Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Informações de imprensa da FSF e do GNU

[imagem de um gnu ouvindo]

Esta página é o local para informações relacionadas à imprensa sobre a Free Software Foundation e sobre o Projeto GNU. Nós mantemos arquivos de nossos comunicados de imprensa aqui, e outras informações de interesse para o pessoal da mídia.

Lista de mensagens da imprensa

Se você está interessado em informações relacionadas à imprensa sobre a FSF e o Projeto GNU, você pode se inscrever na lista de mensagens info-press seguindo este link ou enviando uma mensagem para <info-press-request@gnu.org> contendo a palavra “subscribe” no corpo da mensagem.

Arquivos da Lista info-press estão disponíveis aqui.

Comunicados de imprensa

(Em ordem cronológica inversa)

Para declarações relacionadas ao processo SCO contra IBM, consulte a seção SCO especial do nosso site.

14 de Janeiro de 2004
Esclarecendo a situação: a Free Software Foundation, a Licença Pública Geral e SCO contra IBM . (Uma versão em texto simples também está disponível.)
2 de Janeiro de 2004
A FSF hospedará seminários sobre licenciamento de software livre e discussões sobre SCO contra a IBM em Nova York. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
19 de Novembro de 2003
A FSF incentiva os californianos a apoiar a liberdade do software com cupons da Microsoft. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
27 de Março de 2003
A FSF anuncia o Programa de Patrocínio Corporativo. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
8 de Fevereiro de 2003
Professor Lawrence Lessig premiado com o Prêmio Free Software Foundation pelo Avanço do Software Livre. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
12 de Novembro de 2002
Um presente da MySQL AB contribui para o Laboratório de Conformidade da Licença Pública Geral da Free Software Foundation. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
3 de Setembro de 2002
GNU Bayonne 1.0 lançado; O GNU Telephony Server oferece liberdade de software para negócios, grandes empresas e operadoras de telefonia comercial. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
26 de Agosto de 2002
O Projeto GNU usará o Freenode como sua rede oficial de IRC. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
1º de Agosto de 2002
Affero realiza o “Full Tilt for Software Freedom”, uma benfeitoria da Free Software Foundation na quarta-feira, 14 de agosto de 2002, em São Francisco. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
21 de Maio de 2002
A Free Software Foundation protocola um Amicus Curiae no caso da Suprema Corte de Eldred contra Aschroft. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
11 de Abril de 2002
A Microsoft ataca desenvolvedores de software livre com nova licença. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
19 de Março de 2002
A Free Software Foundation anuncia seu suporte à Licença Pública Geral Affero, a primeira licença protegida por copyleft para serviços web. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
18 de Março de 2002
A Free Software Foundation oferece recursos para o Projeto de Fala Digital. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
5 de Março de 2002
Double Choco Latte (DCL), um sistema de acompanhamento de requisições e gerenciamento de help desk, anuncia a sua fusão ao GNU Enterprise (GNUe), um Pacote do GNU. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
3 de Março de 2002
O Juiz Saris adia as questões relativas à GNU GPL no caso MySQL contra Progress Software. (Uma versão de texto simples também está disponível.)
26 de Fevereiro de 2002
Advogado e Membro do Comitê Diretor da FSF serve como testemunho especialista em processo relacionado com a GNU GPL. (Uma versão de texto simples também está disponível.)
16 de Fevereiro de 2002
Guido van Rossum premiado com o Prêmio Free Software Foundation pelo Avanço do Software Livre. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
29 de Janeiro de 2002
A FSF registra uma Declaração sobre o Julgamento da Microsoft sob o Ato Tunney. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
3 de Dezembro de 2001
Stallman recebe o prestigiado Prêmio Takeda de 2001. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
22 de Outubro de 2001
A FSF anuncia a versão 21 do ambiente de edição de textos GNU Emacs. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
12 de Outubro de 2001
A Free Software Foundation anuncia a 7ª versão maior do GNU Bayonne. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
24 de Setembro de 2001
Richard Stallman e Eben Moglen serão palestrantes na Conferência de Software Livre do Cyberspace Policy Institute da GWU. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
18 de Setembro de 2001
A FSF e o FSMLabs chegaram a um acordo sobre uma versão compatível com a GPL da Licença de Patente Aberta do RTLinux.. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
Atualização: A Free Software Foundation e a Finite State Machine Labs Inc. (FSMLabs) anunciaram o lançamento da Licença de Patente Aberta RTLinux Versão 2 totalmente compatível com a Licença Pública Geral (GPL) da Free Software Foundation. A Licença de Patente Aberta concede o direito de usar a Patente US 5.995.745 em software livre sob a GPL sem pagamento de royalties. Esta licença protege o uso da GPL do processo da RTLinux. Para mais informações, consulte o comunicado de imprensa atualizado.
20 de Julho de 2001
Richard Stallman inaugura a Free Software Foundation-Índia, a primeira afiliada da FSF na Ásia (Uma versão em texto simples, uma versão em PDF e uma versão em PostScript também estão disponíveis.)
9 de Julho de 2001
A FSF anuncia suporte a projetos de Software Livre para substituir componentes do .NET da Microsoft. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
28 de Junho de 2001
O Projeto GNU e os desenvolvedores do Kerberos receberam o prestigiado USENIX Achievement Awards. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
18 de Junho de 2001
Foi lançada a versão 3.0 do GNU Compiler Collection; Inclui suporte a Java e ao IA-64. (Uma versão em texto simples, uma versão em PDF e uma versão em PostScript também estão disponíveis.)
25 de Maio de 2001
Richard Stallman apresenta uma palestra na NYU, respondendo aos ataques da Mundie sobre o Software Livre. (Uma versão em texto simples também está disponível.)
4 de Maio de 2001
A Licença Pública Geral GNU protege as liberdades de software. (Uma versão em texto simples, uma versão em PDF e uma versão em PostScript também estão disponíveis.)
2 de Maio 2001
A Free Software Foundation anuncia a versão 6 do GNU Bayonne.
20 de Março de 2001
Richard M. Stallman fala ao Congresso Brasileiro sobre Software Livre e a Ética do Copyright e das Patentes.
2 de Fevereiro de 2001
Brian Paul é premiado com o Prêmio da Free Software Foundation pelo Avanço do Software Livre.
15 de Dezembro de 1999
A Free Software Foundation (FSF) ofereceu o seu segundo Prêmio da Free Software Foundation, pelo Avanço do Software Livre, para Miguel de Icaza.

Informações adicionais

Informação de contexto

Em nossa página de filosofia nós temos vários textos que descrevem os pontos de vista políticos, éticos e práticos da Free Software Foundation e do Projeto GNU. Se você está procurando obter alguma informação mais aprofundada sobre a FSF ou sobre o GNU, sugerimos que você leia os seguintes artigos: