Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Tux Paint

Descrição

Tux Paint é um programa de desenho multiplataforma criado especificamente para crianças. Crianças na faixa dos 3 anos de idade não têm dificuldades para se localizar em sua interface clara e intuitiva, que apresenta grandes botões identificados por rótulos, assim como um ícone para que a criança possa facilmente reconhecê-los. No centro da tela há uma área em branco para que a criança possa desenhar fazendo uso de uma ampla variedade de ferramentas e pincéis. Como ponto de partida, a criança pode carregar desenhos lineares para pintar, como num livro para colorir.

O programa inclui todas as ferramentas necessárias e mais comuns de desenho, tais como linhas e pincéis para desenho à mão livre e colorido, formas geométricas, dimensionamento, uma borracha, opções “Refazer” e “Desfazer”, além do som que toca durante a pintura e uma ferramenta especial chamada “Magic” para efeitos impressionantes como: arco-íris, brilho, giz, borrão, rotacionar, e muito mais.

Junto com a ferramenta Mágicas, a outra característica popular entre as crianças é o “Carimbo”, que contém várias fotos e clip-arts que podem ser “carimbados” na tela, tais como plantas e flores, animais, dia da arte, planetas e muito mais. Muitos destes selos são fornecidos juntos com o programa, e outros estão disponíveis para ser instalados como coleções separadas. Muitos usuários contribuem com o sua própria arte para ser incluída como selos no programa; veremos um exemplo de como isso foi feito por um grupo de crianças de uma escola na Índia, colocando em prática a liberdade de software que o programa garante.

O Tux Paint está disponível em mais de 80 línguas, inclusive línguas minoritárias e de escrita da direita para a esquerda. Esse número tão grande de línguas é o resultado de contribuições feitas por usuários de todo o mundo.

Para saber mais acesse: Diretório da FSF, Site Oficial do Tux Paint

Quem o está Usando e Como

Comentários de usuários domésticos e histórias de escolas que estão usando o Tux Paint são apresentados no site oficial do projeto. Existem relatos de que o programa é uma das ferramentas mais úteis para que as crianças se familiarizem com conhecimentos básicos de computação gráfica ao mesmo tempo que proporciona um ambiente altamente atraente para elas. Contudo, a característica mais marcante que torna o Tux Paint preferível aos demais softwares de desenho para crianças é o fato de que ele é software livre, o que significa que não vem como restrições de qualquer espécie e que são concedidas ao usuário uma série de liberdades. Por exemplo, uma das liberdades é a de instalar o programa em tantas estações de trabalho quantas forem necessárias, o que é especialmente importante para escolas.

Outra liberdade significativa que o software livre garante é a liberdade de modificar o programa, de modo a adaptá-lo às necessidades do usuário e de redistribuir cópias da versão modificada. É graças a essa liberdade que o Tux Paint está disponível em muitas línguas, incluindo aquelas faladas por grupos minoritários. Na verdade, as traduções para as línguas menos faladas foram fornecidas pelos próprios usuários. Isto é assim porque, na maior parte do tempo, as empresas cujas atividades consistem no desenvolvimento de software privativo adotam políticas baseadas na demanda mercado: se o mercado não é suficientemente grande para garantir o lucro, então geralmente elas são relutantes em investir nele.

Imagem da flor Anthoorium.

Ouça a um aluno pronunciar o nome da flor Anthoorium na língua Malaiala.

Imagem da flor Appooppan Thaady.

Ouça a um aluno pronunciar o nome da flor Thaady Appooppan na língua Malaiala.

Um bom exemplo de como a liberdade de software pode ser aplicada no Tux Paint é o trabalho feito por estudantes de 11 e 12 anos da escola VHSS Irimpanam do Estado de Kerala, na Índia. O trabalho consistiu na adição de uma série de selos para o programa a partir de fotografias tiradas pelos próprios alunos. Eles tiraram fotos de flores autóctones e processaram as imagens digitais com o programa livre chamado Programa Livre de Manipulação de Imagem do GNU ou, em inglês, GNU Free Image Manipulation Program GIMP, acrescentando também o nome de cada flor em Inglês e em Malaiala, sua língua local. Como o Tux Paint tem uma função de som, os estudantes também gravaram com suas próprias vozes o nome das flores em Malaiala, de modo que, quando uma dessas flores é escolhida para ser carimbada na tela, o usuário vai ver e ouvir o nome da flor em Malaiala. Assista e baixe o vídeo e as legendas no formato SubRip.

Uma atividade adicional útil realizada por essa escola, aplicando a liberdade de modificar o programa, foi a tradução da interface do Tux Paint em Malaiala, a língua falada no estado de Kerala.

Por que

A liberdade de modificar o programa é um recurso importante que foi usado pela escola para ir além do ensino de habilidades básicas da informática gráfica ou do entretenimento das crianças. A liberdade foi usada para mostrar a eles que a tecnologia da informação não é algo a se submeter, a ser imposto ao usuário; pelo contrário, deve ser um instrumento para atendê-los de acordo com as suas necessidades.

A liberdade de instalar o programa em todos os computadores do laboratório foi também importante, já que a escola tem limitações econômicas para investir em licenças. Ao distribuir aos estudantes cópias das versões original e modificada do programa, a escola prestou assistência às famílias que passam por dificuldades econômicas.

Resultados

A adição de carimbos para o Tux Paint foi uma experiência emocionante e enriquecedora para os estudantes. Primeiro, eles analisaram como o programa funciona e assim descobriram o mecanismo que o programa usa para a aplicação de selos. Em seguida, eles aprenderam como essa característica particular do programa permitia a adição de selos e como fazê-lo. Eles também adquiriram um conhecimento mais profundo do GIMP durante a manipulação das imagens. Todo o processo deu-lhes a oportunidade não só para desenvolver novas habilidades técnicas, mas também para identificar e valorizar a flora local. Acima de tudo, eles aprenderam que qualquer um, mesmo sem conhecimentos de programação sendo ou apenas uma criança, pode de fato influenciar e aprimorar a tecnologia da informação quando a liberdade de software é garantida.


Créditos

As imagens da interface do Tux Paint em Malaiala com flores nativas, da Thaady Appooppan e flores Anthoorium, bem como os arquivos de som são cortesia da Escola Secundária Profissional Superior Irimpanam e estão sob licença CC-BY-SA, Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.