English [en]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   português do Brasil [pt-br]  

Free Software Free Society

Together we have the opportunity to empower the world through the use of free software. The only way to counter proprietary software companies and the billions of dollars they use to strip user rights is through the power of your voice and your generosity. Read more.

148 Joined
600 New Members

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Prêmios do Software de 2000

Descrição da Cerimônia de Entrega do Prêmio

A Cerimônia do Prêmio de 2000 da Free Software Foundation ocorreu no Museu de Arte e História Judaica em Paris, França, na tarde de 1º de fevereiro de 2001. A cerimônia foi patrocinada por Aurora, Idealx e VA Linux Systems. A Associação Para Pesquisa e Promoção da Computação Libre (APRIL), a organização da associação francesa da Free Software Foundation Europe, organizou a cerimônia. A renda do evento foi em benefício da Free Software Foundation Europe.

Richard Stallman apresentou o prêmio, um quilt único, feito a mão, a Brian Paul pelo seu trabalho inovador na biblioteca gráfica Mesa 3D.

Brian Paul foi escolhido entre três finalistas para o prêmio. Os outros finalistas foram Donald Becker, por seus drivers de dispositivos de rede para o sistema GNU/Linux, e Patrick Lenz, por seu trabalho no freshmeat.net.

Durante a cerimônia, outros prêmios foram distribuídos. Georg C. F. Greve, presidente designado para a FSF Europa, presenteou Daniel Riek com um certificado de apreciação pelo seu financiamento inicial para a Free Software Foundation Europe. Frederic Couchet, presidente da APRIL, presenteou Loic Dachary com um prêmio comemorando seu incansável suporte e contribuições para o Software Livre durante os últimos 14 anos.

Está disponível um Press Release completo do evento, em inglês, francês e alemão. Também estão disponíveis versões somente em inglês, somente em francês e somente em alemão.

Filme da Cerimônia

Um filme MPEG-2 do evento está disponível em http://audio-video.gnu.org/. Atenção: é um arquivo bem grande (1.1 GB).

O filme foi capturado e codificado usando software livre. Considerando que ainda não está maduro, nenhuma visualização em streaming está disponível, o stream é um pouco falho e você pode presenciar problemas de software ao lê-lo. Esperamos que isso incentive os desenvolvedores a criar um software livre melhor para capturar e exibir o MPEG-2. Christophe Massiot escreveu uma descrição completa do processo de captura. O filme pode ser visualizado com o cliente VideoLAN, versão 0.2.5 ou posterior, uma solução desenvolvida para streaming MPEG-2 em uma rede local.

Convém mencionar que VideoLAN foi oficialmente lançado sob a GPL por Escola Centrale de Paris para a ocasião, após o lobby ativo da equipe IDEALX e todos os membros do projeto VideoLAN envolvidos na operação.

Transcrição do Texto da Cerimônia

Uma transcrição do texto do evento está disponível.

Fotos da Cerimônia

Olivier Berger tirou algumas fotos da cerimônia:

TOPO

[Logo da FSF]“A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”

PARTICIPE COMPRE