English [en]   español [es]   português do Brasil [pt-br]   Shqip [sq]  

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Diretrizes para Escrever Páginas Web no www.gnu.org

Esse é um guia geral para cada um que deseja escrever uma página web para servidor web do projeto GNU, www.gnu.org. Há vários outros guias que são importantes, um dos mais importantes é a Folha de Estilo HTML da FSF. Uma lista de outros guias também está disponível.

Nenhuma página no servidor web do projeto GNU deve fazer qualquer referência a software ou documentação não livre. Isso é MUITO importante.

O padrão que é usado para todas as nossas páginas está no http://www.gnu.org/boilerplate.html. Um bom começo ao escrever uma página web é usar este padrão e seguir as instruções nele. Por favor, exclua os comentários desnecessários na medida em que for escrevendo. Isso torna o arquivo fonte HTML fácil para futuros mantenedores trabalharem nela. Você também deve verificar para versões especializadas de boilerplate.html no diretório atual, e aqueles sobre ela.

Ao escrever uma página para um determinado programa, queremos ter algumas informações básicas em tal página:

A descrição deve ser longa o suficiente para que as pessoas possam entender todo o programa, mas não longa ao ponto deles ficarem entediados lendo-a. Se um pacote consiste em vários programas menores, é melhor escrever uma descrição de quais tipos de programas pertencem ao pacote e, então, escrever descrições para cada programa.

O Projeto GNU gostaria de hospedar todas as páginas web sobre um programa, então se as páginas principais estiverem, atualmente, em algum outro servidor, por favor considere movê-los para o servidor web do projeto GNU.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

The Free Software Foundation is the principal organizational sponsor of the GNU Operating System. Support GNU and the FSF by buying manuals and gear, joining the FSF as an associate member, or making a donation, either directly to the FSF or via Flattr.