Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Computadores sem RYF com GNU/Linux pré-instalado

Os computadores vendidos por essas empresas exigem o uso de uma BIOS proprietária. Uma BIOS é um programa usado para carregar o sistema operacional e iniciar o computador.

Além disso, se o computador usa um processador Intel, provavelmente possui o Intel Management Engine (ME), que é um backdoor e é conhecido por ter tido falhas de segurança no passado.

Devido aos problemas acima, os computadores vendidos por essas empresas não possuem a certificação Respects Your Freedom (“Respeita Sua Liberdade”, em português), embora possam usar um sistema operacional GNU/Linux totalmente livre.

Se você representa uma empresa e gostaria que seus computadores fossem mencionados aqui, certifique-se que a distribuição padrão pré-instalada do GNU/Linux em seus computadores seja endossada pela FSF ou pelo menos seja selecionável como uma opção durante a compra.

Disponível para esta página:

[en] English   [de] Deutsch   [fr] français   [pt-br] português  

 [Logo da FSF] “A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”