Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Ensinando minhas aulas do MIT apenas com software livre


Nesta primavera (2020), o MIT moveu todas as suas aulas para online por causa da pandemia do COVID-19. Eles disponibilizaram licenças para vários programas não livres, mas eu me opus a eles por motivos de princípio. Para minha aula, uma aula avançada em programação de computadores, tomei providências para evitar sugerir qualquer software não livre aos meus alunos.

Em vez disso, usei uma instalação de BigBlueButton em um servidor pertencente à Free Software Foundation. Rubén Rodriguez, da FSF, ajudou a fazer este e outros softwares funcionarem. (Obrigado, FSF e Rubén!)

A classe usou um rascunho de livro que Chris Hanson e eu escrevemos. O livro é intitulado “Software Design for Flexibility (how to avoid programming yourself into a corner)”; ele será publicado pela MIT Press em breve, com uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual (e todo o código em apoio ao livro está sob a GNU GPL).

Também não pedi a meus alunos que usassem software não livre para conversas individuais sobre trabalhos de classe, teses ou projetos. Usei um servidor Jitsi Meet que instalei em um computador obsoleto e inútil que estava ocioso em meu laboratório, a caminho do monte de lixo eletrônico.

Tenho o prazer de informar que minhas aulas foram apresentadas com sucesso, meus alunos foram bem atendidos e todos nós ficamos razoavelmente felizes com os resultados.

A única falha que o software do servidor ainda tem é que o Jitsi Meet e o BigBlueButton não indicam para LibreJS que seu código JavaScript é livre. Mas é, sim, livre – seu código-fonte está claramente licenciado – mas o LibreJS não consegue determinar isso automaticamente.

Nota de rodapé

[1] Gerald Jay Sussman é o Professor Panasonic de Engenharia Elétrica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele é membro da Academia Nacional de Engenharia e Fellow da Academia de Artes e Ciências, ambas dos Estados Unidos. Ele ajudou a fundar a Free Software Foundation em 1985.