English [en]   العربية [ar]   català [ca]   Česky [cs]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   română [ro]   русский [ru]  

This is a translation of an original page in English.

A página original em inglês foi modificada desde que esta tradução foi atualizada. A página em inglês pode ser visualizada em:
http://www.gnu.org/philosophy/fs-motives.html.en
Diferenças entre a última versão traduzida e a versão atual em inglês podem ser visualizadas em:
http://www.gnu.org/philosophy/po/fs-motives.pt-br-diff.html
The date of change in the English page is:
2013-12-02

Por favor, veja o Translations README para descobrir como você pode ajudar a atualizar essa tradução.

Motivos para Escrever Software Livre

Esses são alguns motivos para escrever software livre.

Diversão.
Para algumas pessoas, frequentemente os melhores programadores, escrever software livre é a melhor forma de diversão, especialmente quando não existe nenhum chefe para lhe dizer o que fazer.
Praticamente todos os desenvolvedores de software livre compartilham esse motivo.
Idealismo político.
O desejo de construir um mundo de liberdade e ajudar aos usuários de computador a escapar do poder dos desenvolvedores de software.
Ser admirado.
Se você escrever um programa bem-sucedido e útil, os usuários irão te admirar. E isso é muito agradável.
Reputação profissional.
Se você escrever um programa livre bem-sucedido e útil, será o suficiente para mostrar que você é um bom programador.
Gratidão.
Se você tem usado os programas livres da comunidade por anos, e eles têm sido importantes para o seu trabalho, você se sentirá grato e em dívida com os desenvolvedores. Quando você escreve um programa que pode ser útil para muitas pessoas, é sua chance de passar adiante o favor.
Ódio pela Microsoft.
É um erro focar nossas críticas estreitamente à Microsoft. Certamente a Microsoft é maligna, uma vez que ela cria software não-livre. Ainda pior, ela implementa a Gestão Digital de Restrições em seu software. Mas muitas outras companhias fazem uma ou ambas as coisas.
Todavia, é fato que muitas pessoas desprezam completamente a Microsoft e alguns podem contribuir para o software livre baseados nesse sentimento.
Dinheiro.
Um número considerável de pessoas são pagas para desenvolver software livre ou construíram negócios ao redor dele.
Querer um programa melhor para usar.
As pessoas frequentemente trabalham em aperfeiçoar os programas que usam, com o fim de torná-lo mais simples e prático. (Alguns analistas não reconhecem nenhum motivo além desse, mas sua imagem da natureza humana é muito estreita.)
Educação.
Escrever bom software livre é frequentemente uma oportunidade para dramaticamente melhorar tanto suas habilidades técnicas quanto as sociais; se você é um professor, encoraje seus estudantes a participar de projetos de software livre existentes ou organize um novo projeto. Isso provê uma excelente oportunidade para eles.

A natureza humana é muito complexa e é muito comum que uma pessoa tenha múltiplos motivos simultâneos para uma mesma ação.

Os projetos de software livre e as políticas que afetam o desenvolvimento de software (como as leis) não podem se limitar a ser motivadas pelas maximização dos lucros. Quando encorajar o desenvolvimento de software é o objetivo, todas essas motivações devem ser consideradas, não apenas uma em particular.

Todas as pessoas são diferentes, e podem existir outros motivos faltando nessa lista. Se você conhece motivos que não estão listados aqui, por favor, mande um e-mail para <campaigns@gnu.org>. Se nós acreditarmos que existe uma change de que esses outros motivos influenciem muitos desenvolvedores, os adicionaremos à lista.

[FSF logo]“Our mission is to preserve, protect and promote the freedom to use, study, copy, modify, and redistribute computer software, and to defend the rights of Free Software users.”

The Free Software Foundation is the principal organizational sponsor of the GNU Operating System. Support GNU and the FSF by buying manuals and gear, joining the FSF as an associate member, or making a donation, either directly to the FSF or via Flattr.

voltar ao topo