English [en]   Deutsch [de]   ελληνικά [el]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   українська [uk]  

Thanks to your support, 2015 marks 30 years of the FSF! In the next 30 years, we want to do even more to defend computer user rights. To kick off in that direction, we're setting our highest-ever fundraising goal of $525,000 by January 31st. Read more.

$525K
29% (155K)
Count me in

Educação → Perguntas mais Frequentes

This translation may not reflect the changes made since 2012-12-27 in the English original. You should take a look at those changes. Please see the Translations README for information on maintaining translations of this article.

Perguntas mais Frequentes sobre Educação - Projeto GNU - Free Software Foundation

Muitos defensores do software livre encontram dificuldades quando conversam com os administradores de instituições educacionais sobre as vantagens de usar e ensinar software livre. Frequentemente, administradores de escolas nunca ouviram sobre o software livre ou ouviram falar apenas sobre “código aberto”, então eles levantam muitas questões. Nesse documento, colocamos algumas das perguntas mais comuns e as melhores respostas possíveis para eliminar incertezas.

Como professor, venho me esforçando para explicar para os administradores da escola as vantagens que o software de código aberto pode trazer para ela, mas eles não parecem estar interessados.

“Código aberto” se refere apenas às vantagens técnicas do software. Escolas podem não estar interessadas nesse aspecto uma vez que, muito provavelmente, os requerimentos técnicos já estão satisfeitos pelo software proprietário que usam. Você deve conversar com eles em termos de software livre, não “código aberto”, de modo que possa explicar as razões éticas e filosóficas pelas quais instituições educacionais devem rejeitar o software proprietário.

Veja as razões pelas quais instituições educacionais deveriam usar e ensinar exclusivamente software livre.

Eu adoraria que todas as escolas migrassem para o software livre, mas acho que não há esperança. O software proprietário tem muito poder, mesmo sobre escolas. A situação é desencorajante.

Embora seja verdade que as corporações conseguiram impor seus produtos sobre a sociedade usando as escolas como agentes de propaganda, também é verdade que muitas escolas ao redor do mundo têm adotado software livre com excelentes resultados. Veja nossa seção de estudo de casos para alguns exemplos.

Quando nós começamos o projeto GNU, já em 1983, a situação era desencorajante para nós também. Nós começamos do zero e, hoje, milhões de pessoas ao redor do mundo usam software livre.

Sou coordenador do instituto técnico e gostaria de ensinar nossos estudantes a usar e administrar uma plataforma livre, mas eu tenho de obedecer um currículo estabelecido pelo Ministério da Educação, que requer que se ensine plataformas e programas proprietários.

Se você é literalmente forçado a ensinar software não-livre, você deve dizer aos estudantes que o considera antiético e que está fazendo isso apenas porque é forçado e fará o mínimo o possível, de modo que possa passar a discutir software que respeita a liberdade.

Não devemos nos esquecer que as escolas possuem uma grande influência na sociedade, então conscientizar os estudantes das vantagens do software livre é uma maneira de fazer pressão em quem está tomando as decisões. Você pode começar a ensinar aos seus alunos sobre o software livre e seus valores éticos, uma vez que eles podem nunca ter ouvido sobre. Com o seu aval e apoio, isso pode levar à criação de um Grupo de Software Livre em sua escola. Então o grupo pode começar a se fazer ouvir, escrevendo cartas para o Ministério, realizando eventos para promover o software livre e outras atividades similares.

Quando os usuários de computador começarem a exigir seus direitos, os governos terão de estabelecer leis adequadas. É por isso que consciência política e social são aspectos fundamentais que não podem ser deixados de lado quando falamos de software livre.

 [Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Suporte o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.

Voltar ao topo