English [en]   català [ca]   Deutsch [de]   français [fr]   日本語 [ja]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   українська [uk]   简体中文 [zh-cn]   繁體中文 [zh-tw]  

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Dicas sobre como usar a Licença de Documentação Livre GNU

Esta é uma breve explicação de como colocar um documento sob a Licença de Documentação Livre GNU. Para as licenças de software GNU, como a GNU GPL, temos uma página separada.

Como usar os recursos opcionais da FDL?
Nós temos uma página separada que discute como usar os recursos opcionais da FDL.
Onde deve-se colocar a notificação da licença?
Basta colocar o aviso de licença completo no arquivo “principal” do seu documento. Por exemplo, com o Manual de Referência para Lisp do Emacs, temos muitos arquivos incluídos por elisp.texi. Nós mantemos a notificação completa em elisp.texi, e nos outros arquivos, simplesmente escrevemos:
@c -*-texinfo-*-
@c This is part of the GNU Emacs Lisp Reference Manual.
@c Copyright (C) 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1999
@c   Free Software Foundation, Inc.
@c See the file elisp.texi for copying conditions.
O que eu faço com os scripts que são necessários para processar meu documento corretamente?
Recomendamos que esses scripts sejam lançados sob o GNU FDL também. Claro, se esses scripts geralmente são úteis para outras tarefas, é uma boa ideia lançá-los separadamente sob a GNU GPL.
É necessário que o documento tenha seções invariantes?
Não. É perfeitamente aceitável que um documento não tenha seções invariantes.
Devo tentar garantir que o documento tenha algumas seções invariantes?
Não particularmente. Se o conteúdo de uma seção deve ser invariante, torne-a invariante.
Devo tentar evitar seções invariantes?
Não particularmente. Se o conteúdo de uma seção deve ser invariante, torne-a invariante.
Quando uma seção deve ser invariante?
Antes de tudo, tenha em mente que uma seção que trata o material técnico não pode ser invariante. Apenas uma seção secundária pode ser invariante, e uma seção técnica não é uma seção secundária.

Se a seção for um texto que você não tenha permissão para modificar, como uma cópia da GNU GPL, então ela deve ser invariante. Você não pode dar permissão para modificá-la se você não tiver permissão para modificá-la.

(Uma consequência é que você não pode usar um texto preexistente que cobre material técnico se você não tiver permissão para permitir a modificação desse texto.)

Quando uma seção discute a filosofia do software livre, é uma boa ideia tornar essa seção invariante. Por exemplo, quando colocamos o Manifesto GNU em um manual, ou quando incluímos uma seção explicando por que a documentação livre é importante, fazemos essa seção invariante.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF]“A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Apoie o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação.