Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2023-09-30 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Grupos e projetos

Existem vários grupos e organizações ao redor do mundo que seguem a filosofia do GNU e estão trabalhando em projetos que visam trazer software livre para o campo da educação. Alguns deles estão listados abaixo. Se o seu projeto for compatível apenas com software livre e não estiver listado aqui, entre em contato conosco pelo e-mail <education@gnu.org> para nos informar.

Projeto Educacional da FSFE
“A Equipe de Educação da FSFE existe para aumentar a conscientização e trazer os benefícios do software livre para todos os grupos envolvidos na educação. Seu objetivo é uma estrutura legal que proíba a discriminação contra o software livre e seus usuários.”
GURI
Guri é um grupo que nasceu dentro de uma escola italiana de ensino médio como resultado de um programa realizado pela ONG Hipatia para aumentar a conscientização sobre o papel do software livre no campo da educação. Guri opõe-se à prática crescente de tratar o conhecimento como se fosse um objeto tangível sujeito à propriedade. Exerce luta para mudar a estrutura cultural dominante na Itália, que impede o exercício de alguns dos mais importantes direitos humanos colocando ameaças perigosas à nossa liberdade, como patentes de software, leis de direitos autorais injustas e a adoção de software privativo e subjugador.

Os objetivos do projeto Guri são converter o sistema educacional de modo que ele seja baseado exclusivamente em software livre e estender as liberdades que ele concede a cada campo de conhecimento. Guri acredita no poder da educação para moldar uma sociedade melhor, ensinando aos alunos os valores de compartilhamento e cooperação. Defende e trabalha em prol de um sistema não piramidal para compartilhar o conhecimento como um bem fundamental para a humanidade, um sistema no qual todos podem participar ativamente e acessar o conhecimento sem restrições.

Para atingir seus objetivos, o grupo atua principalmente em ambientes de Ensino Médio e Universitário, organizando workshops e cursos para promover a conscientização sobre os princípios éticos do software livre.

Hipatia
A Hipatia é uma ONG (organização não governamental) internacional que defende o direito de todos os seres humanos de acessar, usar, criar, modificar e distribuir conhecimento. É formada por pessoas de todo o mundo que defendem os ideais do movimento software livre e trabalham para colocar esses princípios em prática. Hipatia enfatiza a importância de usar o software livre na educação; para tanto, seus membros costumam realizar oficinas em instituições de ensino, especialmente em escolas de nível primário e médio.

O nome do grupo se refere à filósofa grega Hipátia.

IT@School
O IT@School é um projeto do governo de Kerala, na Índia, iniciado em 2001 para introduzir as Tecnologias de Comunicação de Informação nas escolas do Estado. Como parte do projeto, foi desenvolvido um sistema operacional GNU/Linux personalizado, que agora está sendo usado em mais de 2.600 escolas no estado. O treinamento no uso do Software Livre foi ministrado a milhares de professores, coordenadores escolares e estudantes.
Sugar Labs
O Sugar Labs é um projeto que fornece a plataforma de aprendizado Sugar, uma interface especialmente projetada para facilitar o uso de computadores por crianças, com um foco especial em seu uso em ambientes educacionais.