Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-01-19 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Distribuições GNU/Linux livres

Esta página lista as distribuições GNU/Linux que são completamente livres como em liberdade. As distribuições livres não baseadas no GNU são listadas separadamente.

A Free Software Foundation recomenda e aprova essas distros GNU/Linux, apesar de nós não tentarmos julgá-los ou compará-los com base em qualquer critério que não seja a liberdade; por isso, nós as listamos em ordem alfabética.

Essas distros são sistemas completos prontos para serem usados cujos desenvolvedores fizeram o compromisso de seguir as Diretrizes para Distribuição de Sistemas Livres. Isso significa que elas vão incluir, e propor, exclusivamente software livre. Elas rejeitarão aplicativos não livres, plataformas de programação não livres, drivers não livres, “blobs” de firmware não livres, jogos não livres e quaisquer outros softwares não livres, assim como manuais e documentação não livres.

Se uma destas distribuições incluir ou propor alguma coisa não livre, isso deve ter acontecido por engano e os desenvolvedores têm o compromisso de removê-la. Se você achar documentação ou software não livre em alguma destas distribuições, você pode informar o problema e ganhar GNU Bucks, ao mesmo tempo que nós informamos aos desenvolvedores de forma que eles possam corrigir o problema.

Corrigir erros de liberdade é uma exigência ética para que uma distro seja listada aqui; portanto, nós listamos apenas distros com uma equipe de desenvolvimento que nos falou que vão remover qualquer software não livre que podem ser encontrados neles. Geralmente, a equipe consiste em voluntários e eles não se comprometem com vínculos legais com usuários; mas se nós descobrirmos que uma distro não é mantida adequadamente, vamos retirá-la da lista.

Nós esperamos que outras distribuições GNU/Linux existentes se tornem software livre por completo de forma que nós possamos listá-las aqui. Caso você tenha interesse em ajudar a melhorar o estado de distros livres, ajudar a desenvolver uma distro livre existente contribui muito mais do que começar uma nova.

Por favor, note que nem todo hardware funciona no mundo livre. O site de cada distro deve dizer a qual hardware ele possui suporte. Sugerimos que, depois de ler as breves descrições abaixo, você consulte esses sites, bem como outras informações disponíveis, para julgar qual distro é mais conveniente para você.


A Free Software Foundation não é responsável por outros sites, ou o quão atualizada a informação está.


Distros GNU/Linux para PCs e estações de trabalhos

As distribuições a seguir podem ser instaladas no disco rígido do computador e/ou podem ser executadas ao vivo.

Distribuição Descrição breve
Dragora GNU/Linux-Libre Dragora GNU/Linux-Libre, uma distribuição de GNU/Linux independente baseada em conceitos de simplicidade.
Dyne:bolic Dyne:bolic, uma distribuição GNU/Linux com ênfase especial na edição de áudio e vídeo. Essa é uma distro “estática”, normalmente executada a partir de um “live CD”. Como ele não receberá atualizações de segurança, ele deve ser usado desconectado.
guix Guix System, uma distro GNU/Linux avançada construída sobre o GNU Guix (pronunciado “geeks”), um gerenciador de pacotes puramente funcional para o sistema GNU.
Hyperbola Hyperbola GNU/Linux-libre, uma distribuição com foco na simplicidade e suporte de longo prazo baseada no Arch GNU/Linux.
Parabola GNU/Linux-libre Parabola GNU/Linux-libre, uma distribuição baseada no Arch que prioriza o fácil gerenciamento de pacotes e do sistema.
PureOS PureOS, uma distribuição de GNU baseada no Debian com um foco na privacidade, segurança e conveniência.
Trisquel Trisquel, uma distribuição de GNU/Linux baseada no Ubuntu que é destinada a pequenas empresas, usuários domésticos e centros educacionais.
Ututo Ututo S, uma distribuição 100% livre de GNU/Linux. Foi o primeiro sistema GNU/Linux totalmente livre reconhecido pelo Projeto GNU.

Distros GNU/Linux pequenas

Abaixo está uma lista de pequenas distribuições. Elas foram feitas pensando em dispositivos com recursos limitados, como, por exemplo, um roteador. Uma pequena distribuição livre não é totalmente auto-hospedada, mas ela pode ser construída em cima de uma distribuição completa listada anteriormente, talvez com auxílio de ferramentas livres distribuídas com a pequena distribuição em si.

Distribuição Descrição breve
libreCMC libreCMC é uma distribuição GNU/Linux embarcada para dispositivos com recursos bastante limitados. Apensar de ser projetada para roteadores, ela oferece suporte a vários dispositivos e usos. Em 2015, LibreWRT se juntou ao libreCMC.
ProteanOS ProteanOS é uma distribuição nova, pequena e rápida para dispositivos embarcados. Os recursos de configuração de plataforma permitem que pacotes binários sejam configurados em tempo de compilação e de execução para hardwares e casos de uso diferentes.

Como obter distros GNU/Linux livres

Além de seus próprios sites, muitas dessas distribuições estão disponíveis em mirror.fsf.org. Sinta-se à vontade para baixar ou espelhar (criar um “mirror”) as distribuições de lá, de preferência usando o rsync. Mantenedores de distribuições livres podem pedir o espelhamento de seus projetos contatando os administradores de sistemas da FSF.

Os pacotes individuais do GNU (a maioria dos quais estão inclusos nas distribuições livres) estão descritos separadamente.

Temos outra lista em separado com as empresas que vendem hardware com uma distribuição de GNU/Linux livre pré-instalada.

Há algo que nós esquecemos?

Conhece alguma distribuição que esperava encontrar em nossa lista, mas não encontrou? Em primeiro lugar, veja nossa página sobre por que não aprovamos algumas distribuições comuns. Essa página explica os motivos pelos quais algumas distribuições conhecidas não atendem às nossas diretrizes. Se a distribuição não está listada ali também e você pensa que ela se qualifica segundo nossas diretrizes, por favor, fale aos mantenedores da distribuição sobre essa página e encoraje-os a nos contatar — nós gostaríamos de ouvi-los.

Se você mantém uma distribuição que segue as Diretrizes de Distribuição de Sistemas Livres e gostaria que a distribuição fosse listada aqui, por favor escreva-nos para <webmasters@gnu.org> com uma introdução e um link para o site do projeto. Quando você fizer isso, vamos explicar mais sobre nosso processo de avaliação a você e o iniciaremos o mais rápido possível. Estamos ansioso para ouvir de você!

Histórico

As distribuições a seguir foram previamente listadas acima, mas não são mais recomendadas.

Distribuição Descrição breve Circunstâncias de retirada
BLAG Linux e GNU BLAG Linux e GNU, uma distribuição de GNU/Linux baseada no Fedora. Removida em junho de 2018 a pedido dos mantenedores, pois eles pararam de dar manutenção a ela.
gNewSense gNewSense, uma distribuição de GNU/Linux baseada no Debian, patrocinada pela FSF. Removida em abril de 2021.
Musix GNU+Linux Musix, uma distribuição GNU+Linux com ênfase especial na produção de áudio. Essa é uma distro “estática”, normalmente executada a partir de um “live CD”. Como ele não receberá atualizações de segurança, ele deve ser usado desconectado. Removida em março de 2019 a pedido do mantenedor, pois ele parou de dar manutenção a ela.