Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Software GNU no ano 2000

Koos Schut mantém uma lista de pacotes de software GNU com informações à respeito do Ano 2000 levantadas com usuários voluntários. Esta lista é oferecida como um guia e não deve ser considerada como um relatório de testes formais sobre os programas ou como fornecendo qualquer garantia de conformidade ou não conformidade.

A Free Software Foundation não fornece garantias quanto ao seu software. Nós não podemos arcar com isso. Portanto, nós não podemos prometer que o software GNU não terá bugs do milênio, assim como não podemos prometer quanto a outros tipos de bugs. Mas nós podemos dizer as razões pelas quais esses bugs são provavelmente bem poucos.

A principal razão é teórica. Sistemas GNU, assim como sistemas tipo Unix em geral, representam data e hora como um inteiro de 32 bits, contando segundos desde o início de 1970. Este contador de 32 bits irá estourar em 2038; mas não haverá problemas neste ano, porque então todos os sistemas terão redefinido o time_t como um inteiro de 64 bits.

Nós também temos alguma evidência prática de que esses problemas não são abrangentes. Alguns usuários usando um sistema GNU baseado no Linux, especificamente o Debian GNU/Linux, usaram suas máquinas por um tempo com os relógios adiantados para o ano 2000. Eles não informaram nenhum problema em especial.

Você pode verificar se você está usando a última versão de algum programa GNU em particular verificando um dos nossos sites espelho de FTP. O arquivo ls-lR no diretório raiz de um dos nossos servidores de FTP pode ser útil para se obter uma lista de todas as versões disponíveis.

Se você encontrar qualquer problema com o software GNU, mesmo que ele não seja relacionado com o ano 2000, você deve enviar um relatório de bug para os desenvolvedores do programa.