Esta é uma tradução da página original em Inglês.

GNU é o único sistema operacional desenvolvido especificamente para dar liberdade aos seus usuários. O que é GNU, e qual liberdade está em jogo?

Fight to Repair: Um vídeo da FSF

O que é GNU?

GNU é um sistema operacional que é software livre – que é, o respeito a liberdade de seus usuários. O sistema operacional GNU consiste em pacotes GNU (programas especificamente lançados pelo Projeto GNU) bem como software livre lançado por terceiros. O desenvolvimento do GNU tornou possível o uso de um computador sem um software que ameace sua liberdade.

Nós recomendamos a versão instalável do GNU (mais precisamente, distribuições GNU/Linux) que sejam totalmente software livre. Mais sobre GNU abaixo.

 [Screenshot of Trisquel 10 with MATE desktop] 

Trisquel 10 with MATE desktop, and part of the LibreOffice suite.

 [Captura de tela de Dragora 3.0-beta1 com o gerenciador de janela
IceWM] 

Dragora / IceWM

 [Captura de tela do Guix 0.15 com GNOME 3 desktop] 

Guix / GNOME3

 [Captura de tela de Hyberbola 0.3 com o gerenciador de janela
i3] 

Hyperbola / i3

 [Captura de tela de Parabola 2020 com LXDE desktop] 

Parabola / LXDE

 [Captura de tela do PureOS 8 com GNOME 3 desktop] 

PureOS / GNOME3

 [Screenshot of Trisquel 10 with MATE desktop] 

Trisquel / MATE

O que é o Movimento de Software Livre?

As campanhas de movimento de software livre visam devolver aos usuários de computador a liberdade que vem de software livre. O software livre coloca seus usuários no controle de sua própria computação. O software não-livre coloca seus usuários sob o poder do desenvolvedor do software. Veja a explicação em vídeo.

O que é Software Livre?

Software Livre significa que os usuários tem liberdade para executar, copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software.

Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em “livre” como em “discurso livre”, não como em “gratuidade”.

Mais precisamente, software livre significa que os usuários de um programa têm as quatro liberdades essenciais:

  • A liberdade de executar o programa como quiser, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e alterá-lo de forma que ele faça sua computação como você deseja (liberdade 1). Acesso ao código-fonte é uma pré-condição para isso.
  • A liberdade de redistribuir cópias e assim você pode ajudar outros (liberdade 2).
  • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas para outros (liberdade 3). Ao fazer isso, você pode dar a toda uma comunidade a chance de se beneficiar de suas alterações. Acesso ao código-fonte é uma pré-condição para isso.

Desenvolvimentos em tecnologia e uso em rede tem tornado essas liberdades ainda mais importantes agora do que eram em 1983.

Nowadays the free software movement goes far beyond developing the GNU system. See the Free Software Foundation's web site for more about what we do, and a list of ways you can help.

Mais sobre GNU

GNU é um sistema operacional semelhante ao Unix. Isso significa que é uma coleção de muitos programas: aplicativos, bibliotecas, ferramentas de desenvolvimento e até jogos. O desenvolvimento do GNU, que começou em Janeiro de 1984, é conhecido como Projeto GNU. Muitos dos programas em GNU são lançados sob auspícios do Projeto GNU; estes são chamados pacotes GNU.

O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix!” (em português, é traduzido como “GNU Não é Unix!”). “GNU” é pronunciado como “menu”, com “g” em vez de “me”, e como o herbívoro africano “gnu”.

O programa em um sistema semelhante ao Unix que aloca recursos da máquina e conversa com o hardware é chamado “kernel”. GNU é tipicamente usado com um kernel chamado Linux. Essa combinação é o Sistema Operacional GNU/Linux . GNU/Linux é usado por milhões, apesar de muitos o chamarem de “Linux” por engano.

GNU's own kernel, the GNU Hurd, was started in 1990 (before Linux was started). Volunteers continue developing the Hurd because it is an interesting technical project.

Mais informação