English [en]   Deutsch [de]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   Nederlands [nl]   português do Brasil [pt-br]   română [ro]   русский [ru]   українська [uk]  

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Livre Opcionalmente Não É Suficiente

Há distros que nos recusamos a recomendar que oferecem ao usuário a opção de instalar apenas softwares livres. Considerando tal opção, um usuário que valoriza fortemente sua liberdade, e pensa sobre a questão, pode fazer com que essas distros respeitem sua liberdade.

Uma distro que ofereça tal opção é claramente melhor que uma que falha em oferecê-la. Mas esta opção não serve para que a distro seja recomendada em geral. Afinal das contas, a maioria das pessoas em nossa comunidade não estão conscientes desta questão. Não podemos esperar que a maioria deles rejeitem softwares não livres simplesmente porque a distro oferece uma forma de fazê-lo.

Então, se estamos considerando recomendar uma distro, precisamos levar em consideração a quem nós vamos recomendá-la. Por exemplo, poderia ser:

  1. Apoiadores específicos comprometidos com o software livre que nós sabemos que se esforçarão para evitar software não livre.
  2. Um grupo grande, tal como o público geral.

Para o primeiro caso, poderíamos recomendar a distro se ela fornecer uma forma clara e confiável de rejeitar software não livre.

Porém, para recomendar uma distro para o público geral, nós precisamos insistir nos critérios que nós efetivamente usamos: um comprometimento explícito em não oferecer ou sugerir qualquer programa não livre. Dessa forma, nós sabemos que a distro não levará o público a instalar qualquer um desses.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Apoie o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.