English [en]   Deutsch [de]   ελληνικά [el]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   português do Brasil [pt-br]   українська [uk]  

Meet the GNU contributors in person at the GNU Hackers' Meeting!

The 8th GNU Hackers' Meeting takes place in Munich, Germany from 15–17 August 2014. It spans three days, and comprises talks about new GNU programs, status of the GNU system and news from the free software community.

Register now to secure your place.

EducaçãoRecursos EducacionaisSoftware Livre Educacional → Tux Paint

This is a translation of an original page in English.

Tux Paint

Descrição

Tux Paint é um programa de desenho multi-plataforma criado especificamente para crianças. Crianças na faixa dos 3 anos de idade não têm dificuldades para se localizar em sua interface clara e intuitiva, que apresenta grandes botões identificados por rótulos, assim como um ícone para que a criança possa facilmente reconhecê-los. No centro da tela há uma área em branco para que a criança possa desenhar fazendo uso de uma ampla variedade de ferramentas e pincéis. Como ponto de partida, a criança pode carregar desenhos lineares para pintar, como num livro para colorir.

O programa inclui todas as ferramentas necessárias e mais comuns de desenho, tais como linhas e pincéis para desenho à mão livre e colorido, formas geométricas, dimensionamento, uma borracha, opções "Refazer" e "Desfazer", além do som que toca durante a pintura e uma ferramenta especial chamada "Magic" para efeitos impressionantes como: arco-íris, brilho, giz, borrão, rotacionar, e muito mais.

Junto com a ferramenta Magic, a outra característica popular entre as crianças é o "Carimbo", que contém várias fotos e clip-arts que podem ser "carimbados" na tela, tais como plantas e flores, animais, dia da arte, planetas e muito mais. Muitos destes selos são fornecidos juntos com o programa, e outros estão disponíveis para ser instalados como coleções separadas. Muitos usuários contribuem com o sua própria arte para ser incluída como selos no programa; veremos um exemplo de como isso foi feito por um grupo de crianças de uma escola na Índia, colocando em prática a liberdade de software que o programa garante.

O Tux Paint está disponível em mais de 80 línguas, inclusive línguas minoritárias e de escrita da direita para a esquerda. Esse número tão grande de línguas é o resultado de contribuições feitas por usuários de todo o mundo.

Para saber mais acesse: Diretório da FSF, Site Oficial do Tux Paint

Quem o está Usando e Como

Comentários de usuários domésticos e histórias de escolas que estão usando o Tux Paint são apresentados no site oficial do projeto. Existem relatos de que o programa é uma das ferramentas mais úteis para que as crianças se familiarizem com conhecimentos básicos de computação gráfica ao mesmo tempo que proporciona um ambiente altamente atraente para elas. Contudo, a característica mais marcante que torna o Tux Paint preferível aos softwares de desenho para crianças similares é o fato de que é software livre, o que significa que não vem como restrições de qualquer espécie e que são concedidas ao usuário uma série de liberdades. Por exemplo, uma das liberdades é a de instalar o programa em tantas estações de trabalho quantas forem necessárias, o que é especialmente importante para escolas.

Outra liberdade significativa que o software livre garante é a liberdade de modificar o programa, de modo a adaptá-lo às necessidades do usuário e de redistribuir cópias da versão modificada. É graças a essa liberdade que o Tux Paint está disponível em muitas línguas, incluindo aquelas faladas por grupos minoritários. Na verdade, as traduções para as línguas menos faladas foram fornecidas pelos próprios usuários. Isto é assim porque, na maior parte do tempo, as empresas cujas atividades consistem no desenvolvimento de software privativo adotam políticas baseadas na demanda mercado: se o mercado não é suficientemente grande para garantir o lucro, então geralmente elas são relutantes em investir nele.

Imagem da flor Appooppan Thaady.

Ouça a um aluno pronunciar o nome da flor Thaady Appooppan na lingua Malaiala.

Imagem da flor Anthoorium.

Ouça a um aluno pronunciar o nome da flor Anthoorium na lingua Malaiala.

Um bom exemplo de como a liberdade de software pode ser aplicada no Tux Paint é o trabalho feito por estudantes de 11 e 12 anos da escola VHSS Irimpanam do Estado de Kerala, na Índia. O trabalho consistiu na adição de uma série de selos para o programa a partir de fotografias tiradas pelos próprios alunos. Eles tiraram fotos de flores autóctones e processaram as imagens digitais com o programa livre chamado GNU Free Image Manipulation Program GIMP, acrescentando também o nome de cada flor em Inglês e em Malaiala, sua língua local. Como o Tux Paint tem uma função de som, os estudantes também gravaram com suas próprias vozes o nome das flores em Malaiala, de modo que, quando uma dessas flores é escolhida para ser carimbada na tela, o usuário vai ver e ouvir o nome da flor em Malaiala. Assista e baixe o vídeo e as legendas no formato SubRip.

Uma atividade adicional útil realizada por essa escola, aplicando a liberdade de modificar o programa, foi a tradução da interface do Tux Paint em Malaiala, a língua falada no estado de Kerala.

Por Que

A liberdade de modificar o programa é um recurso importante que foi usado pela escola para ir além do ensino de habilidades básicas da informática gráfica ou do entretenimento das crianças. A liberdade foi usada para mostrar a eles que a tecnologia da informação não é algo a se submeter, a ser imposto ao usuário; pelo contrário, deve ser um instrumento para atendê-los de acordo com as suas necessidades.

A liberdade de instalar o programa em todos os computadores do laboratório foi também importante, já que a escola tem limitações econômicas para investir em licenças. Ao distribuir aos estudantes cópias das versões original e modificada do programa, a escola prestou assistência às famílias que passam por dificuldades econômicas.

Resultados

A adição de carimbos para o Tux Paint foi uma experiência emocionante e enriquecedora para os estudantes. Primeiro, eles analisaram como o programa funciona e assim descobriram o mecanismo que o programa usa para a aplicação de selos. Em seguida, eles aprenderam como essa característica particular do programa permitia a adição de selos e como fazê-lo. Eles também adquiriram um conhecimento mais profundo do GIMP durante a manipulação das imagens. Todo o processo deu-lhes a oportunidade não só para desenvolver novas habilidades técnicas, mas também para identificar e valorizar a flora local. Acima de tudo, eles aprenderam que qualquer um, mesmo sem conhecimentos de programação sendo ou apenas uma criança, pode de fato influenciar e aprimorar a tecnologia da informação quando a liberdade de software é garantida.


Créditos

As imagens da interface do Tux Paint em Malaiala com flores nativas, da Thaady Appooppan e flores Anthoorium, bem como os arquivos de som são cortesia da Escola Secundária Profissional Superior Irimpanam e estão sob licença CC-BY-SA, Creative Commons Attribution-SharedAlike 3.0 Unported.

[FSF logo]“Our mission is to preserve, protect and promote the freedom to use, study, copy, modify, and redistribute computer software, and to defend the rights of Free Software users.”

The Free Software Foundation is the principal organizational sponsor of the GNU Operating System. Support GNU and the FSF by buying manuals and gear, joining the FSF as an associate member, or making a donation, either directly to the FSF or via Flattr.

voltar ao topo