Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-01-07 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Apresentação de pacotes GNU

Este arquivo fornece uma apresentação breve de todos os pacotes GNU oficiais com links para suas páginas. Mais documentação de pacotes GNU.

logo do 3dldf 3DLDF

GNU 3DLDF permite desenhos 3D com saída para o formato MetaPost através de uma linguagem semelhante ao Metafont. O objetivo principal é fornecer um meio de criar conteúdo 3D para documentos TeX, mas também pode criar animações contendo uma composição de texto pelo TeX. (doc)

logo for 8sync 8sync

8sync (pronuncia-se “eit-sinc”) é uma biblioteca de programação assíncrona para o GNU Guile. Ela faz uso de continuações delimitadas para evitar uma confusão de retornos de chamada, resultando em um código limpo, fácil de ler e sem bloqueio. (doc)

a2ps

GNU a2ps converte quase tudo em um arquivo PostScript, pronto para impressão. Ele consegue isso delegando arquivos a manipuladores externos, como Groff e Gzip. Ele lida com tantas etapas quantas forem necessárias para produzir um arquivo impresso bem formatado. Também inclui algumas habilidades extras para casos especiais, como a saída --help de impressão bem formatada. (doc)

Acct

GNU acct fornece um meio para os administradores do sistema determinarem os padrões de uso do sistema. Ele fornece informações sobre, por exemplo, conexões, programas executados e recursos do sistema usados. (doc)

Acm

GNU ACM é um simulador de voo no qual os jogadores podem competir em combate aéreo de diferentes computadores, pilotando aeronaves a jato bem equipadas, como um F-16C Falcon ou um MiG-29 Fulcrum. (doc)

Adns

GNU adns é uma biblioteca C que fornece funcionalidade de resolução de DNS fácil de usar. A biblioteca é assíncrona, permitindo várias chamadas simultâneas. O pacote também inclui vários utilitários de linha de comando para uso em scripts. (doc)

Alive

GNU Alive envia pings periódicos para um servidor, geralmente para manter uma conexão ativa. (doc)

Anastasis

GNU Anastasis is a free software protocol and implementation that allows users to securely deposit core secrets with a public set of escrow providers, and allows users to recover these secrets if their original copies are lost. (doc)

Anubis

Anubis é um daemon que fica entre o Mail User Agent (MUA) e o Mail Transfer Agent (MTA). Quando um e-mail é enviado por um usuário no MUA, ele é primeiro passado para o Anubis, que realiza processamento adicional para a mensagem antes de transmiti-lo para entrega pelo MTA. A Anubis pode, por exemplo, modificar os cabeçalhos ou o corpo da mensagem, ou criptografar ou assinar a mensagem. (doc)

APL

GNU APL é um interpretador livre para a linguagem de programação APL. É uma implementação da norma ISO 13751. (doc)

Archimedes

Archimedes é um pacote livre para simulações de dispositivos semicondutores. Destina-se a auxiliar engenheiros na concepção e simulação de dispositivos semicondutores submicron e mesoscópicos com base no método Monte Carlo. É capaz de lidar com uma ampla variedade de materiais e estruturas, que são descritos através de scripts simples. (doc)

Aris

Aris é um programa para realizar provas lógicas. Ele oferece suporte a lógica proposicional e de predicados, bem como álgebra booleana e lógica aritmética. Além de suas regras de inferência e equivalência predefinidas, o Aris também oferece suporte a referências de provas mais antigas. Seu uso de símbolos lógicos padrão e sua interface de dedução natural facilitam o uso para iniciantes. (doc)

Artanis

GNU Artanis é um framework de aplicações web escrito em Guile Scheme. Uma estrutura de aplicativo da Web (WAF) é uma estrutura de software projetada para oferecer suporte ao desenvolvimento de sites dinâmicos, aplicativos da Web, serviços da Web e recursos da Web. O framework visa aliviar a sobrecarga associada a atividades comuns realizadas no desenvolvimento web. O Artanis fornece várias ferramentas para desenvolvimento da Web: acesso a banco de dados, estruturas de modelos, gerenciamento de sessões, remapeamento de URL para RESTful, cache de página e muito mais. (doc)

Aspell

Aspell é um verificador ortográfico que pode ser usado como uma biblioteca ou como um programa autônomo. Os recursos notáveis do Aspell incluem seu suporte total a documentos escritos na codificação UTF-8 e sua capacidade de usar vários dicionários, incluindo os pessoais. (doc)

logo do auctex AUCTeX

AUCTeX é um ambiente integrado para produzir documentos TeX no Emacs. Ele permite que muitas macros TeX padrão sejam inseridas com simples pressionamentos de tecla ou seleção de menu. Ele oferece uma interface para programas externos, permitindo que você compile ou visualize seus documentos a partir do Emacs. O AUCTeX também possui a capacidade de colocar visualizações em linha de instruções complexas do TeX, como fórmulas matemáticas. (doc)

Autoconf

Autoconf oferece ao desenvolvedor um conjunto robusto de macros M4 que se expandem em código shell para testar os recursos de sistemas semelhantes ao Unix e para adaptar automaticamente seu pacote de software a esses sistemas. Os shell scripts resultantes são autocontidos e portáteis, liberando o usuário da necessidade de saber qualquer coisa sobre Autoconf ou M4. (doc)

Autoconf-archive

Autoconf Archive é uma coleção de mais de 450 novas macros para o Autoconf, expandindo enormemente o domínio de sua funcionalidade. Essas macros foram contribuídas como software livre pela comunidade. (doc)

logo do autogen AutoGen

AutoGen é um programa para facilitar a manutenção de programas que contêm grandes quantidades de texto repetitivo. Ele automatiza a construção dessas seções do código, simplificando a tarefa de manter o texto em sincronia. Também inclui um pacote complementar chamado AutoOpts, especializado na manutenção e documentação de opções do programa. (doc)

Automake

Automatize é a parte do sistema de construção GNU para produzir Makefiles compatíveis com os padrões. Os requisitos de compilação são inseridos em um formato intuitivo e, em seguida, o Automake trabalha com o Autoconf para produzir um Makefile robusto, simplificando todo o processo para o desenvolvedor. (doc)

Avl

libavl fornece uma grande coleção de árvore de pesquisa binária e rotinas de árvore balanceadas para C. Essas árvores oferecem pelo menos o desempenho O(log n) para operações geralmente custosas, como pesquisar, inserir ou excluir itens de uma estrutura de dados. (doc)

Ball and Paddle

Ball and Paddle é um jogo de fliperama clássico no qual você usa uma raquete na parte inferior da tela para devolver uma bola contra tijolos na região superior, eliminando os tijolos à medida que são atingidos. Como novidade, eventos e atributos de todos os objetos (tijolos, bolas, etc.) podem ser feitos em scripts com o GNU Guile. (doc)

Barcode

GNU Barcode é uma ferramenta flexível para produzir códigos de barras impressos a partir de cadeias de texto. Há suporte a uma variedade de padrões de codificação e medições de tamanho. Os códigos de barras podem ser impressos nos formatos PostScript ou Encapsulated PostScript. (doc)

logo for bash Bash

Bash é o shell, ou interpretador de linha de comando, do sistema GNU. É compatível com o Bourne Shell, mas também integra recursos úteis do Korn Shell e do C Shell e novas melhorias próprias. Ele permite edição de linha de comando, histórico de comandos ilimitado, funções de shell e aliases e controle de tarefas, enquanto ainda permite que a maioria dos scripts sh sejam executados sem modificação. (doc)

logo for bayonne Bayonne

Bayonne é o servidor de telefonia do projeto GNU Telephony. Oferece um ambiente escalável para o desenvolvimento e implantação de soluções de telefonia, com foco no SIP. (doc)

logo do bazaar Bazaar

GNU Bazaar é um sistema de controle de versão que permite registrar alterações nos arquivos do projeto ao longo do tempo. Há suporte a tanto um fluxo de trabalho distribuído como o fluxo de trabalho centralizado clássico. (doc)

Bc

bc é uma linguagem de processamento numérico de precisão arbitrária. Inclui um ambiente interativo para avaliação de instruções matemáticas. Sua sintaxe é semelhante à do C, então o uso básico é familiar. Também inclui dc, uma calculadora de polimento inverso. (doc)

Behistun

GNU Behistun consiste em software e utilitários para modelagem geológica e geofísica e mapeamento de estruturas e dinâmicas internas. Como a inscrição multilíngue de Behistun, as utilidades do software Behistun fornecem o conhecimento e a funcionalidade para trabalhar em sistemas planetários e investigar seu interior na liberdade. (doc)

BFD

Veja binutils. (doc)

Binutils

GNU Binutils é uma coleção de ferramentas para trabalhar com arquivos binários. Talvez os mais notáveis sejam ld, um vinculador (linker) e as, um montador (assembler). Outras ferramentas incluem programas para exibir informações de perfil binário, listar as sequências de caracteres em um arquivo binário e utilitários para trabalhar com arquivos. A biblioteca bfd para trabalhar com formatos executáveis e de objetos também está incluída. (doc)

Bison

GNU Bison é um gerador de analisador de propósito geral. Ele pode construir um analisador LR determinístico ou generalizado a partir de uma gramática anotada e livre de contexto. É versátil o suficiente para ter muitos aplicativos, desde analisadores de ferramentas simples até linguagens de programação complexas. (doc)

Bool

GNU Bool é um utilitário para realizar pesquisas de texto em arquivos usando expressões booleanas. Por exemplo, uma pesquisa por “hello AND world” retornaria um arquivo contendo a frase “Hello, world!”. Há suporte às instruções AND e OR, bem como a instrução NEAR para procurar a ocorrência de palavras próximas umas das outras. Ele manipula o contexto de maneira elegante, respondendo por novas linhas e alterações de parágrafo. Ele também possui suporte robusto para analisar arquivos HTML. (doc)

logo do bpel2owfn BPEL2oWFN

GNU BPEL2oWFN traduz um serviço web expresso em WS-BPEL (Web Service Business Process Language) em um oWFN (open Workflow Net). Além disso, pode converter uma coreografia BPEL4Chor em um modelo de Petri Net. As propriedades de Petri Nets podem ser analisadas eficientemente, devido ao uso de análise estática para compor os modelos compactos. Análise de controle e fluxo de dados, bem como verificações básicas de deadlocks e outras propriedades estão disponíveis. (doc)

logo do c-graph C-graph

GNU C-Graph é uma ferramenta para demonstrar a teoria da convolução. Assim, pode servir como uma excelente ajuda para estudantes de teoria de sinais e sistemas na visualização do processo de convolução. Em vez de forçar o aluno a escrever código, o programa oferece uma interface intuitiva com diálogos interativos para orientá-los. (doc)

GNU C Introduction and Reference

This manual provides an introduction for learning the GNU C language and also serves as a reference for it. (doc)

ccAudio

GNU ccAudio2 é uma classe C++ portátil para trabalhar com dados de áudio do disco. As classes são tanto endianas quanto sensíveis ao conteúdo; em vez de tratar áudio como dados binários, essa biblioteca trata como uma sequência de amostras. Ele também pode manipular informações de metadados. O ccAudio2 oferece suporte a áudio solar, amostras brutas e dados de áudio codificados por RIFF. (doc)

Ccd2cue

GNU ccd2cue é um pré-processador para software de gravação de CD que permite a conversão do formato privativo CCD para o formato CUE, que possui um bom suporte no software livre. Esses arquivos são normalmente distribuídos com imagens de CD e são usados para descrever como as faixas são dispostas na imagem. (doc)

Ccide

GNU Ccide é um gerador de código de tabela de decisão para a linguagem C. Isso ajuda a evitar cadeias não manipuláveis e propensas a erros de instruções if-else aninhadas. Em vez disso, as tabelas de decisão são inseridas em um formato intuitivo e fácil de ler, que é então expandido para o código C portátil. (doc)

ccRTP

GNU ccRTP é uma implementação do RTP, o protocolo de transporte em tempo real do IETF. É adequado tanto para servidores de alta capacidade quanto para aplicativos pessoais de clientes. Ele é flexível em seu design, permitindo que ele funcione como uma estrutura para a estrutura, em vez de apenas ser uma biblioteca de manipulação de pacotes. (doc)

ccScript

GNU ccScript3 é uma biblioteca para adicionar um sistema de execução de máquina virtual para uso com/como uma linguagem de script ou montador para sistemas de transição de estado em tempo real. (doc)

Cflow

GNU cflow analisa os arquivos de código C e produz um gráfico que mapeia o fluxo de controle do programa. Ele pode gerar o gráfico em vários estilos e no formato POSIX ou em um formato GNU estendido. O cflow também inclui um modo principal para o Emacs para examinar os fluxogramas que ele produz. (doc)

logo do cgicc Cgicc

GNU cgicc é uma biblioteca C++ compatível com ANSI para escrever aplicativos CGI, com suporte para FastCGI. A biblioteca oferece suporte a vários recursos, incluindo o manuseio de dados GET e POST, o tratamento de diversos tipos de dados de formulários e a geração de HTML em tempo real. (doc)

Chess

GNU Chess é um mecanismo de xadrez. Ele permite competir contra o computador em um jogo de xadrez, seja através da interface de terminal padrão ou através de uma interface visual externa como o GNU XBoard. (doc)

Cim

Cim é o compilador GNU para Simula, a primeira linguagem de programação orientada a objetos. (doc)

logo for classpath Classpath

GNU Classpath fornece bibliotecas essenciais para máquinas virtuais Java e compiladores. É compatível com uma grande porcentagem das especificações de API da linguagem e fornece uma ampla variedade de funcionalidades. (doc)

logo do clisp CLISP

GNU CLISP é uma implementação do ANSI Common Lisp. Common Lisp é uma linguagem de programação funcional orientada a objetos de alto nível. O CLISP inclui um interpretador, um compilador, um depurador e muito mais. (doc)

Combine

GNU combine trabalha para mesclar arquivos baseados em uma chave comum em uma tabela de hash. Ele pode ser visto como similar, embora muito mais poderoso que, o utilitário padrão join. Ao contrário de join, qualquer número de arquivos pode ser mesclado com base nas correspondências encontradas. O combine também possui outros recursos avançados, como análise de data e passagem de diretório. (doc)

[u]Common C++

GNU Common C++ é uma estrutura de classe otimizada e portátil para aplicativos encadeados, que oferece suporte a sincronização simultânea, comunicações entre processos por meio de soquetes e vários métodos para manipulação de dados, como serialização e análise XML. Inclui a biblioteca uCommon C++, uma reimplementação menor. (doc)

Complexity

GNU complexity fornece ferramentas para encontrar procedimentos que são complicados, longos demais ou difíceis de entender. Isso pode ajudar na aprendizagem ou revisão de código desconhecido ou talvez destacar seu próprio código que parecia compreensível quando você o escreveu. (doc)

Config

O script config.guess tenta adivinhar um sistema canônico triplo e config.sub valida e canoniza. Estes são usados como parte da configuração em quase todos os pacotes GNU (e muitos outros). (doc)

Coreutils

GNU Coreutils inclui todas as ferramentas básicas de linha de comando esperadas em um sistema POSIX. Estes fornecem as funções básicas de arquivo, shell e manipulação de texto do sistema GNU. A maioria dessas ferramentas oferece funcionalidade estendida além daquelas descritas no padrão POSIX. (doc)

Cpio

GNU cpio copia arquivos para dentro ou fora dos arquivos cpio ou tar. De fato, há suporte a muitos formatos, incluindo formatos legados. O formato é determinado automaticamente pelo programa e é tratado adequadamente. Além disso, a localização do arquivo não é importante. Pode ser outro arquivo na unidade, uma fita ou dados em um pipe. (doc)

Cppi

GNU Cppi processa os arquivos de código-fonte C para recuar corretamente as diretivas do pré-processador para refletir seu aninhamento. Ele também realiza outras padronizações, como a correção do número de espaços entre diretivas e o texto que os segue. (doc)

CSSC

GNU CSSC fornece um substituto para o sistema legado de controle de código fonte Unix SCCS. Isso permite que códigos antigos ainda sob esse sistema sejam acessados e migrados em sistemas modernos. (doc)

logo for cursynth Cursynth

GNU cursynth é um sintetizador polifônico que funciona graficamente no terminal. Ele é construído em um mecanismo de síntese subtrativa completo. Notas e alterações de parâmetros podem ser inseridas via MIDI ou pelo teclado do computador. (doc)

Dap

GNU Dap é um pacote de estatísticas e gráficos. Pode ler programas escritos para o sistema estatístico privativo SAS. Sua sintaxe é semelhante, mas mais simples que C, tornando a execução da maioria das tarefas relativamente fácil, enquanto ainda fornece recursos gráficos avançados. (doc)

Datamash

GNU Datamash is a command-line program which performs basic numeric, textual, and statistical operations on input textual data files. GNU Datamash is designed to work within standard pipelines without needing to write additional code. (doc)

Dc

Veja bc. (doc)

logo do ddd DDD

GNU DDD, o Data Display Debugger, é um front-end gráfico para depuradores de linha de comando. Há suporte a muitos depuradores de back-end, especialmente o depurador GNU, GDB. Além dos recursos comuns de depuração, como a visualização dos arquivos de origem, o DDD possui recursos gráficos e interativos adicionais para auxiliar na depuração. (doc)

ddrescue

GNU ddrescue é uma ferramenta de recuperação de dados totalmente automatizada. Ele copia dados de um arquivo para outro, trabalhando para resgatar dados em caso de erros de leitura. O programa também inclui uma ferramenta para manipular seus arquivos de log, que são usados para recuperar dados de forma mais eficiente, apenas lendo os blocos necessários. (doc)

logo do dejagnu DejaGnu

DejaGnu é uma estrutura para testar softwares. Na verdade, serve como um front-end para todos os testes escritos para um programa. Assim, cada programa pode ter vários conjuntos de testes, que são todos gerenciados por um único chicote. (doc)

logo do denemo Denemo

GNU Denemo é um editor de notação musical que fornece uma interface conveniente para o poderoso programa de gravura musical Lilypond. A música pode ser digitada usando o teclado do computador, tocada usando um teclado MIDI ou até mesmo entrada através de um microfone conectado à placa de som. O produto final é uma notação musical de qualidade de publicação que é continuamente gerada em segundo plano enquanto você trabalha. (doc)

logo do dia Dia

Dia é um programa GNU para desenho de diagramas. É uma ferramenta de diagramação versátil com um design modular que permite o desenvolvimento de pacotes de formatos personalizados para desenhar vários tipos de diagramas escrevendo arquivos XML e tem suporte para diagramas UML, fluxogramas, diagramas de rede, diagramas de circuitos e muito mais. Dia pode exportar diagramas para vários formatos, incluindo EPS, SVG, PNG e muito mais. (doc)

Dico

GNU Dico implementa um servidor e cliente de dicionário flexível de acordo com o RFC 2229 (Servidor DICT). É capaz de acessar qualquer banco de dados disponível, independentemente do formato, graças à sua estrutura modular. Novos módulos podem ser escritos em C, Guile ou Python. O Dico também inclui um cliente de linha de comando, que pode ser usado para consultar bancos de dados de dicionários remotos. (doc)

Diction

Um pacote que fornece dois comandos clássicos do Unix, style e diction. diction é usado para identificar frases prolixas e comumente mal usadas em um corpo de texto. Por sua vez, style analisa aspectos superficiais de um trabalho escrito, como tamanho da sentença e outras medidas de legibilidade. (doc)

Diffutils

GNU Diffutils é um pacote contendo ferramentas para encontrar as diferenças entre os arquivos. O comando diff é usado para mostrar como dois arquivos diferem entre si, enquanto cmp mostra os deslocamentos e os números de linha onde eles diferem. diff3 permite comparar três arquivos. Finalmente, o sdiff oferece um meio interativo para mesclar dois arquivos. (doc)

Direvent

Um daemon que monitora diretórios por eventos, como criar, excluir ou modificar arquivos. Pode monitorar diferentes conjuntos de diretórios para diferentes eventos. Quando um evento é detectado, direvent chama um programa externo especificado com informações sobre o evento, como o local dentro do sistema de arquivos em que ocorreu. Assim, direvent fornece uma maneira fácil de reagir imediatamente se determinados arquivos sofrerem alterações, por exemplo, para rastrear alterações em arquivos importantes de configuração do sistema. (doc)

Dominion

GNU Dominion é um jogo de simulação mundial para vários jogadores. Nele, cada jogador domina uma nação e deve manter sua nação diante da competição dos outros jogadores. Os jogadores devem tomar decisões políticas, econômicas, militares e diplomáticas para que suas nações sobrevivam. Este jogo destina-se a ser jogado por todos os jogadores com acesso ao mesmo sistema de computador. (doc)

logo for dr-geo Dr. Geo

GNU Dr. Geo is a program for designing and manipulating interactive geometric sketches. (doc)

logo for easejs Easejs

ease.js é uma estrutura clássica orientada a objetos para JavaScript, destinada a eliminar o código clichê e facilitar a transição para JavaScript de outras linguagens orientadas a objeto. (doc)

Ed

Ed é um editor de texto orientado por linhas: em vez de oferecer uma visão geral de um documento, ed executa a edição de uma linha por vez. Pode ser executado de forma interativa e via scripts de shell. Seu método de entrada de comando permite que tarefas complexas sejam executadas de maneira automatizada. O GNU ed oferece várias extensões sobre o utilitário padrão. (doc)

EDMA

GNU EDMA é um ambiente de desenvolvimento que combina ideias de programação orientada a objetos e sistemas baseados em componentes. Ele é usado para construir aplicativos modulares e em evolução, bem como componentes reutilizáveis. EDMA fornece um meio conveniente para construir programas orientados a objetos em C sem exigir C++. Além disso, possui um sistema de componentes exclusivo, diferente de outros sistemas baseados em componentes de software livre que imitam o design de contrapartes privativas. Ele inclui um assistente gráfico, gidfwizard, uma ferramenta para construir arquivos de definição de interface GNU EDMA e para criar arquivos de esqueleto necessários para construir classes EDMA e um navegador de classe gráfica, gecb. (doc)

logo do electric Electric

GNU Electric é um programa CAD para projetar circuitos elétricos, lidar com layout IC personalizado, desenho esquemático e especificações de linguagem de descrição de hardware. Há suporte a várias operações CAD, como verificação de regras e simulação. Muitos tipos diferentes de designs podem ser produzidos e inseridos ou emitidos em uma ampla variedade de formatos. (doc)

logo for emacs Emacs

GNU Emacs é um editor de texto extensível e altamente personalizável. É baseado em um interpretador Emacs Lisp com extensões para edição de texto. O Emacs foi estendido em praticamente todas as áreas da computação, dando origem a uma vasta gama de pacotes de suporte, por exemplo, e-mail, mensagens de IRC e XMPP, planilhas, edição remota de servidores e muito mais. O Emacs inclui extensa documentação sobre todos os aspectos do sistema, desde a edição básica até a escrita de grandes programas Lisp. Tem suporte Unicode completo para quase todas as linguagens humanas. (doc)

Emacs-muse

Muse é um ambiente de criação e publicação para o GNU Emacs. Ele oferece suporte à inserção de texto em um formato conveniente e fácil de aprender. Posteriormente, seus documentos podem ser publicados em vários formatos diferentes, como HTML, LaTeX ou PDF. O Muse oferece suporte a projetos que consistem em vários documentos, que são adequadamente mesclados de acordo com o formato de saída. (doc)

logo do emms EMMS

EMMS é o sistema multimídia Emacs. É um pequeno front-end que pode controlar um dos reprodutores externos aos quais oferece suporte. Assim, reconhece todos os formatos aos quais seu leitor de música oferece suporte. Ele também oferece suporte ao gerenciamento de tags e listas de reprodução, tudo por trás de uma interface de usuário limpa e leve. (doc)

Enscript

GNU Enscript é um programa para converter arquivos de texto ASCII para os formatos PostScript, HTML ou RTF, para serem armazenados em arquivos ou enviados imediatamente para uma impressora. Também inclui a capacidade de realizar destaque de sintaxe para várias linguagens de programação diferentes. (doc)

Fdisk

GNU fdisk fornece uma versão GNU da ferramenta comum de particionamento de disco fdisk. O fdisk é usado para a criação e manipulação de tabelas de partição de disco, e compreende uma variedade de formatos diferentes. (doc)

logo do ferret Ferret

GNU Ferret é um modelador gráfico de dados para o paradigma Entidade/Relacionamento. Ele pode criar automaticamente esquemas relacionais a partir dos modelos de dados e pode ser usado para gerar instruções SQL em vários dialetos. (doc)

Findutils

Findutils fornece os utilitários básicos de pesquisa de diretório de arquivos do sistema GNU. Ele consiste em dois utilitários de pesquisa principais: find pesquisa recursivamente arquivos em um diretório de acordo com critérios determinados e locate lista arquivos em um banco de dados que correspondem a uma consulta. Duas ferramentas auxiliares são incluídas: updatedb atualiza o banco de dados de nomes de arquivos e xargs pode ser usado para aplicar comandos com argumentos arbitrariamente longos. (doc)

logo for fisicalab FisicaLab

GNU FisicaLab é um aplicativo educacional para resolver problemas de física. Seu objetivo principal é permitir que o usuário se concentre em conceitos de física, deixando de lado os detalhes matemáticos. (doc)

Foliot

GNU Foliot é um aplicativo para acompanhar o tempo gasto trabalhando em projetos. (doc)

Fontopia

Fontopia é um editor de fontes do console fácil de usar e baseado em texto. Ele é usado para editar as fontes que o GNU/Linux usa para exibir texto em terminais baseados em texto. Fontopia trabalha em ambos os PSF 1 & 2, BDF, fontes de página de código (CP) e arquivos de fontes não tratadas. Ele fornece um editor de glifo amigável e fácil de usar e pode facilmente alterar as métricas de fonte (por exemplo, comprimento, largura e altura) e converter entre diferentes formatos de fonte. (doc)

Fontutils

GNU Fontutils é uma coleção de programas para manipular fontes. Os bitmaps podem ser extraídos de imagens digitalizadas de caracteres, editadas e convertidas em fontes de contorno. Em geral, o Fontutils oferece suporte aos formatos de fonte aceitos pelo ambiente de composição de texto do TeX, incluindo fontes PostScript Tipo 1. (doc)

logo for freedink FreeDink

GNU FreeDink é uma reimplementação livre e portátil do mecanismo para o RPG Dink Smallwood. Ele oferece suporte a não apenas os arquivos de dados originais do jogo, mas também a mods de jogo produzidos pelo usuário ou “D-Mods”. Nesta medida, também inclui um front-end para gerenciar todos os seus D-Mods. (doc)

Free UCS Outline Fonts

GNU FreeFont é uma coleção de fontes de contorno escaláveis que são adequadas para uso geral do computador e para editoração eletrônica. Uma fonte com serifa, uma sem serifa e uma monoespaçada estão incluídas, todas disponíveis nos formatos TrueType e OpenType. As fontes oferecem suporte a uma ampla gama de caracteres para muitos sistemas de escrita diferentes e possuem excelente cobertura de notação matemática. (doc)

logo do freeipmi FreeIPMI

GNU FreeIPMI é uma coleção de software IPMI dentro da banda e fora da banda, de acordo com a especificação IPMI v1.5/2.0. Esses programas fornecem um conjunto de interfaces para o gerenciamento de plataformas. A funcionalidade comum inclui monitoramento de sensores, monitoramento de eventos do sistema, controle de energia e serial por LAN. (doc)

Freetalk

GNU Freetalk is a command-line Jabber/XMPP chat client. It notably uses the Readline library to handle input, so it features convenient navigation of text as well as tab-completion of buddy names, commands and English words. It is also scriptable and extensible via Guile. (doc)

FriBiDi

GNU FriBidi é uma implementação do Algoritmo Bidirecional Unicode. Esse algoritmo é usado para exibir corretamente o texto na ordenação da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, conforme necessário. (doc)

G-Golf

G-Golf (Gnome: (Guile Object Library for)) é uma biblioteca para desenvolver aplicativos modernos no Guile Scheme. Ele compreende uma ligação direta com a API do GObject Introspection e uma funcionalidade de nível mais alto para importar bibliotecas do Gnome e disponibilizar classes (e métodos) do GObject no sistema de programação orientada a objetos da Guile, o GOOPS. (doc)

logo do gama Gama

GNU Gama é um programa para o ajuste de redes geodésicas. É útil em medições em que o Sistema de Posicionamento Global (GPS) não está disponível, como no subsolo. Ele possui a capacidade de ajustar em coordenadas cartesianas locais, bem como suporte parcial para ajustes em sistemas de coordenadas globais. (doc)

Gratuitous ARP Daemon

GNU garpd transmite solicitações/respostas gratuitas de ARP (Protocolo de Resolução de Endereços) para uma lista de mapeamentos de endereços MAC para endereços IP em interfaces especificadas em intervalos regulares. Os pacotes de solicitação ARP gratuita são aqueles em que os IPs de origem e de destino são ambos o IP da máquina solicitante. Respostas gratuitas do ARP são aquelas feitas sem uma solicitação correspondente. (doc)

Gawk

Gawk é a implementação GNU do Awk, uma linguagem de programação especializada para facilitar a manipulação de texto formatado, como tabelas de dados. O Gawk apresenta muitas extensões além da implementação tradicional, incluindo acesso à rede, classificação e grandes bibliotecas. (doc)

logo for gcal Gcal

Gcal é um programa para calcular e imprimir calendários na linha de comando. Os calendários podem ser impressos em visualizações de 1 mês, 3 meses ou todo o ano. Além disso, listas de feriados eternas podem ser geradas para muitos países, o que pode ser complementado por listas feitas por usuários de datas fixas para fazer uma agenda. O Gcal também pode calcular dados astronômicos, como as fases da lua, e oferece suporte a formatos de calendário alternativos: juliano, gregoriano, islâmico, chinês e outros. (doc)

logo do gcc GCC

GCC é a coleção de compiladores GNU. Ele fornece front-ends de compilador para várias linguagens, incluindo C, C++, Objective-C, Fortran, Java, Ada e Go. Também inclui bibliotecas de suporte de tempo de execução para esses idiomas. (doc)

Gcide

GCIDE é um dicionário livre baseado em uma combinação de fontes. Pode ser usado através do programa GNU Dico ou acessado on-line em http://gcide.gnu.org.ua/ (doc)

GNU Common Lisp

GCL é uma implementação da linguagem Common Lisp. Ele possui a capacidade de compilar para código de objeto nativo e carregar módulos de código de objeto nativo diretamente em seu núcleo lisp. Ele também possui uma estratégia de coleta de lixo estratificada, um depurador de nível de origem e uma interface interna para o sistema de widget Tk. (doc)

logo for gcompris GCompris

GCompris é um conjunto de softwares educacionais para crianças. Possui uma variedade de atividades adequadas para crianças de 2 a 10 anos de idade. Esse conjunto inclui atividades para apresentar e desenvolver habilidades no uso de computadores, álgebra, ciências, leitura e muito mais. Também possui alguns jogos como xadrez e sudoku. (doc)

logo do gdb GDB

GDB is the GNU debugger. With it, you can monitor what a program is doing while it runs or what it was doing just before a crash. It allows you to specify the runtime conditions, to define breakpoints, and to change how the program is running to try to fix bugs. It can be used to debug programs written in C, C++, Ada, Objective-C, Pascal, and more. (doc)

Gdbm

GDBM é uma biblioteca para manipular bancos de dados com hash. Ela é usada para armazenar pares chave/valor em um arquivo de maneira semelhante à biblioteca dbm do Unix e fornece interfaces para o formato de arquivo tradicional. (doc)

Gengen

GNU Gengen é um programa para gerar geradores de texto, ou seja, funções produzindo texto com seções variáveis. O texto é especificado pela primeira vez pelo usuário em um arquivo de modelo contendo parâmetros e depois processado pelo gengen para criar o gerador de texto. No tempo de execução, o texto da variável é definido pelo restante do programa e passado para o gerador de texto, que o substitui nos parâmetros do modelo e retorna o resultado. Gengen pode ser usado para gerar código C e C++. (doc)

Gengetopt

GNU Gengetopt é um programa para gerar uma função C/C++ para analisar opções de linha de comando usando a função getopt_long encontrada no GNU libc, removendo parte do tédio desta tarefa para programas grandes que aceitam muitas opções. As opções analisadas pela função gerada podem estar nos formatos curto (por exemplo, -h) e longo (--help), conforme especificado pelos padrões de codificação GNU. Além disso, a saída das opções padrão --help e --version é gerada automaticamente. (doc)

Gettext

GNU Gettext é um pacote que fornece uma estrutura para traduzir a saída textual de programas em vários idiomas. Ele fornece aos tradutores os meios para criar catálogos de mensagens, bem como um modo Emacs para trabalhar com eles, e uma biblioteca de tempo de execução para carregar mensagens traduzidas dos catálogos. Quase todos os pacotes GNU usam o Gettext. (doc)

logo do gforth Gforth

Gforth é uma implementação rápida e portátil da linguagem ANSI Forth. Inclui um modo de edição para o Emacs e um intérprete com conclusão e histórico. Um ambiente genérico de máquina virtual, vmgen, também está incluído. (doc)

Ggradebook

GNU Gradebook é um aplicativo para professores para acompanhar as notas dos alunos. Há suporte a vários estilos de classificação, incluindo escalas numéricas americanas (A, B, C, D, F) e europeias. (doc)

logo do ghostscript GNU Ghostscript

Ghostscript é um interpretador da linguagem PostScript e do formato de arquivo PDF. Também inclui uma biblioteca C que implementa os recursos gráficos da linguagem PostScript. Ele oferece suporte a uma ampla variedade de formatos de arquivos de saída e impressoras. (doc)

logo do gift GIFT

A ferramenta GNU Image-Finding Tool (GIFT) é um sistema de recuperação de imagens baseado em conteúdo. Ele usa o conteúdo de imagens para realizar consultas em uma coleção, permitindo que você consulte por exemplo. Além disso, uma ferramenta para indexar árvores inteiras de diretório é incluída. (doc)

logo do gimp GIMP

GIMP é um aplicativo para tarefas de manipulação de imagens, como retoque, composição e autoria de fotos. Há suporte a todos os formatos de imagem comuns, bem como os especializados. Ele possui uma interface altamente personalizável que é extensível através de um sistema de plugins. (doc)

Glean

GNU glean é um sistema modular para autoestudo, consideravelmente mais complexo do que o método padrão de cartões flash. É muito personalizável, permitindo ao usuário definir assuntos de interesse e atividades para estudá-los. Por enquanto, ele tem uma interface baseada em texto dentro do Guile REPL e uma interface web experimental. (doc)

logo do global Global

GNU GLOBAL é um sistema de marcação de código-fonte que funciona da mesma maneira em uma ampla variedade de ambientes, como diferentes editores de texto, shells e navegadores da web. As tags resultantes são úteis para se mover rapidamente em um projeto grande e profundamente aninhado. (doc)

GLPK

GLPK é uma biblioteca C para resolução de programação linear em larga escala (LP), programação inteira mista (MIP) e outros problemas relacionados. Ele oferece suporte à linguagem de modelagem GNU MathProg, um subconjunto da linguagem AMPL, e possui um tradutor para o idioma. Além da biblioteca C, um solver LP/MIP independente é incluído no pacote. (doc)

Gmediaserver

GMediaServer é um servidor de mídia compatível com UPnP. Ele serve arquivos de áudio e vídeo para reprodutores de mídia conectados em rede por meio de um programa de linha de comando executado em segundo plano. (doc)

logo do gmp GMP

GMP é uma biblioteca para aritmética de precisão arbitrária, operando em inteiros com sinal, números racionais e números de ponto flutuante. A precisão é limitada apenas pela memória disponível. A biblioteca é altamente otimizada, com um foco de design na velocidade de execução. Destina-se ao uso em, por exemplo, criptografia e álgebra computacional. (doc)

logo do gnash Gnash

Gnash é um reprodutor de filmes em Flash livre. Ele oferece suporte à versão SWF v7 e algumas das versões v8 e v9. É possível configurar o Gnash para usar vários backends diferentes de áudio ou vídeo, garantindo um bom desempenho. (doc)

GNAT

Veja gcc. (doc)

logo do gnats GNATS

GNATS é um conjunto de ferramentas para rastrear bugs e outros problemas de software relatados pelo usuário. É completamente aberto em como seu banco de dados pode ser consultado, editado e mantido, com interfaces que vão desde a linha de comando até o Emacs, embora o principal meio de interação seja através de sua interface web. Também é flexível o suficiente para oferecer suporte a utilitários feitos pelo usuário. (doc)

Gnatsweb

Veja gnats. (doc)

logo for gnu-c-manual Manual de referência do GNU C

Este é um manual de referência para a linguagem de programação C, conforme implementada pelo GNU C Compiler (gcc). Como referência, não se destina a ser um tutorial da linguagem. Em vez disso, descreve todas as construções da linguagem. Funções de biblioteca não estão incluídas. (doc)

GNU-pw-mgr

Este programa foi projetado para facilitar a reconstrução de senhas difíceis quando elas são necessárias, limitando o risco de ataque. O usuário deste programa insere uma transformação autodefinida de uma URL do site e obtém a senha e a dica de nome de usuário para esse site. (doc)

logo for gnuastro Gnuastro

The GNU Astronomy Utilities (Gnuastro) is an official GNU package consisting of various programs and library functions for the manipulation and analysis of astronomical data. (doc)

GNUbatch

GNUbatch é um sistema avançado de agendamento em lote. Executa trabalhos computacionais em datas e horários especificados ou de acordo com interdependências. Os trabalhos podem ser concluídos em qualquer número de processadores compartilhados em uma rede. Há suporte ao controle de acesso total dos trabalhos. (doc)

Backgammon

O aplicativo GNU backgammon pode ser usado para jogar, analisar e ensinar o jogo. Possui um avançado mecanismo de avaliação baseado em redes neurais artificiais adequadas tanto para iniciantes quanto para jogadores avançados. Além de uma interface de linha de comando, também apresenta uma atraente representação 3D do tabuleiro de jogo. (doc)

logo do gnubiff GNUbiff

GNUbiff é um programa que verifica e-mail e avisa quando novas mensagens chegam. Ele oferece suporte a várias caixas de correio que podem ser acessadas através de uma variedade de métodos, como POP3, IMAP, MH e mailfiles. As notificações gráficas são fornecidas com o GTK e há suporte a integração completa com o GNOME. (doc)

GNUbik

GNUbik é um jogo de quebra-cabeça no qual você deve manipular um cubo para fazer com que cada um de seus rostos tenha uma cor uniforme. O jogo é personalizável, permitindo que você defina o tamanho do cubo (o padrão é 3x3) ou altere as cores. Você pode até aplicar fotos aos rostos em vez de cores. O jogo é feito em scripts com Guile. (doc)

GNU Boot

GNU Boot is a free boot firmware distribution for initializing your hardware and booting your operating system. (doc)

GNUcap

GNUcap é um pacote de análise de circuitos. Ele oferece um simulador de circuito de propósito geral e pode realizar análises de DC e transientes, análise de Fourier e análise de AC. O mecanismo foi projetado para realizar uma verdadeira simulação de modo misto. (doc)

logo do gnucash GnuCash

GnuCash é um software de contabilidade financeira pessoal e profissional. Ele pode ser usado para rastrear contas bancárias, estoques, receitas e despesas, com base na prática contábil de dupla entrada. Inclui suporte para importação de QIF/OFX/HBCI e correspondência de transação. Também automatiza várias tarefas, como cálculos financeiros ou transações agendadas. (doc)

logo for gnucobol GnuCOBOL

GnuCOBOL is a free, modern COBOL compiler. It implements a substantial part of COBOL 85, X/Open COBOL and newer ISO COBOL standards as well as many extensions from other COBOL compilers (IBM COBOL, MicroFocus COBOL, ACUCOBOL-GT and others). (doc)

GnuComm

Subsistema de telecomunicações do Projeto GNU: projeto guarda-chuva para o software GNU Telephony, atualmente Bayonne, SIP Witch e suas bibliotecas de suporte (Common C++ / uCommon, ccAudio, ccScript, ccRTP e ZRTP / ZRTP4J). (doc)

GnuDOS

GnuDOS é um conjunto de programas projetados para ajudar os novos usuários do sistema GNU a se acostumarem com o sistema, especialmente usuários que podem vir de um ambiente DOS. Ele consiste em um gerenciador de arquivos, um editor de texto e um designer de formulários para o console, além de uma biblioteca principal para construir utilitários semelhantes. (doc)

logo do gnugo GNUgo

GNU Go é um programa que joga o jogo do Go, no qual os jogadores colocam pedras em uma grade para formar um território ou capturar outras pedras. Embora possa ser reproduzido diretamente a partir do terminal, renderizado em caracteres ASCII, também é possível executar o GNU Go com interfaces gráficas de terceiros ou até mesmo no Emacs. Há suporte ao formato padrão de armazenamento de jogos (SGF, Smart Game Format) e o formato de comunicação entre processos (GMP, Go Modem Protocol). (doc)

GNU Interactive Tools

GNU Interactive Tools é um conjunto de ferramentas de linha de comando leves e interativas. Eles incluem um gerenciador de arquivos extensível, ortodoxo (dois painéis), um visualizador de arquivos ASCII/hex e um visualizador/terminador de processo. O pacote também inclui alguns utilitários e scripts relacionados, como uma ferramenta para descompactar qualquer tipo de arquivo. Todas as ferramentas podem ser aprimoradas e estendidas através de seus arquivos de configuração para executar novos comandos. (doc)

logo do gnujump GNUjump

GNUjump é um jogo simples, mas viciante, no qual você deve pular de plataforma em plataforma para evitar cair, enquanto as plataformas caem em taxas mais rápidas quanto mais alto você for. O jogo possui multiplayer, FPS ilimitado, piso suave caindo, gráficos e sons personalizáveis e replays. (doc)

GNUlib

Gnulib é um local central para infraestrutura comum necessária para pacotes GNU. Ele fornece uma ampla variedade de funcionalidades, por exemplo, portabilidade em muitos sistemas, trabalhando com strings Unicode, computação criptográfica e muito mais. O código destina-se a ser compartilhado no nível dos arquivos de origem, em vez de ser uma biblioteca independente distribuída, criada e instalada. O script gnulib-tool incluído ajuda a usar o código Gnulib em outros pacotes. O Gnulib também inclui cópias de licenças e arquivos relacionados à manutenção, por conveniência. (doc)

Mach

Veja hurd. (doc)

GNUmed

GNUmed é o software Electronic Medical Record, que oferece suporte a práticas médicas sem papel. Há suporte a vários idiomas de interface. (doc)

logo for gnumeric GNUmeric

GNUmeric é um aplicativo de planilha do GNU, funcionando sob o GNOME. É interoperável com outros aplicativos de planilha. Ele tem uma vasta gama de recursos além da funcionalidade típica de planilha, como suporte a resolvedores lineares e não lineares, análise estatística e engenharia de telecomunicações. (doc)

logo do gnump3d GNUmp3d

GNUMP3d é um servidor de streaming para arquivos de áudio MP3 e Ogg Vorbis, filmes e outros formatos de mídia. É pequeno e independente, apresentando uma interface HTML simples e fácil de usar. Os arquivos de áudio podem então ser reproduzidos em qualquer reprodutor que suporte streaming via HTTP. (doc)

GNUnited Nations

GNUnited Nations é um sistema de compilação para traduzir o site em www.gnu.org. Ele funciona por meio de arquivos de modelo, que permitem que as alterações sejam mescladas em traduções individuais de uma página, a partir das quais o HTML final é gerado. Com efeito, isso ajuda a manter todas as traduções de uma página atualizadas. (doc)

logo do gnunet GNUnet

GNUnet é um framework para redes peer-to-peer seguras. O objetivo de alto nível é fornecer uma base sólida de software livre para uma rede distribuída global que ofereça segurança e privacidade. O GNUnet, nesse sentido, visa substituir a atual pilha de protocolos da Internet. Juntamente com um aplicativo para publicação segura de arquivos, ele cresceu para incluir todos os tipos de aplicativos básicos para a fundação de uma Internet GNU. (doc)

logo for gnupg GnuPG

GNU Privacy Guard é uma implementação completa do padrão OpenPGP. Ele é usado para criptografar e assinar dados e comunicação. Possui gerenciamento de chaves poderoso e a capacidade de acessar servidores de chave pública. Ele inclui várias bibliotecas: libassuan (IPC entre componentes GnuPG), libgpg-error (valores de erro GnuPG centralizados) e libskba (trabalhando com certificados X.509 e dados CMS). (doc)

logo for gnupod GNUpod

GNUpod é uma coleção de scripts para usar iPods com o GNU/Linux e outros sistemas operacionais. Ele pode ser usado para transferir músicas e capas, pesquisar arquivos, remover arquivos, editar tags, criar listas de reprodução e muito mais. (doc)

GNUprologjava

GNU Prolog for Java é uma implementação do padrão ISO Prolog como uma biblioteca Java (gnu.prolog). Assim, com ele você pode usar o Prolog a partir de programas Java. (doc)

logo do gnuradio Radio

GNU Radio é um kit de ferramentas para implementar rádios de software. Seus blocos de processamento de sinal podem ser combinados com hardware de RF externo de baixo custo para criar rádios definidos por software. Sem hardware, pode ser usado para simulação. Os aplicativos de rádio são escritos principalmente em Python, com suporte a C++ para tarefas de processamento críticas ao desempenho. (doc)

Robots

GNU Robots é um jogo no qual você programa um robô para explorar um mundo cheio de inimigos que podem machucá-lo, obstáculos e comida para serem comidos. O objetivo do jogo é permanecer vivo e coletar prêmios. O programa do robô pode ser convenientemente escrito em um arquivo de texto simples na linguagem de programação Scheme. (doc)

GNUschool

GNUschool é um aplicativo web para estudantes, professores e administradores escolares. Com ele, os professores podem criar testes para os alunos fazerem on-line, dar feedback e atribuir notas. Os administradores da escola podem usá-lo para monitorar a frequência dos alunos e editar as informações dos alunos. (doc)

GNUshogi

GNU Shogi é um programa que joga o jogo Shogi (Xadrez Japonês). Também inclui uma interface gráfica para o jogo. Embora semelhante ao xadrez padrão, essa variante é muito mais complicada. (doc)

GNUsound

GNUsound é um editor de som multifaixa para o GNOME 1 e 2. Ele pode ler e gravar muitos formatos de arquivos de áudio, como WAV, MP3 e FLAC. Pode funcionar com os backends de áudio OSS, ALSA ou JACK. Ele fornece vários módulos de processamento de áudio integrados, como fades in/out, delay e filtros. Os plugins GLADSPA também podem ser usados para processamento adicional. (doc)

GNUspool

GNUspool é um sistema avançado de spool de impressão. Além da funcionalidade do sistema de impressão padrão, ele fornece recursos de pós-processamento, manipulação de tipo de formulário, páginas de alinhamento e outros recursos. Ele funciona de forma transparente em uma rede, compartilhando trabalhos em qualquer host com impressoras em qualquer outro host. Várias interfaces diferentes do usuário estão disponíveis. (doc)

logo do gnustep GNUstep

GNUstep é um ambiente de desenvolvimento orientado a objetos totalmente funcional; um número de aplicativos do usuário também estão incluídos. Acompanha de perto as APIs de Cocoa, mas é independente de plataforma. (doc)

logo do gnutls GnuTLS

GnuTLS is a secure communications library implementing the SSL, TLS, and DTLS protocols. It is provided in the form of a C library to support the protocols, as well as to parse and write X.509, PKCS 12, OpenPGP, and other required structures. (doc)

GNUtrition

GNUtrition é um software livre de análise nutricional. Com isso, pode-se acompanhar as informações nutricionais dos alimentos. O software usa o banco de dados nutricional de referência padrão do Departamento de Agricultura dos EUA como fonte de informações nutricionais de alimentos. (doc)

GNUzilla

Veja icecat. (doc)

Goptical

Goptical é uma biblioteca para design óptico e simulação em C++. Ele fornece classes de modelo para componentes ópticos, superfícies e materiais. Com ele, pode-se simular a construção de um sistema óptico, criando e posicionando componentes ópticos em um espaço 3D, e visualizando a luz se propagando através do sistema. ( doc )

logo do gorm Gorm

Veja gnustep. (doc)

Gpaint

GNU Paint é um programa de pintura simples e fácil de usar para o ambiente GNOME. Há suporte a desenho à mão livre e formas básicas e texto. Possui recortar e colar para regiões irregulares ou polígonos. (doc)

Gperf

gperf é um gerador de funções hash perfeito. Para uma determinada lista de sequências de caracteres, ele produz uma função hash e uma tabela de hash no código C ou C++. Que a função hash é perfeita significa que não existem colisões e que as pesquisas podem ser feitas por comparações de uma única string. (doc)

Gprofng-gui

gprofng GUI is a full-fledged graphical interface to operate gprofng, which is part of the GNU binutils. (doc)

logo for gprolog Gprolog

GNU Prolog é um compilador Prolog compatível com os padrões, com resolução de restrições sobre domínios finitos. Ele aceita programas de restrição Prolog+ e produz um binário nativo compilado que pode funcionar de maneira independente. Também possui um intérprete interativo. (doc)

phpGrabComics

phpGrabComics é um programa que busca e salva tirinhas da web. Ele possui um servidor, que pode baixar faixas de diferentes fontes e portas, pequenos aplicativos que obtêm a lista de quadrinhos disponíveis no servidor. (doc)

Greg

GNU Greg é um framework para testar programas e bibliotecas. Ele fornece um único front-end para todos os testes de um pacote, bem como um framework simples para escrever os testes. Ele é carregado como um módulo Guile em qualquer software com um interpretador Guile embutido. Ele também fornece um módulo compilado que pode ser dinamicamente vinculado ao Guile para permitir o teste de programas externos. (doc)

Grep

grep é uma ferramenta para encontrar texto dentro de arquivos. O texto é encontrado combinando um padrão fornecido pelo usuário em um ou vários arquivos. O padrão pode ser fornecido como uma expressão regular básica ou estendida ou como sequências fixas. Por padrão, o texto correspondente é simplesmente impresso na tela, no entanto, a saída pode ser muito personalizada para incluir, por exemplo, números de linha. O GNU grep oferece muitas extensões sobre o utilitário padrão, incluindo, por exemplo, busca recursiva de diretórios. (doc)

logo do gretl Gretl

GNU Gretl é um pacote para realizar cálculos estatísticos para econometria. Ele consiste em um cliente de linha de comando e um cliente gráfico. Ele apresenta uma variedade de estimadores, como mínimos quadrados e máxima verossimilhança; vários métodos de séries temporais, como ARIMA e GARCH; variáveis dependentes limitadas como logit, probit e tobit; e uma poderosa linguagem de script. Pode produzir modelos como arquivos LaTeX. Ele também pode estar ligado ao GNU R e ao GNU Octave para posterior análise de dados. (doc)

logo do groff Groff

Groff é um pacote de composição que lê texto simples e produz saída formatada com base nos comandos de formatação contidos no texto. Geralmente é o formatador das páginas de documentação do “man”. (doc)

logo for grub GRUB

GRUB é um gerenciador de inicialização múltipla. Ele é usado para carregar inicialmente o kernel de um sistema operacional e, em seguida, transferir o controle para ele. O kernel então carrega o restante do sistema operacional. Como um gerenciador de inicialização múltipla, o GRUB lida com a presença de vários sistemas operacionais instalados no mesmo computador; ao inicializar o computador, o usuário é apresentado com um menu para selecionar um dos sistemas operacionais instalados. (doc)

Gsasl

GNU SASL é uma implementação da estrutura de Simple Authentication and Security Layer. Em servidores de rede, como servidores IMAP ou SMTP, o SASL é usado para lidar com a autenticação cliente/servidor. Este pacote contém uma biblioteca e uma ferramenta de linha de comando para acessar a biblioteca. (doc)

logo for gsegrafix Gsegrafix

GSEGrafix é um aplicativo que produz gráficos de alta qualidade para ciência e engenharia. Os gráficos são especificados por meio de arquivos de parâmetros e arquivos de dados ASCII simples e são apresentados em uma tela do GNOME com suavização de serrilhado. O programa oferece suporte a gráficos bidimensionais retangulares, histogramas, gráficos de eixo polar e gráficos tridimensionais. Os gráficos podem ser impressos ou salvos em formatos de imagem BMP, JPEG ou PNG. (doc)

GNU Scientific Library

GNU Scientific Library é uma biblioteca para análise numérica em C e C++. Inclui uma ampla gama de rotinas matemáticas, com mais de 1000 funções no total. Áreas de assunto cobertas pela biblioteca incluem: equações diferenciais, álgebra linear, transformada rápida de Fourier e números aleatórios. (doc)

GNU Slip

GNU Slip é uma extensão funcional dos recursos fornecidos na lista STL (Standard Template Library) e nos contêineres de fila do C++, embora o SLIP não seja um substituto dos contêineres STL. As células de dados SLIP podem ser usadas em cálculos específicos de aplicativos, entre outros aprimoramentos. (doc)

GNU Source Release Collection

GSRC oferece suporte à instalação das últimas versões de pacotes GNU em um sistema existente. Novas versões são instaladas em um local separado para não interferir nas versões do sistema. O objetivo é facilitar o trabalho com fontes GNU originais, a montante, e talvez ajudar no desenvolvimento e teste. (doc)

Generic Security Service

GNU Generic Security Service fornece uma implementação livre da especificação GSS-API. Ele fornece uma interface de programação de aplicativos genérica para programas acessarem serviços de segurança. Os serviços de segurança apresentam uma interface GSS genérica, com a qual o aplicativo chamador interage por meio dessa biblioteca, liberando o desenvolvedor de aplicativos da necessidade de saber sobre a implementação de segurança subjacente. (doc)

logo do gtick GTick

GTick é um aplicativo metrônomo. Ele oferece suporte a diferentes medidores, como 2/4, 3/4, 4/4, etc. Ele também há suporte a uma ampla faixa de velocidades, de 10 a 1000 BPM. Ele fornece uma interface de usuário baseada em GTK+ e pode usar o OSS e o ALSA como o back-end de áudio. (doc)

Gtypist

GNU Typist é um tutor de digitação universal. Pode ser usado para aprender e praticar digitação. Vários tutoriais estão incluídos; Além de tutoriais para o layout QWERTY padrão, há também tutoriais para os layouts alternativos Dvorak e Colemak, bem como para o teclado numérico. Os tutoriais são principalmente em inglês, no entanto, alguns em outros idiomas são fornecidos. (doc)

logo do guile Guile

Guile é a Linguagem Inteligente Onipresente para Extensões do GNU (GNU Ubiquitous Intelligent Language for Extensions), a linguagem de extensão oficial do sistema GNU. É uma implementação da linguagem Scheme que pode ser facilmente incorporada em outros aplicativos para fornecer um meio conveniente de estender a funcionalidade do aplicativo sem exigir que o código-fonte seja reescrito. (doc)

Guile-cv

Guile-CV é uma biblioteca de programação funcional da Visão Computacional para a linguagem do Guile Scheme. O Guile-CV é baseado no Vigra (Vision with Generic Algorithms). Ele compreende uma ligação direta ao vigra_c (um wrapper C para um subconjunto da biblioteca Vigra) e um API de nível mais alto escrito no Guile Scheme. (doc)

Guile-dbi

guile-dbi é uma biblioteca para o Guile que fornece uma interface conveniente para bancos de dados SQL. A programação de banco de dados com o guile-dbi é genérica, pois a mesma interface de programação é apresentada, independentemente do sistema de banco de dados utilizado. Atualmente há suporte a MySQL, Postgres e SQLite3. (doc)

Guile-gnome

Inclui guile-clutter, guile-gnome-gstreamer, guile-gnome-platform (bibliotecas de desenvolvimento do GNOME) e guile-gtksourceview. (doc)

Guile-ncurses

guile-ncurses fornece ligações da linguagem Guile para a biblioteca ncurses. (doc)

Guile-opengl

Guile-OpenGL é uma biblioteca do Guile que fornece ligações à API de gráficos do OpenGL. (doc)

Guile-SDL

Guile-SDL is a set of bindings to the Simple DirectMedia Layer (SDL). With them, Guile programmers can have easy access to graphics, sound and device input (keyboards, joysticks, mice, etc.). This package is looking for a maintainer. (doc)

logo do guix Guix

GNU Guix é um gerenciador de pacotes funcional para o sistema GNU e também é uma distribuição dele. Inclui uma imagem de máquina virtual. Além dos recursos usuais de gerenciamento de pacotes, ele também oferece suporte a upgrades e reversões transacionais, perfis por usuário e muito mais. É baseado no gerenciador de pacotes Nix. (doc)

Gurgle

GURGLE produz listagens de relatórios de banco de dados a partir de informações de registro e campo de um arquivo. Ele usa o relatório para produzir saída formatada em (La)TeX, texto simples ASCII, troff, PostScript, HTML, XML ou qualquer outro formato de saída baseado em ASCII. Ele pode ser usado para produzir grandes corpos de texto, onde pequenas partes do texto são substituídas por informações do banco de dados. O GURGLE oferece suporte a bancos de dados GNUSQL, PostgreSQL, MySQL e CA-Ingres. (doc)

Gv

GNU GV é uma interface gráfica de usuário para o interpretador do Ghostscript. Com ele, é possível visualizar e navegar pelos documentos PostScript e PDF no X Windows. (doc)

GVPE

GNU Virtual Private Ethernet cria uma rede virtual com vários nós usando uma variedade de protocolos de transporte. Ele funciona criando túneis criptografados host para host entre vários pontos de extremidade (endpoint). (doc)

logo for gwl GWL

O GWL é uma linguagem de fluxo de trabalho que estende a linguagem declarativa do Guix para gerenciamento de pacotes para automatizar a execução de programas. Além disso, o GWL pode usar o Grid Engine para descarregar a execução do programa. (doc)

logo for gxmessage Gxmessage

GNU gxmessage é um programa que abre janelas de diálogo, que exibem uma mensagem para o usuário e aguardam sua ação. O programa sai então com um código de saída correspondente à resposta. (doc)

Gzip

GNU Gzip fornece utilitários de compactação e descompactação de dados; a extensão típica é .gz. Ao contrário do formato zip, ele compacta um único arquivo; como resultado, é frequentemente usado em conjunto com tar, resultando em .tar.gz ou .tgz etc. (doc)

HaliFAX

HaliFAX oferece suporte ao envio e à visualização de faxes, incluindo um wrapper em torno do comando lpr. Este pacote está procurando por um mantenedor. (doc)

logo for health Health

GNU Health is a free medical software system, including support for electronic medical records (EMR), a hospital information system (HIS), and health information system. It supports both Spanish and English interfaces. It has been adopted by the United Nations University for implementation and training, as well as by several hospitals and health ministries around the world. (doc)

Hello

GNU Hello imprime a mensagem “Olá, mundo!” e depois sai. Ele serve como um exemplo de práticas de codificação GNU padrão. Como tal, ele oferece suporte a argumentos de linha de comando, vários idiomas e assim por diante. (doc)

Help2man

GNU help2man é um programa que converte a saída dos argumentos de linha de comando padrão --help e --version em uma página de manual automaticamente. (doc)

Hp2xx

GNU hp2xx converte gráficos vetoriais especificados na linguagem de plotagem HP-GL em uma variedade de formatos gráficos, tanto baseados em vetores quanto em varredura, incluindo EPS, PCX, IMG e formatos destinados a uso em documentos do TeX. (doc)

logo do httptunnel Httptunnel

GNU httptunnel cria um caminho de dados bidirecional encapsulado em solicitações HTTP. Isso permite que os usuários por trás dos firewalls enviem e recebam dados que seriam bloqueados, como conexões telnet ou ssh. (doc)

logo do hurd Hurd

Hurd é o kernel do sistema GNU, um substituto e um aprimoramento dos kernels Unix padrão. É uma coleção de protocolos para interação do sistema (sistemas de arquivos, redes, autenticação) e servidores que os implementam. Os subprojetos incluem Mach, o microkernel no qual o Hurd é baseado, que fornece um mecanismo básico de comunicação entre processos, e o MIG, um gerador de interface para Mach. (doc)

Hyperbole

Hyperbole é um sistema de informação e hipertexto programável para o GNU Emacs. Ele permite que o hipertexto seja incorporado em documentos, mensagens de e-mail e artigos de notícias. Isso permite o controle baseado em mouse das informações exibidas. (doc)

logo do icecat Icecat

IceCat é a versão GNU do navegador Firefox. É um software totalmente livre, que não recomenda plugins e addons não livres. Ele também possui recursos internos de proteção de privacidade. (doc)

Idutils

O pacote GNU idutils inclui ferramentas para criar um índice de tokens textuais usados em uma lista de nomes de arquivos e, em seguida, para consultar esse índice. Assim, permite ao usuário, por exemplo, encontrar todos os usos de uma função específica em um grande projeto de programação. Além de manipular tokens textuais, ele também pode manipular constantes numéricas e o conteúdo de cadeias de caracteres. (doc)

logo for ignuit Ignuit

Ignuit é uma ferramenta para auxiliar na memorização de novas informações com base no sistema de cartões de memória de Leitner. Neste sistema, novas cartas são estudadas com frequência decrescente à medida que envelhecem, a menos que você encontre dificuldades para memorizá-las, após as quais você as encontrará com mais frequência. Os cartões podem incluir áudio incorporado, imagens e fórmulas matemáticas e uma coleção de cartões pode ser exportada para vários formatos. (doc)

Indent

Indent é um programa que torna o código-fonte mais fácil de ler, reformatando-o em um estilo consistente. Pode alterar o estilo para um dos vários estilos diferentes, como GNU, BSD ou K&R. Tem alguma flexibilidade para lidar com sintaxe incompleta ou mal formada. O recuo GNU oferece várias extensões sobre o utilitário padrão. (doc)

Inetutils

Inetutils é uma coleção de programas de rede comuns, como um cliente e servidor FTP, um cliente e servidor telnet e um cliente e servidor rsh. (doc)

Inklingreader

GNU InklingReader é um pacote para fornecer suporte ao dispositivo Wacom Inkling, incluindo a conversão de dados para vários formatos livres, recursos básicos de edição e um plug-in do Inkscape. (doc)

Intlfonts

GNU intlfonts contém fontes X11 livres nos formatos BDF e TrueType. Elas cobrem notavelmente um grande número de caracteres de diferentes sistemas de escrita: europeus, asiáticos, chineses, japoneses, coreanos, etíopes e outros. (doc)

logo do jacal JACAL

GNU JACAL é um programa de matemática simbólico interativo baseado no Scheme. Ele manipula e simplifica uma série de expressões matemáticas, como equações, escalares, vetores e matrizes. (doc)

logo for jami Jami

Jami is a GNU package for universal communication that respects the freedom and privacy of its users. Jami uses distributed hash tables for establishing communication, whose design avoids centralized storage of users' registries and personal data. (doc)

