English [en]   català [ca]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   magyar [hu]   Bahasa Indonesia [id]   日本語 [ja]   한국어 [ko]   Nederlands [nl]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   română [ro]   русский [ru]   українська [uk]   简体中文 [zh-cn]   繁體中文 [zh-tw]  

This translation may not reflect the changes made since 2004-02-28 in the English original. Please see the Translations README for information on maintaining translations of this article.

Considerações sobre o Gnutella

O “Gnutella” não é verdadeiramente um programa GNU e nós não podemos ter certeza dele ser realmente um software livre. Na verdade, é extremamente difícil encontrar informações sobre este programa. Talvez os desenvolvedores originais tenham escolhido este nome porque planejavam torná-lo algum dia um software livre, mas seus patrões decidiram descontinuar o projeto e não parece que ele tenha sido licenciado como um software livre.

Existem vários programas licenciados como software livre em desenvolvimento que foram projetados para utilizar o mesmo protocolo do Gnutella, tais como gtk-gnutella, mutella, e gnucleus. Por favor, note, entretanto, que ainda nenhum desses programas são oficialmente programas GNU.

A Fundação do Software Livre está engajada com a liberdade de copiar e modificar programas de computador. A música está fora de nosso escopo. Mas existem algumas similaridades em relação à ética de copiar programas e a ética de copiar músicas gravadas. Alguns artigos na sessão filosofia estão relacionados com a liberdade de copiar outras coisas que não programas de computador. Também selecionamos artigos relacionados com o assunto de pessoas não ligadas diretamente à FSF.

Para nós, não importa que tipo de informação está sendo compartilhada e sim alertar as pessoas para que elas rejeitem o presuposto que algumas pessoas ou empresas tem um suposto direito natural para proibir o compartilhamento de idéias e desta forma ditar exatamente como o público deve utilizá-las. Até mesmo o sistema legal americano rejeita essa idéia anti-social.

 [Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Suporte o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.

Voltar ao topo