Esta é uma tradução da página original em Inglês.

O Software Livre é útil

O software livre é versátil e eficaz em uma ampla variedade de aplicações. Como o código-fonte é fornecido, ele pode ser adaptado especificamente às necessidades de um indivíduo… Algo não facilmente realizado com software privativo.


“Como é sabido, as ferramentas GNU estão em todo o lugar em as várias missões espaciais. Elas são usadas extensivamente durante as fases de desenvolvimento, teste e operação da missão. Eu escrevi o simulador de dinâmicas DARTS para a Cassini (espaçonave) vários anos atrás e confiei fortemente em ferramentas como GCC, GDB, Emacs, RCS etc. Estas e outras ferramentas estão em uso em muitas outras missões espaciais, incluindo Galileo, Mars Pathfinder, New Millennium etc. É minha convicção pessoal de que as atividades e os softwares da FSF foram uma enorme fonte de ferramentas de alta qualidade que são facilmente acessíveis e utilizáveis pela comunidade.”

Abhinandan Jain
engenheiro da Nasa

Com relação ao desenvolvimento de gráficos para a produção do filme “Titanic”:

“Usando 200 sistemas DEC baseados em Alpha com a distribuição Red Hat 4.1 do GNU/Linux, depois de atualizar o kernel para suportar a placa-mãe PC164, a Digital Domain encontrou um aumento de desempenho de três a quatro em sistemas SGI. A combinação dos sistemas operacionais GNU/Linux e CPUs do Alpha também forneceu a solução mais econômica para as demandas de tempo e processamento.”

Daryll Strauss
Digital Domain

“O cuidado adequado de nossos pacientes com câncer não seria o que é hoje sem o [GNU/] Linux … As ferramentas que conseguimos implementar a partir de canais de software livre nos permitiram escrever e desenvolver aplicações inovadoras que … não existem através dos meios comerciais.”

Dr. G.W. Wettstein
Centro de Oncologia
Fargo, Dakota do Norte

“Em três meses, demonstramos um produto desenvolvido inteiramente em software [livre], cujo núcleo era as ferramentas de programação (GCC e GDB) da Free Software Foundation. De código sólido, era de multiplataforma compatível com Motif ou Lesstif. Nossos clientes satisfeitos estenderam o contrato e ganhamos alguma visibilidade corporativa em um mercado de alta tecnologia …”

Ron Broberg
Engenheiro de Sistemas
Lockheed-Martin

“Os softwares de alta qualidade [da Free Software Foundation] torna nosso trabalho mais fácil, e nós valorizamos muito isso… Recentemente recebemos alguns prêmios e premiações monetárias pelo o nosso trabalho. Acreditamos que não teríamos os recebido sem software de vocês.”

grupo de pesquisa e desenvolvimento VSC
Toyota Motor Corporation

Traduzido por: GUILHERME CARVALHO <funkymarxist@protonmail.com>, 2017.