English [en]   العربية [ar]   català [ca]   Deutsch [de]   français [fr]   日本語 [ja]   한국어 [ko]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   українська [uk]   简体中文 [zh-cn]   繁體中文 [zh-tw]  

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Por que editores devem usar a GNU FDL

por Richard Stallman

Os escritores técnicos podem ganhar dinheiro escrevendo documentação livre para software livre? Nós realmente esperamos que sim, e essa é a razão para a Licença de Documentação Livre GNU.

A GFDL é uma forma de atrair editores comerciais para o financiamento de documentação livre sem renunciar a qualquer liberdade vital. O recurso de “texto de capa”, e certos outros aspectos da licença que lidam com capas, página de título, histórico e endossos, são incluídos para tornar a licença atraente para editores comerciais de livros cujos autores são pagos. Para melhorar o apelo, consultei especificamente funcionários de editoras, bem como advogados, escritores de documentação livre e a comunidade em geral, ao escrever a GFDL.

Pelo menos dois editores comerciais de manuais de software me disseram que estão interessados em usar esta licença. O futuro nunca é uma coisa certa, mas a GFDL parece ter uma boa chance de ter sucesso em moldar um sistema social onde editores comerciais pagam pessoas para escrever manuais livres comerciais para software livre.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF]“A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Apoie o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação.