Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Perguntas Frequentes Sobre Software Livre e Educação

Muitos defensores do software livre encontram dificuldades quando conversam com os administradores de instituições educacionais sobre as vantagens de usar e ensinar software livre. Frequentemente, administradores de escolas nunca ouviram sobre o software livre ou ouviram falar apenas sobre “código aberto”, então eles levantam muitas questões. Nesse documento, colocamos algumas das perguntas mais comuns e as melhores respostas possíveis para eliminar incertezas.

Como professor, venho me esforçando para explicar para os administradores da escola as vantagens que o software de código aberto pode trazer para ela, mas eles não parecem estar interessados.

“Código aberto” se refere apenas às vantagens técnicas do software. Escolas podem não estar interessadas nesse aspecto uma vez que, muito provavelmente, os requerimentos técnicos já estão satisfeitos pelo software privativo que usam. Você deve conversar com eles em termos de Software Livre, não “código aberto”, de modo que possa explicar as razões éticas e filosóficas pelas quais instituições educacionais devem rejeitar o software privativo.

Veja as razões pelas quais instituições educacionais devem usar e ensinar exclusivamente Software Livre.

Eu adoraria que todas as escolas migrassem para o Software Livre, mas acho que não há esperança. O software privativo tem muito poder, mesmo sobre escolas. A situação é desencorajante.

Embora seja verdade que as corporações conseguiram impor seus produtos sobre a sociedade, usando as escolas como agentes de propaganda, também é verdade que muitas escolas ao redor do mundo têm adotado Software Livre com excelentes resultados. Veja nossa seção de estudos de caso para alguns exemplos.

Quando nós começamos o projeto GNU, em 1983, a situação era desencorajante para nós também. Nós começamos do zero e, hoje, milhões de pessoas ao redor do mundo usam Software Livre.

Sou coordenador do instituto técnico e gostaria de ensinar nossos estudantes a usar e administrar uma plataforma livre, mas eu tenho de obedecer um currículo estabelecido pelo Ministério da Educação, que requer que se ensine plataformas e programas privativos.

Se você é literalmente forçado a ensinar software não-livre, você deve dizer aos estudantes que considera este software antiético e que está fazendo isso apenas porque é forçado e fará o mínimo possível, de modo que possa passar a discutir software que respeita a liberdade.

Não devemos nos esquecer que as escolas possuem uma grande influência na sociedade, por isso conscientizar os estudantes das vantagens do software livre é uma maneira de fazer pressão em quem está tomando as decisões. Você pode começar a ensinar aos seus alunos sobre o Software Livre e seus valores éticos, uma vez que eles podem nunca ter ouvido falar sobre. Com o seu aval e apoio, isso pode levar à criação de um Grupo de Software Livre em sua escola. Então o grupo pode começar a se fazer ouvir, escrevendo cartas para o Ministério, realizando eventos para promover o Software Livre e outras atividades similares.

Quando os usuários de computador começarem a exigir seus direitos, os governos terão de estabelecer leis adequadas. É por isso que consciência política e social são aspectos fundamentais que não podem ser deixados de lado quando falamos de software livre.