Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Centro de Computação Comunitária de Ambedkar (AC3)

As informações a seguir nos foram submetidas pelo grupo de voluntários trabalhando no Centro.


Localização

O Centro está localizado no quarteirão Sudharshan da Rua Bannerghatta em Bangalore, estado de Karnataka, Índia.

Sobre

O Centro de Computação Comunitária de Ambedkar (em inglês, Ambedkar Community Computing Center) não é uma instituição educacional privada ou pública; é um centro de computação educacional mantido por jovens de um grupo local chamado Ambedkar Sanga que trabalha nas favelas da área.

O Centro foi fundado em 2007 em um esforço para trazer o mundo da computação mais perto das crianças e jovens desprivilegiados que, do contrário, teriam pouca oportunidade de conseguir contato com essa tecnologia.

O grupo consiste em cerca de 15 crianças e meninos e meninas jovens de 13 a 23 anos de idade. Eles assistem a aulas 3 vezes por semana, por 2 horas cada sessão.

Motivação

A área na qual esse Centro está localizado carece até mesmo de condições de vida mais básicas. Nós sentimos que as crianças daquele lugar devem ter uma boa sede por Liberdade enquanto também aprendem computação, e o Software Livre serve para esse propósito. Software Livre é uma forma de falar sobre Liberdade.

Como Nós Fizemos Isso

Nenhum processo de migração estava envolvido. Nós somos adeptos do Software Livre, então começamos diretamente pela instalação de Software Livre em todos os computadores em uso; portanto, não enfrentamos dificuldades em particular na instalação dos sistemas. Nossa maior dificuldade está na falta de hardware. Nós usamos apenas laptops e precisamos de todos que conseguirmos. Nós dependemos de doações para nosso trabalho.

Compromisso com o Software Livre

Nós temos cinco estações de trabalho, todas sendo laptops e todas funcionando com sistemas operacionais totalmente livres.

Todos os programas que nós usamos são software livre. Por exemplo, usamos LibreOffice para planilhas e para escrita de documentos em geral, e GIMP para imagens.

Resultados

Navegar na web usando Software Livre ajuda esses jovens a terem acesso ao mundo externo com segurança e confiança. Programas livres de edição de imagens, como o GIMP, permitem que eles expressem sua criatividade livre e facilmente.

Uma das crianças desprivilegiadas que assiste as aulas no Centro conseguiu um alto nível de habilidade no uso do GIMP. Seus trabalhos foram apresentados e vendidos em uma conferência local de Software Livre. A imagem à direita mostra ele entregando para o Richard Stallman uma cópia de um ensaio chamado “O Futuro é Nosso” (em inglês, The Future is Ours), o qual foi produzido no Centro.

Algumas das crianças que assistem nossas aulas também têm cursos de computação na escola. Eles relatam que as habilidades que eles aprenderam no Centro são de grande ajuda para acompanhar e passar naqueles cursos com sucesso.


Nós fomos informados que o esforço impressionante dos voluntários de Software Livre está expandindo nessas áreas necessitadas da cidade, com resultados marcantes. Se você gostaria de contribuir ou doar laptops para esse grupo, por favor nos contate em <education@gnu.org>.


A imagem nesta página está licenciada sob a CC-BY-SA, a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.