Java-getopt

java-getopt fornece um porte Java da função GNU getopt da glibc. Ele oferece suporte à análise de argumentos de linha de comando longos e curtos de maneira flexível, o que é totalmente compatível com a versão C. (doc)

Jel

GNU JEL é uma biblioteca que permite que um programa aceite expressões definidas pelo usuário para serem inseridas e avaliadas em tempo de execução. Na verdade, as expressões são compiladas pelo JEL para bytecode Java para evitar a penalidade de desempenho de adicionar expressões interpretadas a uma linguagem já interpretada. (doc)

Jitter

GNU Jitter is a program to automatically generate a portable, very efficient language virtual machine with performance close to native code, starting from a relatively high-level specification provided by the user. (doc)

Java Training Wheels

GNU Java Training Wheels fornece uma curva de aprendizagem menos intensa para aprender a programar em Java. O sistema é alimentado por um pré-processador que adiciona recursos ao Java, como uma macro “superfor” e um sistema de inclusão de arquivos, semelhante ao pré-processador da linguagem C. (doc)

Jwhois

GNU jwhois é um cliente para o protocolo WHOIS, que permite consultar o dono de um nome de domínio. O programa usa um arquivo de configuração extensível para determinar o servidor mais apropriado a ser consultado e, após obter sucesso, exibe o resultado para o usuário; caso contrário, ele pode, opcionalmente, redirecionar a consulta para outro servidor. (doc)

logo do kawa Kawa

GNU Kawa é uma implementação da linguagem de programação Scheme que é construída sobre a plataforma Java. Portanto, ele é convenientemente integrado ao Java e se beneficia disso tendo um compilador, tipagem estática opcional e assim por diante. O Kawa também serve como uma estrutura para implementar outras linguagens de programação na plataforma Java. Incluído no Kawa está o qexo, uma implementação parcial do XQuery em Java. (doc)

Leg

GNU Leg é um conjunto de bibliotecas para mecanismos de jogos e desenvolvimento de jogos. Além das bibliotecas, também inclui editores de recursos projetados para facilitar a criação de jogos. O pacote é projetado para ser genérico e modular, com suporte a muitos estilos diferentes de jogos. (doc)

Less

GNU less é um paginador, um programa que permite visualizar grandes quantidades de texto em blocos de tamanho de página. Ao contrário dos paginadores tradicionais, permite o movimento para trás e para frente através do documento. Ele também não precisa ler o arquivo de entrada inteiro antes de iniciar, portanto, ele inicia mais rapidamente que a maioria dos editores de texto. (doc)

GNU C Library

GNU C Library é a biblioteca C padrão do sistema GNU. Ele define as chamadas do sistema e outras funcionalidades básicas necessárias para escrever programas na linguagem C. Ele lida com a funcionalidade de baixo nível que se comunica com o kernel, como o gerenciamento de processos e arquivos, além de funcionalidades de alto nível, como manipulação de strings ou manipulação de argumentos de linha de comando. (doc)

Libcdio

A GNU Compact Disc Input and Control Library (libcdio) é uma biblioteca para acesso a arquivos de imagem de CD-ROM e CD. Ela permite que o desenvolvedor adicione acesso de CD a um aplicativo sem ter que se preocupar com as propriedades do CD-ROM dependentes de SO e de dispositivos ou com detalhes específicos dos formatos de imagem de CD. Ele inclui o pycdio, uma interface Python para o libcdio, e o libcdio-paranoia, uma biblioteca que oferece extração de áudio livre de erros e sem erros nos CDs. (doc)

Libdbh

libdbh fornece tabelas hash baseadas em disco, fornecendo pesquisa rápida de pares de valor-chave. Embora seu uso seja similar em geral ao de (G)DBM, ele possui um design diferente que oferece suporte a uso avançado e atípico. (doc)

logo for liberty-eiffel Liberty Eiffel

O projeto Liberty Eiffel é o GNU Eiffel Compiler. Eiffel é uma avançada linguagem de programação orientada a objetos que enfatiza o design e a construção de software reutilizável e de alta qualidade. O Liberty Eiffel é um compilador Eiffel completo, pequeno e rápido, incluindo um compilador Eiffel para C, ferramentas de documentação, uma impressora bonita, um depurador e várias outras ferramentas. Ele também inclui uma grande biblioteca de classes, bem como um conjunto abrangente de wrappers/bindings para bibliotecas generalizadas de Software Livre. (doc)

logo do libextractor Libextractor

GNU libextractor é uma biblioteca para extrair metadados de arquivos. Ele oferece suporte a um grande número de formatos de arquivos, incluindo arquivos de áudio, arquivos de documentos e arquivos de arquivos. Cada formato de arquivo é implementado como um plugin, portanto, novos formatos podem ser adicionados facilmente. O pacote também contém uma ferramenta de linha de comando para extrair metadados de um arquivo e imprimir os resultados. (doc)

Libgcrypt

Libgcrypt é uma biblioteca criptográfica de uso geral. Ele fornece os blocos de construção criptográficos padrão, como cifras simétricas, algoritmos de hash, algoritmos de chave pública, grandes funções inteiras e geração de números aleatórios. (doc)

Libiconv

libiconv fornece uma implementação da função iconv para sistemas que não a possuem. iconv é usado para converter entre codificações de caracteres em um programa. Há suporte a uma ampla variedade de diferentes codificações. (doc)

Libidn

libidn é uma implementação de biblioteca das especificações Stringprep, Punycode e IDNA. Estas são usadas para codificar e decodificar nomes de domínio internacionalizados. Inclui bibliotecas nativas de C, C# e Java. (doc)

Libidn2

Libidn2 is a free software implementation of IDNA2008, Punycode and Unicode TR46. Its purpose is to encode and decode internationalized domain names. (doc)

Libmatheval

GNU libmatheval é uma biblioteca para analisar e avaliar expressões simbólicas inseridas pelo usuário como texto. Pode ser carregado de C e Fortran. O interpretador é flexível, havendo suporte a qualquer número de variáveis de nomes arbitrários, constantes decimais e simbólicas, operadores básicos unários e binários e funções matemáticas elementares. Também pode calcular derivadas simbólicas e expressões de saída para cadeias de caracteres. (doc)

Libmicrohttpd

GNU libmicrohttpd é um servidor HTTP pequeno, embutido, implementado como uma biblioteca C. Isso facilita a execução de um servidor HTTP como parte de outro aplicativo. A biblioteca é totalmente compatível com HTTP 1.1. Ele pode ouvir em várias portas, com suporte a quatro modelos diferentes de threading e IPv6. Ele também possui recursos de segurança, como autenticação básica e digest e suporte para SSL3 e TLS. (doc)

logo do librejs Librejs

LibreJS é um complemento para o GNU Icecat e outros navegadores baseados no Firefox. Ele detecta que códigos JavaScript não triviais e não livres sejam carregados sem o seu consentimento quando você navega na web. O código JavaScript que é livre ou trivial pode ser carregado. (doc)

Libsigsegv

GNU libsigsegv é uma biblioteca para lidar com falhas de página, que ocorre quando um programa tenta acessar uma região de memória não disponível, no modo de usuário. Capturando e manipulando falhas de página, o programa pode implementar memória virtual paginável, manipuladores de estouro de pilha e assim por diante. (doc)

Libtasn1

GNU libtasn1 é uma biblioteca que implementa a notação ASN.1. Ele é usado para transmitir codificações neutras de objetos de dados em redes de computadores, permitindo a validação formal de dados de acordo com algumas especificações. (doc)

logo do libtool Libtool

GNU Libtool ajuda na criação e no uso de bibliotecas compartilhadas, apresentando uma única interface consistente e portátil que oculta a complexidade usual de trabalhar com bibliotecas compartilhadas entre plataformas. (doc)

Libunistring

GNU libunistring é uma biblioteca que fornece funções para manipular strings Unicode e para manipular strings C de acordo com o padrão Unicode. (doc)

Libxmi

GNU libxmi é uma biblioteca para rasterizar gráficos vetoriais 2D para C e C++. Ele oferece suporte a o desenho de primitivas 2D em uma matriz de pixels fornecida pelo usuário. Ele também provê suporte a especificação de estilos de linha sofisticados, como padrões tracejados multicoloridos. Há suporte também a polígonos de preenchimento e texturização. (doc)

Lightning

GNU Lightning é uma biblioteca que gera o código da linguagem assembly em tempo de execução. Assim, é útil na criação de compiladores Just-In-Time. Ele abstrai a CPU de destino expondo um conjunto de instruções RISC padronizado aos clientes. (doc)

logo for lilypond Lilypond

GNU LilyPond é um tipógrafo de música, que produz partituras de alta qualidade. A música é inserida em um arquivo de texto contendo sequências de controle que são interpretadas pelo LilyPond para produzir o documento final. É extensível com o Guile. (doc)

Lims

GNU LIMS é um sistema de gerenciamento de informações laboratoriais. É usado para gerenciar um laboratório científico de qualquer campo. Consiste em um conjunto de módulos para a estrutura de gerenciamento empresarial da Tryton, por isso é flexível para as necessidades específicas do laboratório. Por exemplo, o sistema inclui módulos para gerenciamento de amostras, integração de equipamentos de laboratório, contabilidade e gerenciamento de estoque. (doc)

logo for linux-libre Linux-libre

GNU Linux-Libre is a free (as in freedom) variant of the kernel Linux. It has been modified to remove all non-free binary blobs. (doc)

logo for liquidwar6 Liquid War 6

GNU Liquid War 6 é um jogo de ação único e de ritmo acelerado. Cada jogador controla uma bolha de líquido com o objetivo de conquistar o mapa inteiro. Tem 13 níveis por padrão e mais de 100 com um pacote de bônus; novos níveis podem ser facilmente criados usando arquivos de imagem simples. (doc)

Lispintro

Veja emacs. (doc)

Lrzsz

GNU lrzsz é um pacote de comunicação que oferece suporte aos protocolos de transferência de arquivos XMODEM, YMODEM e ZMODEM. (doc)

Lsh

GNU lsh é uma implementação livre do protocolo da versão 2 do SSH. Ele é usado para criar uma linha segura de comunicação entre dois computadores, fornecendo acesso shell ao sistema do servidor a partir do cliente. Ele fornece tanto o daemon do servidor quanto o aplicativo cliente, bem como ferramentas para manipular arquivos de chaves. (doc)

M4

GNU M4 é uma implementação da linguagem de macros M4, que apresenta algumas extensões sobre outras implementações, algumas das quais são requeridas pelo GNU Autoconf. Ele é usado como um processador de macros, o que significa que processa texto, expande as macros à medida que as encontra. Ele também tem algumas funções internas, por exemplo, para executar comandos shell ou fazer aritmética. (doc)

MAC Changer

GNU MAC Changer é um utilitário para visualizar e alterar endereços MAC de dispositivos de rede. Novos endereços podem ser definidos de forma explícita ou aleatória. Eles podem incluir endereços MAC do mesmo ou de outros fornecedores de hardware ou, mais geralmente, endereços MAC da mesma categoria de hardware. (doc)

logo do mailman Mailman

GNU Mailman é um software para gerenciamento de discussões por e-mail e listas de discussão. Tanto os usuários quanto os administradores geralmente executam suas ações em uma interface da Web, embora as interfaces de e-mail e de linha de comando também sejam fornecidas. O sistema possui arquivamento integrado, processamento de rejeição automático, filtragem de conteúdo, entrega resumida e muito mais. (doc)

logo for mailutils Mailutils

GNU Mailutils é uma coleção de programas para gerenciar, visualizar e processar correio eletrônico. Ele contém utilitários e daemons de servidor e todos operam de maneira independente de protocolo. As bibliotecas subjacentes também estão disponíveis, simplificando a adição de recursos de correio a novos softwares. (doc)

Make

Make é um programa que é usado para controlar a produção de executáveis ou outros arquivos de seus arquivos de origem. O processo é controlado a partir de um Makefile, no qual o desenvolvedor especifica como cada arquivo é gerado a partir de sua origem. Ele tem uma poderosa resolução de dependência e a capacidade de determinar quando os arquivos precisam ser regenerados após a mudança de suas fontes. O GNU make oferece muitas extensões poderosas sobre o utilitário padrão. (doc)

MARST

GNU MARST é um tradutor de Algol para C. O pacote consiste no próprio tradutor, uma biblioteca que contém os procedimentos Algol 60 necessários e um conversor que converte programas Algol 60 existentes de outras representações para a representação MARST. (doc)

logo for maverik Maverik

GNU MAVERIK é um kit de ferramentas de desenvolvimento que oferece suporte a ambientes virtuais 3D e interação com esses ambientes. Ele fica no topo de um mecanismo de renderização de baixo nível que usa OpenGL ou Mesa, e fornece mecanismos para renderizar diferentes tipos de objetos, gerenciar ambientes e fornecer suporte para interação 3D. (doc)

logo for mc Midnight Commander

GNU Midnight Commander é um gerenciador de arquivos de linha de comando disposto em um formato comum de dois painéis. Além das tarefas padrão de gerenciamento de arquivos, como copiar e mover, o Midnight Commander também oferece suporte a visualização do conteúdo dos arquivos do pacote RPM e outros arquivos e o gerenciamento de arquivos em outros computadores via FTP ou FISH. Também inclui um poderoso editor de texto para abrir arquivos de texto. (doc)

logo do mcron Mcron

GNU Mcron is a complete replacement for Vixie cron. It is used to run tasks on a schedule, such as every hour or every Monday. Mcron is written in Guile, so its configuration can be written in Scheme; the original cron format is also supported. (doc)

logo for mcsim MCSim

GNU MCSim é um pacote para realizar simulações. Ele oferece suporte a modelos de simulação estatísticos ou determinísticos por meio de simulações estocásticas de Monte Carlo ou simulações dinâmicas baseadas em ODE. Ele também pode fazer inferência Bayesiana através de simulações de Monte Carlo via Cadeias de Markov. (doc)

MIX Development Kit

GNU MDK é o Mix Development Kit, uma emulação do computador pedagógico MIX e sua linguagem de montagem MIXAL. O MIX possui uma CPU virtual com recursos padrão, como registros, células de memória, alternância de estouro, sinalizadores de comparação, dispositivos de entrada/saída e um conjunto de instruções binárias. O pacote inclui um compilador, uma máquina virtual, uma GUI para a máquina virtual e muito mais. (doc)

logo do mediagoblin Mediagoblin

GNU MediaGoblin é uma plataforma livre de publicação de mídia. Ele é executado de forma federada, liberando o usuário de serviços web centralizados. Possui suporte a imagens, vídeos e áudio. (doc)

logo do melting Melting

GNU MELTING calcula a entalpia, a entropia e a temperatura de fusão das transições em hélice-bobina de um duplex de ácido nucleico. (doc)

MemPool

A biblioteca MemPool é uma biblioteca independente para alocação de memória. É uma biblioteca de alocador de bloco que usa um único conjunto de memórias de tamanho fixo para alocar blocos de memória de tamanho variável e exporta funções semelhantes a malloc, realloc e free. Destina-se a simular alvos de baixa memória no GNU/Linux e outros sistemas, ou substituir completamente o gerenciamento de memória do sistema. (doc)

Mes

GNU Mes aims to help create full source bootstrapping for GNU/Linux systems such as Guix System. It features a mutual self-hosting Scheme interpreter written in a simple C, and a Nyacc-based C compiler written in GNU Guile-compatible Scheme. The Mes C library supports bootstrapping gcc. (doc)

Metahtml

GNU MetaHTML é uma linguagem de programação do lado do servidor projetada para a World Wide Web. Tem uma sintaxe semelhante a HTML e Lisp. Ele fornece uma grande biblioteca de funções, incluindo suporte a soquetes, criação de imagens e conexões com outros programas. (doc)

Mifluz

GNU mifluz é uma biblioteca C++ para armazenar um índice invertido de texto completo. Ele armazena as ocorrências de palavras em um conjunto de textos de modo que eles possam ser pesquisados posteriormente. Ao pesquisar por uma palavra, o índice retorna a lista de documentos que contêm essa palavra. (doc)

Mig

Veja hurd. (doc)

Miscfiles

GNU Miscfiles é uma coleção de arquivos de dados comuns. Incluem, por exemplo, abreviaturas de países, nomes e capitais; abreviaturas e nomes de moeda; um índice de melhores práticas atuais; um mapa do conjunto de caracteres ASCII; uma lista de códigos de aeroporto de três letras; e uma lista de palavras em inglês. (doc)

logo do mit-scheme MIT/GNU Scheme

GNU/MIT Scheme é uma implementação da linguagem de programação Scheme. Ele fornece um interpretador, um compilador e um depurador. Ele também possui um editor integrado do tipo Emacs e uma grande biblioteca de tempo de execução. (doc)

Moe

GNU Moe é um editor de texto poderoso, mas simples de usar. Ele funciona de maneira não modal e apresenta um conjunto intuitivo de associações de teclas que atribui um grau de severidade a cada chave; por exemplo, combinações de teclas com a tecla Alt são para comandos inofensivos, como movimentos de cursor, enquanto combinações com a tecla Control são para comandos que modificarão o texto. Moe apresenta várias janelas, desfazer/refazer ilimitado, comprimento de linha ilimitado, pesquisa global e substituir e muito mais. (doc)

Motti

GNU Motti é um jogo simples de estratégia multiplayer jogado em um terminal. O objetivo do jogo é conquistar capitais inimigas ocupando e cercando o território. (doc)

MPC

GNU MPC é uma biblioteca C para realizar aritmética em números complexos. Oferece suporte arbitrariamente a alta precisão e arredonda corretamente os resultados. (doc)

logo do mpfr Mpfr

GNU MPFR é uma biblioteca C para executar cálculos de ponto flutuante de precisão múltipla com arredondamento correto. (doc)

Mpria

GNU MPRIA é uma biblioteca C para executar cálculos aritméticos racionais com alta precisão arbitrária. Baseia-se na biblioteca GMP. (doc)

Mtools

GNU Mtools é um conjunto de utilitários para acessar discos do MS-DOS a partir de um sistema GNU ou Unix. Ele oferece suporte a nomes extensos de arquivos e vários formatos de disco. Ele também oferece suporte a alguns recursos específicos do FAT, como rótulos de volume e atributos de arquivo específicos do FAT. (doc)

Nana

GNU Nana é uma estrutura para adicionar verificação de asserção, registro e medição de desempenho a programas C e C++. As operações podem ser implementadas diretamente em C ou gerando comandos do depurador. Os recursos de verificação e registro podem ser ativados ou desativados na compilação ou no tempo de execução. (doc)

logo for nano Nano

GNU nano é um editor de texto pequeno e simples para uso em um terminal. Além da edição básica, há suporte a: desfazer/refazer, realce de sintaxe, verificação ortográfica, justificação, recuo automático, correspondência de colchetes, pesquisa e substituição interativas (com expressões regulares) e a edição de vários arquivos. (doc)

Nano-archimedes

nano-archimedes é um pacote livre para a simulação de sistemas quânticos. É baseado na equação de Wigner, uma formulação da mecânica quântica em termos de um espaço de fase que é matematicamente equivalente à equação de Schroedinger. nano-archimedes implementa o método Wigner de Monte Carlo. O código pode ser facilmente estendido para a teoria do funcional de densidade (DFT) e simulações ab initio dependentes do tempo. (doc)

Ncurses

GNU Ncurses é uma biblioteca que fornece recursos para escrever texto em um terminal de maneira independente do terminal. Ele oferece suporte a blocos e cores, bem como vários realces e caracteres de formulários. É normalmente usado para implementar interfaces de usuário para aplicativos de linha de comando. A biblioteca ncursesw acompanha fornece amplo suporte a caracteres. (doc)

Nettle

GNU Nettle é uma biblioteca criptográfica de baixo nível. Ele é projetado para se encaixar facilmente em praticamente qualquer contexto. Ele pode ser facilmente incluído em kits de ferramentas criptográficas para linguagens orientadas a objetos ou nas próprias aplicações. (doc)

logo for ocrad Ocrad

GNU Ocrad é um programa de reconhecimento óptico de caracteres baseado em um método de extração de características. Ele pode ler imagens nos formatos PBM, PGM ou PPM e produz texto nos formatos 8 bits ou UTF-8. (doc)

logo do octave Octave

GNU Octave é uma linguagem interpretada de alto nível que é especializada em cálculos numéricos. Ela pode ser usada para aplicações lineares e não lineares e fornece excelente suporte para a visualização de resultados. O trabalho pode ser executado tanto na linha de comando interativa quanto nos arquivos de script. (doc)

Oleo

GNU Oleo é um programa de planilha eletrônica. Ele oferece uma interface de terminal e uma interface gráfica com o usuário baseada em LessTif. Ele possui atalhos familiares conhecidos do Emacs. Suporte a muitos recursos de planilha padrão, como macros e funções. (doc)

OrgaDoc

GNU OrgaDoc é um sistema para manter facilmente um pool de documentos entre computadores. Os documentos são sincronizados por rsync ou unison; nenhum banco de dados ou servidor HTTP é necessário. (doc)

logo do osip oSIP

GNU oSIP é uma implementação do protocolo SIP. Ele é usado para fornecer aos desenvolvedores de software multimídia e de telecomunicações uma interface para iniciar e controlar sessões SIP. (doc)

Panorama

GNU Panorama é um framework para produzir gráficos 3D. Ele pode executar vários efeitos, como desfoque focal, fontes de luz arbitrárias, mapeamento de relevo e vários efeitos de iluminação. (doc)

logo do parallel Parallel

GNU Parallel é uma ferramenta para executar tarefas de shell em paralelo usando um ou mais computadores. Os trabalhos podem consistir em comandos únicos ou de scripts e são executados em listas de arquivos, hosts, usuários ou outros itens. (doc)

Parted

GNU Parted é um pacote para criar e manipular tabelas de partição de disco. Inclui uma biblioteca e um utilitário de linha de comando. (doc)

Patch

Patch é um programa que aplica mudanças a arquivos baseados em diferenças estabelecidas pelo programa diff. As alterações podem ser aplicadas a um ou mais arquivos, dependendo do conteúdo do arquivo diff. Aceita vários formatos diferentes de diferenças. Também pode ser usado para reverter diferenças aplicadas anteriormente. (doc)

Paxutils

GNU paxutils é um conjunto de utilitários de arquivamento. Ele contém versões dos arquivadores cpio, tar e pax. (doc)

logo for pcb Pcb

GNU PCB é uma ferramenta interativa para edição de layouts de placas de circuito impresso. Ele apresenta uma implementação de “aninhamento de ratos”, importação de schema/netlist e verificação de regras de design. Também inclui um autorroteador e um otimizador de rastro; e pode produzir imagens fotorrealistas e de revisão de design. (doc)

Pem

GNU Pem é uma ferramenta simples para rastrear receitas e despesas pessoais. Ele opera a partir da linha de comando e armazena seus dados em um formato de texto básico em seu diretório pessoal. Ele pode imprimir facilmente relatórios de seus gastos com diferentes despesas através de um recurso de pesquisa básica. (doc)

Pexec

GNU pexec é um programa para executar comandos ou scripts de shell em paralelo em um ou vários computadores. À medida que funciona, os parâmetros de execução, como variáveis de ambiente ou entrada, saída e erro padrão, podem ser variados. (doc)

Pies

GNU pies é um programa que supervisiona a invocação e execução de outros programas. Ele lê a lista de programas a serem iniciados a partir de seu arquivo de configuração, executa-os e monitora seu status, reexecutando-os conforme necessário. (doc)

Plotutils

GNU Plotutils é um pacote para plotagem e trabalho com gráficos 2D. Inclui uma biblioteca, libplot, para C e C++ para exportar gráficos vetoriais 2D em muitos formatos de arquivo. Ele também tem suporte a animações de gráficos vetoriais 2D. O pacote também contém programas de linha de comando para plotar dados científicos. (doc)

logo do poke Poke

GNU poke is an interactive, extensible editor for binary data. Not limited to editing basic entities such as bits and bytes, it provides a full-fledged procedural, interactive programming language designed to describe data structures and to operate on them. (doc)

Proxyknife

GNU proxyknife é uma ferramenta para validar proxies livres por trás de um firewall. O processo de validação é totalmente personalizável para atender às suas necessidades. (doc)

logo do pspp PSPP

GNU PSPP é um programa de análise estatística. Pode realizar estatística descritiva, testes T, regressão linear e testes não paramétricos. Possui tanto uma interface gráfica quanto uma entrada de linha de comando. O PSPP é projetado para interoperar com o Gnumeric, o LibreOffice e o OpenOffice. Os dados podem ser importados de planilhas, arquivos de texto e fontes de banco de dados e podem ser impressos em texto, PostScript, PDF ou HTML. (doc)

logo for psychosynth Psychosynth

GNU Psychosynth é um software sintetizador interativo e modular. Ele emula uma superfície 3D na qual os módulos são colocados e manipulados, gerando e alterando a música. Psychosynth consiste em uma biblioteca C++, uma interface 3D e uma interface de linha de comando. (doc)

logo do pth Pth

GNU Pth é uma biblioteca portátil que fornece agendamento não preventivo e prioritário para múltiplos threads de execução. Cada thread tem seu próprio contador de programa, pilha de tempo de execução, máscara de sinal e variável errno. As threads são agendadas de forma cooperativa, em vez de na forma preventiva padrão, de modo que elas sejam gerenciadas de acordo com a prioridade e os eventos. No entanto, Pth também apresenta emulação de threads POSIX.1c (pthreads) para compatibilidade com versões anteriores. (doc)

