Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-01-02 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Por que editores devem usar a GNU FDL

por Richard Stallman

Os escritores técnicos podem ganhar dinheiro escrevendo documentação livre para software livre? Nós realmente esperamos que sim, e essa é a razão para a Licença de Documentação Livre GNU.

A GFDL é uma forma de atrair editores comerciais para o financiamento de documentação livre sem renunciar a qualquer liberdade vital. O recurso de “texto de capa”, e certos outros aspectos da licença que lidam com capas, página de título, histórico e endossos, são incluídos para tornar a licença atraente para editores comerciais de livros cujos autores são pagos. Para melhorar o apelo, consultei especificamente funcionários de editoras, bem como advogados, escritores de documentação livre e a comunidade em geral, ao escrever a GFDL.

Pelo menos dois editores comerciais de manuais de software me disseram que estão interessados em usar esta licença. O futuro nunca é uma coisa certa, mas a GFDL parece ter uma boa chance de ter sucesso em moldar um sistema social onde editores comerciais pagam pessoas para escrever manuais livres comerciais para software livre.