaisquer restrições. A versão modificada mostrou-se eficaz na melhoria do estilo acadêmico e funcional de crianças com problemas intelectuais.