Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-04-16 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Diretrizes para escrever páginas web para www.gnu.org

Esse é um guia geral para cada um que deseja escrever uma página web para www.gnu.org. Há vários outros guias que são importantes, mais notavelmente as Diretrizes do site do GNU. Uma lista de outros recursos úteis também está disponível.

Nenhuma página no servidor web do Projeto GNU deve fazer qualquer referência a software ou documentação não livre. Isso é MUITO importante.

Um bom começo ao escrever uma página web é usar o modelo padrão e seguir as instruções nele. Por favor, exclua os comentários desnecessários na medida em que for escrevendo. Isso torna o arquivo fonte HTML fácil para futuros mantenedores trabalharem nela.

As páginas web de seu programa devem fornecer as informações básicas que os usuários procuram:

  • uma descrição sobre o que o programa faz,
  • onde baixar o programa em questão,
  • onde relatar erros,
  • Perguntas e respostas (FAQs) e documentação, se estiverem disponíveis, e
  • instruções de instalação.

A descrição deve ser longa o suficiente para que as pessoas possam entender todo o programa, mas não longa ao ponto deles ficarem entediados lendo-a. Se um pacote consiste em vários programas menores, é melhor escrever uma descrição de quais tipos de programas estão incluídos no pacote e, então, escrever descrições curtas para cada programa.

O Projeto GNU gostaria de hospedar todas as páginas web de todos os programas. Então, se as páginas principais de seu programa estiverem em algum outro servidor, considere movê-las para o nosso sistema de hospedagem (Savannah).