Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Motivos para Escrever Software Livre

Não cometa o erro de supor que todo o desenvolvimento de software possui um único motivo. Aqui estão alguns motivos que nós sabemos que influenciam muitas pessoas a escrever software livre.

Diversão
Para algumas pessoas, frequentemente os melhores programadores, escrever software livre é a melhor forma de diversão, especialmente quando não existe nenhum chefe para lhe dizer o que fazer.
Praticamente todos os desenvolvedores de software livre compartilham esse motivo.
Idealismo político
O desejo de construir um mundo de liberdade e ajudar aos usuários de computador a escapar do poder dos desenvolvedores de software.
Ser admirado
Se você escrever um programa bem-sucedido e útil, os usuários irão te admirar. E isso é muito agradável.
Reputação profissional
Se você escrever um programa livre bem-sucedido e útil, será o suficiente para mostrar que você é um bom programador.
Comunidade
Ser parte de uma comunidade colaborando com outras pessoas em projetos públicos de software livre é um motivo por muitos programadores.
Educação
Escrever bom software livre é frequentemente uma oportunidade para dramaticamente melhorar tanto suas habilidades técnicas quanto as sociais; se você é um professor, encoraje seus estudantes a participar de projetos de software livre existentes ou organize um novo projeto. Isso provê uma excelente oportunidade para eles.
Gratidão
Se você tem usado os programas livres da comunidade por anos, e eles têm sido importantes para o seu trabalho, você se sentirá grato e em dívida com os desenvolvedores. Quando você escreve um programa que pode ser útil para muitas pessoas, é sua chance de passar adiante o favor.
Ódio pela Microsoft
É um erro focar nossas críticas estreitamente na Microsoft. Certamente a Microsoft é maligna, uma vez que ela cria software não livre. Ainda pior, geralmente malware em várias formas incluindo DRM. Mas muitas outras companhias fazem essas coisas, e o inimigo mais malvado de nossa liberdade nos dias de hoje é a Apple.
Todavia, é fato que muitas pessoas desprezam completamente a Microsoft e alguns podem contribuir para o software livre baseados nesse sentimento.
Dinheiro
Um número considerável de pessoas são pagas para desenvolver software livre ou construíram negócios ao redor dele.
Querer um programa melhor para usar
As pessoas frequentemente trabalham em aperfeiçoar os programas que usam, com o fim de torná-lo mais simples e prático. (Alguns analistas não reconhecem nenhum motivo além desse, mas sua imagem da natureza humana é muito estreita.)

A natureza humana é muito complexa e é muito comum que uma pessoa tenha múltiplos motivos simultâneos para uma mesma ação.

Todas as pessoas são diferentes, e podem existir outros motivos faltando nessa lista. Se você conhece motivos que não estão listados aqui, por favor, mande um e-mail para <campaigns@gnu.org>. Se nós acreditarmos que existe uma chance de que esses outros motivos influenciem muitos desenvolvedores, os adicionaremos à lista.