Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Considerações sobre o Gnutella

O “Gnutella” é, atualmente, o nome para um protocolo para compartilhamento de arquivo distribuído, geralmente usado para arquivos de música. O nome algumas vezes se refere à rede em si, da mesma forma que o software Gnutella original. A situação é bem confusa. Para mais sobre a origem e história do Gnutella, por favor veja o artigo do Wikipédia sobre o assunto.

Em qualquer caso, o nome foi originalmente um jogo de palavra com “GNU” (os desenvolvedores originais planejaram lançar seu código sob a GNU GPL, e podem ter tido em mente contribuí-lo para o projeto GNU) e “Nutella” (uma barra de doce que os desenvolvedores originais gostavam). Porém, nem o software original nem qualquer um dos projetos atuais relativos são pacotes oficiais do GNU. Pedimos para que os desenvolvedores do Gnutella mudem o nome para evitar confusão; talvez isso aconteça no futuro.

Existem vários programas licenciados como software livre que implementam o protocolo Gnutella, tais como Gtk-Gnutella, Mutella e Gnucleus. Por favor, note que, entretanto, ainda nenhum desses programas são oficialmente softwares GNU. GNU possui seu próprio programa de conectividade ponto a ponto, GNUnet, cuja documentação inclui uma comparação de protocolos.

A Free Software Foundation está engajada com a liberdade de copiar e modificar software de computador; música está fora de nosso escopo. Mas existem algumas similaridades em relação à ética de copiar programas e a ética de copiar músicas gravadas. Alguns artigos do diretório de filosofia estão relacionados com a liberdade de copiar outras coisas que não software de computador. Também selecionamos artigos relacionados com o assunto de pessoas não ligadas diretamente à FSF.

Para nós, não importa que tipo de informação está sendo compartilhada e sim alertar as pessoas para que elas rejeitem o pressuposto que algumas pessoas ou empresas tem um suposto direito natural para proibir o compartilhamento de ideias e desta forma ditar exatamente como o público deve utilizá-las. Até mesmo o sistema legal americano rejeita essa ideia antissocial.

Disponível para esta página:

[en] English   [ca] català   [de] Deutsch   [es] español   [fr] français   [hr] hrvatski   [hu] magyar   [id] Indonesia   [ja] 日本語   [ko] 한국어   [nl] Nederlands   [pl] polski   [pt-br] português   [ro] română   [ru] русский   [uk] українська   [zh-cn] 简体中文   [zh-tw] 繁體中文  

 [Logo da FSF] “A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”