Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Código viral e vacinação

Quando os outros me machucam, tento me defender. Mas alguns me dizem que isso os deixa doentes. Dizem que devo permitir que as pessoas roubem meu trabalho. Eles me dizem que eu nunca devo tentar me defender.

Eles me dizem que eu deveria parar de usar a Licença Pública Geral GNU, uma licença que me vacina contra ferimentos. Em vez disso, devo adotar uma licença que permita que outras pessoas me roubem impunemente. Eles querem que eu adote uma licença que me proíbe de revidar. Eles querem que eu desista do meu direito de me beneficiar de um derivado de meu próprio trabalho, um direito que possuo sob a lei de direitos autorais atual.

Claro, a linguagem é um pouco menos febril do que isso. Normalmente, eu mesmo não sou chamado de “infeccioso”. Em vez disso, a defesa legal que utilizo é chamada de “infecciosa”. A licença que escolhi é chamada de “viral”.

Na linguagem do dia a dia, palavras como “infectar” e “vírus” descrever a doença. A retórica é metafórica. Uma ferramenta legal não é um organismo doente; mas é comum pensar na lei como uma doença, então a metáfora tem impacto.

As pessoas que querem me roubar usam uma linguagem que diz que eu os deixo doentes quando os impeço de me roubar. Eles não querem chamar a atenção para a chamada “doença” que os torna doentes: minha saúde e meus direitos, e a saúde e os direitos de outras pessoas. Em vez disso, eles escolhem a metáfora para distorcer o pensamento das pessoas. Eles não querem que ninguém pense que sou um bom cidadão para impedir o crime. Eles querem que a metáfora engane os outros, fazendo-os pensar que sou um agente de doenças.

A Licença Pública Geral GNU me protege. A conotação de “vírus” e “infectar” é que minha escolha de defesa dá uma doença para aqueles que querem me roubar. Eu quero a liberdade de seu roubo; mas eles querem o poder de me machucar. Eles ficam doentes quando não podem me machucar.

Para usar outra metáfora relacionada à saúde e doença, a Licença Pública Geral GNU me vacina; ela me protege de roubo.

Observe que o roubo sobre o qual estou falando é totalmente legal em algumas situações: se você licenciar seu trabalho sob uma licença BSD modificada, ou uma licença semelhante, outros podem legalmente pegar seu trabalho, fazer correções ou melhorias nele e proibi-lo de usar esse código. Eu pessoalmente não gosto desse arranjo, mas ele existe.