English [en]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   lietuvių [lt]   Nederlands [nl]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   українська [uk]   简体中文 [zh-cn]  

Associate members power up the Free Software Foundation. Help smash our goal of 700 new members or donate by December 31st!

Join

$206,815
$450,000

EducaçãoRecursos Educacionais → Software Livre Educacional

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Software Livre Educacional

Antes de abordar o assunto nesta seção, gostaríamos de lembrar nossos leitores que a palavra em inglês “Free” da expressão “Free Software” não se refere a preço, e sim a liberdade e, por este motivo, que se traduz em português Software Livre. Um Software Livre é um software que lhe concede liberdade, em especial a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e melhorar o software. Para aprender mais, veja a definição de Software Livre.

O que você vai encontrar nesta seção

Essas páginas não constituem uma lista exaustiva de programas livres educacionais disponíveis. Nossa meta é apresentar alguns exemplos de forma a ilustrar quão instituições educacionais podem colocar em prática e efetivamente aplicar as liberdades que o Software Livre conceda. Para cada programa descrito, vamos mostrar como aquelas liberdades foram aplicadas.

A seguir estão os exemplos que nós apresentamos:

GCompris | GIMP | Tux Paint

Alguns dos programas aqui apresentados, como o GCompris, são parte do Projeto GNU. Isso significa que os desenvolvedores desses programas concordam em prestar atenção em fazer o programa funcionar bem com o resto do Sistema GNU. Um programa GNU usa a versão mais recente da licença que o Projeto GNU recomenda para proteger as liberdades fundamentais dos usuários. Um programa GNU não recomenda o uso de qualquer programa não livre, e ele não faz referência a qualquer documentação não livre para Software Livre, como definido em nossa campanha por documentação livre.

Você também pode verificar a lista de softwares educacionais que nós recomendamos.

Pessoas que desejam migrar para o Software livre, ou estão procurando por um programa livre para realizar uma tarefa em especial, devem acessar o Diretório de Software Livre, que consiste em um catálogo de mais de 6.000 programas livres para se executar em sistemas operacionais livres. Em especial, a seção Educação do Diretório lista programas inerentes a níveis diferentes de educação, de escola de educação infantil a níveis altamente especializados, incluindo universidades e pesquisas.

Estamos procurando por jogos educacionais livres ou informações sobre jogos livres que podem ser usados para propósitos educacionais. Contate <education@gnu.org>.

Se você sabe de um programa Software Livre que está sendo usado por uma instituição educacional para propósitos específicos, ou foi modificado ou adaptado por seus usuários para atender a suas próprias necessidades educacionais, por favor nos avise pelo endereço de e-mail <education@gnu.org>.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF]“Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Apoie o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.