English [en]   العربية [ar]   български [bg]   català [ca]   Deutsch [de]   español [es]   فارسی [fa]   français [fr]   עברית [he]   hrvatski [hr]   italiano [it]   한국어 [ko]   മലയാളം [ml]   Nederlands [nl]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   Türkçe [tr]   українська [uk]  

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Por que Copyleft?

“Quando se trata de defender a liberdade dos outros, ficar sentado e fazer nada é um ato de fraqueza, e não de humildade.”

No Projeto GNU, geralmente recomendamos que as pessoas usem licenças protegidas por copyleft, como a GNU GPL, em vez de licenças de software livre sem copyleft. Não argumentamos duramente contra as licenças sem copyleft – na verdade, ocasionalmente nós as recomendamos em circunstâncias especiais –, mas os que advogam por aquelas licenças mostram um padrão de argumentação dura contra a GPL.

Em um de tais argumentos, uma pessoal declarou que seu uso de uma das licenças BSD era um “ato de humildade”: “Eu peço nada daqueles que usam o meu código, exceto me dar o crédito”. É um exagero descrever uma demanda legal por crédito como “humildade”, mas há uma questão mais profunda a ser considerada aqui.

A humildade é em desconsideração a seu próprio interesse, mas o interesse que você abandona quando não protege seu código com copyleft é muito maior que o seu próprio. Alguém que usa seu código em um programa não livre está negando a liberdade a outros e, se você permitir isso, você está falhando em defender a liberdade dessas pessoas. Quando se trata de defender a liberdade dos outros, ficar sentado e fazer nada é um ato de fraqueza, e não de humildade.

Lançar seu código sob uma das licenças BSD, ou alguma outra licença leniente e permissiva, não é incorreto; o programa ainda é um software livre e ainda é uma contribuição para nossa comunidade. Porém é fraco e, na maioria dos casos, não é a melhor forma de promover a liberdade dos usuários de compartilhar e modificar softwares.

Aqui estão exemplos específicos de versões não livres de programas livres que causaram grandes danos ao mundo livre.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF]“A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com a missão global de promover a liberdade de usuários de computador. Nós defendemos os direitos dos usuários de software.”

The Free Software Foundation is the principal organizational sponsor of the GNU Operating System. Support GNU and the FSF by buying manuals and gear, joining the FSF as an associate member, or making a donation.