English [en]   Deutsch [de]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   Nederlands [nl]   português do Brasil [pt-br]   română [ro]   русский [ru]   українська [uk]  

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Livre Opcionalmente Não É Suficiente

Há distros que nos recusamos a recomendar que oferecem ao usuário a opção de instalar apenas softwares livres. Considerando tal opção, um usuário que valoriza fortemente sua liberdade, e pensa sobre a questão, pode fazer com que essas distros respeitem sua liberdade.

Uma distro que ofereça tal opção é claramente melhor que uma que falha em oferecê-la. Mas esta opção não serve para que a distro seja recomendada em geral. Afinal das contas, a maioria das pessoas em nossa comunidade não estão conscientes desta questão. Não podemos esperar que a maioria deles rejeitem softwares não livres simplesmente porque a distro oferece uma forma de fazê-lo.

Então, se estamos considerando recomendar uma distro, precisamos levar em consideração a quem nós vamos recomendá-la. Por exemplo, poderia ser:

  1. Apoiadores específicos comprometidos com o software livre que nós sabemos que se esforçarão para evitar software não livre.
  2. Um grupo grande, tal como o público geral.

Para o primeiro caso, poderíamos recomendar a distro se ela fornecer uma forma clara e confiável de rejeitar software não livre.

Porém, para recomendar uma distro para o público geral, nós precisamos insistir nos critérios que nós efetivamente usamos: um comprometimento explícito em não oferecer ou sugerir qualquer programa não livre. Dessa forma, nós sabemos que a distro não levará o público a instalar qualquer um desses.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

The Free Software Foundation is the principal organizational sponsor of the GNU Operating System. Support GNU and the FSF by buying manuals and gear, joining the FSF as an associate member, or making a donation, either directly to the FSF or via Flattr.