Qexo

Veja kawa. (doc)

logo do r R

R é uma linguagem e ambiente para computação estatística e gráficos. Ela fornece uma variedade de técnicas estatísticas, como modelagem linear e não linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais, classificação e agrupamento. Ela também fornece suporte robusto para produzir gráficos de dados com qualidade de publicação. Uma grande quantidade de pacotes de terceiros está disponível, aumentando muito sua amplitude e escopo. (doc)

Radius

Radius é um servidor para autenticação e contabilidade de usuários remotos. Geralmente é útil para redes que exigem serviços centralizados de autenticação e contabilidade para suas estações de trabalho. A autenticação pode ser executada de várias maneiras, como, por exemplo, /etc/passwd ou credenciais armazenadas em um banco de dados SQL. (doc)

RCS

RCS é o sistema de controle de revisão original. Ele funciona em uma base arquivo a arquivo, em contraste com os sistemas de controle de versão subsequentes, como CVS, Subversion e Git. Isso pode torná-lo adequado para arquivos de administração do sistema, por exemplo, que geralmente são inerentemente locais para uma máquina. (doc)

Readline

A biblioteca GNU readline permite que os usuários editem as linhas de comando à medida que são digitadas. Ela pode manter um histórico pesquisável dos comandos inseridos anteriormente, permitindo que você recupere, edite e reinsira facilmente os comandos anteriores. Ele possui atalhos do tipo Emacs e vi, tornando seu uso confortável para qualquer um. (doc)

logo do recutils Recutils

GNU Recutils é um conjunto de ferramentas e bibliotecas para criar e manipular bancos de dados editáveis em humanos e baseados em texto. Apesar de serem baseados em texto, os bancos de dados criados com Recutils carregam todos os recursos esperados, como campos únicos, chaves primárias, carimbos de tempo e muito mais. Há suporte a muitos tipos de campos diferentes, assim como a criptografia. (doc)

Reftex

GNU RefTex é um pacote para implementar rótulos, referências, citações e índices em documentos LaTeX. Ele funciona ao redor de quatro macros LaTeX: label, ref, cite e index. Ele automatiza as tarefas comuns que normalmente são necessárias ao usar essas macros. (doc)

logo do remotecontrol Remotecontrol

GNU Remotecontrol é um aplicativo web para o gerenciamento de termostatos HVAC habilitados para IP e outros dispositivos de automação predial. O aplicativo pode ler dados e gravar dados em vários desses dispositivos. (doc)

Rottlog

GNU Rot[t]log é um programa para gerenciar arquivos de log. Ele é usado para alternar automaticamente os arquivos de log quando eles atingem um determinado tamanho ou de acordo com uma determinada programação. Ele também pode ser usado para compactar e arquivar automaticamente esses registros. Rot[t]log irá enviar relatórios de sua atividade para o administrador do sistema. (doc)

Rpge

GNU Role Playing Game Engine fornece um mecanismo para a criação de RPGs gráficos bidimensionais, fornecendo, por exemplo, uma grade de sprite, renderização de sprite e manipulação de eventos. (doc)

Rush

GNU Rush é um shell de usuário restrito, para sistemas nos quais os usuários receberão apenas funcionalidades ou recursos limitados. Os administradores definem direitos de usuário por meio de um arquivo de configuração que pode ser usado para limitar, por exemplo, os comandos que podem ser executados, o tempo de CPU ou o uso de memória virtual. (doc)

Sather

GNU Sather é uma linguagem de programação orientada a objetos similar a Eiffel. Ele é projetado para ser simples, eficiente, seguro e não privativo. Ela possui coleta de lixo, tipagem forte estaticamente verificada, herança múltipla, classes parametrizadas e muito mais. Este pacote consiste em um compilador, uma biblioteca de classes, a especificação de linguagem e manual de programação, e um navegador para exibir fontes e gráficos direcionados de herança de classes. (doc)

logo do scm SCM

GNU SCM é uma implementação do Scheme. Essa implementação inclui o Hobbit, um compilador Scheme para C, que pode gerar arquivos C cujos binários podem ser dinamicamente ou estaticamente vinculados a um executável do SCM. (doc)

Screen

GNU Screen é um gerenciador de janelas do terminal que multiplexa um único terminal entre vários processos. Os terminais virtuais fornecem recursos como um buffer de rolagem reversa e um mecanismo de copiar e colar. Em seguida, a tela gerencia os diferentes terminais virtuais, permitindo alternar facilmente entre eles, separá-los da sessão atual ou até mesmo dividir a exibição para exibir dois terminais de uma só vez. (doc)

Sed

Sed é um editor de fluxo de texto não interativo. Ele recebe uma entrada de texto de um arquivo ou da entrada padrão e, em seguida, aplica uma série de comandos de edição de texto ao fluxo e imprime sua saída na saída padrão. É frequentemente usado para substituir padrões de texto em um fluxo. A implementação do GNU oferece várias extensões sobre o utilitário padrão. (doc)

logo do serveez Serveez

GNU Serveez é um framework de servidor que fornece as rotinas necessárias para implementar facilmente servidores baseados em IP em seu aplicativo. Ele demonstra aspectos da programação de rede de maneira portátil, tornando-o conveniente para simplificar o processo de adicionar um servidor ao seu aplicativo ou para aprender como funcionam os serviços de rede. Vários servidores de exemplo já são fornecidos, como um servidor HTTP e um servidor IRC. (doc)

Sharutils

GNU sharutils é um pacote para criar e manipular arquivos shell que podem ser enviados prontamente por e-mail. Um arquivo shell é um arquivo que pode ser processado por um shell do tipo Bourne para descompactar a coleção original de arquivos. Este pacote é principalmente para compatibilidade e interesse histórico. (doc)

Shepherd

GNU Shepherd é um daemon de gerenciamento de daemons, o que significa que ele supervisiona a execução de serviços do sistema, substituindo a funcionalidade semelhante encontrada em sistemas init típicos. Ele fornece tratamento de dependência através de uma interface conveniente e é baseado no GNU Guile. (doc)

logo do shishi Shishi

GNU Shishi é uma implementação livre do sistema de segurança de rede Kerberos 5. Ele é usado para permitir que nós de rede não seguros se comuniquem de maneira segura por meio da autenticação mútua cliente-servidor por meio de tickets. (doc)

Shmm

GNU SHMM é um gerenciador de memória compartilhada. Pode ler ou gravar em memória compartilhada. Ele também oferece suporte a outros comandos, como bloquear ou desbloquear um bloco de memória compartilhada identificado por chave e tamanho. (doc)

logo for shtool Shtool

GNU shtool é uma ferramenta de shell multiuso. Ele pode executar as funções de muitos comandos diferentes, a fim de fornecer uma única ferramenta para distribuir com uma distribuição de origem, a fim de garantir a portabilidade dos scripts de shell. Por exemplo, o shtool pode executar as tarefas dos comandos comuns install, mkdir ou echo nos sistemas que não os possuem. (doc)

Sipwitch

GNU SIP Witch é um servidor de voz por IP ponto a ponto que usa o protocolo SIP. As chamadas podem ser feitas por trás de firewalls NAT e sem a necessidade de um provedor de serviços. Seu design ponto a ponto garante que não haja ponto central para interceptar ou capturar mídia e, portanto, pode ser usado para construir um sistema de telefonia seguro que opera na Internet pública. (doc)

logo do slib SLIB

GNU SLIB é uma biblioteca comum portátil para a linguagem de programação Scheme. Ele oferece suporte a uma grande variedade de diferentes implementações de Scheme, oferecendo-lhes uma estrutura para usar pacotes de procedimentos e sintaxe do Scheme. (doc)

logo do smalltalk Smalltalk

GNU Smalltalk é uma implementação gratuita da linguagem Smalltalk. Ele implementa o padrão ANSI para a linguagem e também inclui classes extras, como as de rede e programação GUI. (doc)

logo do solfege Solfege

GNU Solfege é um programa para praticar o treinamento musical de ouvido. Com ele, você pode praticar seu reconhecimento de vários intervalos musicais e acordes. Ele apresenta uma visão geral de estatísticas para que você possa monitorar seu progresso em várias sessões. O Solfege também é projetado para ser extensível, para que você possa escrever facilmente suas próprias lições. (doc)

SpaceChart

GNU SpaceChart permite visualizar como as estrelas são distribuídas no espaço tridimensional. Ele permite, por exemplo, determinar as distâncias entre estrelas, visualizá-las de qualquer ponto de vista ou filtrar sua visualização por classe espectral e luminosidade. (doc)

Spell

Spell é um programa de verificação ortográfica de linha de comando. Ele lê uma entrada de texto e imprime cada palavra incorreta em uma linha própria. Ele é implementado como um wrapper para o GNU aspell ou ispell. (doc)

Sqltutor

GNU Sqltutor é um tutorial de SQL interativo baseado na web. Possui vários tutoriais disponíveis em diferentes idiomas. Os tutoriais apresentam uma série de perguntas em uma caixa de diálogo e, quando concluídas, exibem uma avaliação final, incluindo respostas corretas para soluções erradas. (doc)

Src-highlite

GNU source-highlight lê em um arquivo de código-fonte e produz um arquivo de saída no qual as palavras-chave são destacadas em cores diferentes para designar sua função sintática. Há suporte a mais de 150 linguagens diferentes e pode imprimir em 8 formatos diferentes, incluindo HTML, LaTeX e ODF. Ele também pode gerar saída para sequências de escape de cor ANSI, de modo que o código-fonte realçado possa ser visto em um terminal. (doc)

Spread Sheet Widget

Um widget Gtk+ que fornece uma matriz bidimensional para visualizar e manipular dados tabulares semelhantes aos fornecidos por programas populares de planilhas. O design segue o paradigma modelo-visão-controlador e é O(1) no tempo e no espaço, proporcionando uma operação muito rápida e eficiente mesmo em dados muito grandes. Recursos como cortar e colar, arrastar e etc. estão incluídos. (doc)

Stow

GNU Stow é um gerenciador de links simbólicos. Ele gera links simbólicos para diretórios de dados e faz com que eles pareçam ser mesclados no mesmo diretório. Ele é normalmente usado para gerenciar pacotes de software instalados a partir do código-fonte, permitindo que você os instale em diretórios distintos e, em seguida, crie links simbólicos para os arquivos em um diretório comum, como /usr/local. (doc)

logo do stump Stump

GNU STUMP é um programa robomoderador para newsgroups USENET e listas de discussão, com moderação baseada na web. Há suporte a moderação de grupo através de múltiplos moderadores humanos. Também pode rejeitar automaticamente mensagens não conformes sem intervenção humana. Inclui uma interface da web. (doc)

Superopt

GNU Superopt is a function sequence generator for superoptimization. It uses an exhaustive generate-and-test approach to find the shortest instruction sequence for a given function. This package is looking for a maintainer. (doc)

Swbis

Swbis é um sistema de administração de software especificado pelo POSIX. Ele possui gerenciamento transparente de rede de pacotes de software para administradores de sistema. Por exemplo, diretórios de sistema de arquivos inteiros podem ser copiados de host para host em uma rede de maneira transparente. O pacote também possui métodos avançados de criação de tarball e mecanismos de verificação de integridade. (doc)

logo do taler Taler

Taler fornece um sistema de pagamento que torna as transações online favoráveis à privacidade rápidas e fáceis. (doc)

Talkfilters

Os GNU Talk Filters são programas que convertem texto em inglês em dialetos estereotipados ou humorísticos. Os filtros são fornecidos como uma biblioteca C, para que possam ser facilmente integrados em outros programas. (doc)

Tar

Tar fornece a capacidade de criar arquivos-tar, bem como a capacidade de extrair, atualizar ou listar arquivos em um arquivo-tar existente. É útil para combinar muitos arquivos em um arquivo maior, mantendo a estrutura de diretórios e informações de arquivos, como permissões e datas de criação/modificação. O GNU tar oferece muitas extensões sobre o utilitário padrão. (doc)

Termcap

GNU termcap é uma biblioteca e um banco de dados que são usados para permitir o uso de terminais de exibição de maneira independente do terminal. O banco de dados descreve os recursos de muitos terminais de exibição diferentes. A biblioteca pode então adaptar instruções generalizadas fornecidas por um programa às capacidades específicas do terminal de exibição, conforme encontradas no banco de dados. (doc)

Termutils

O pacote GNU Termutils contém dois programas,tput e tabs. tput é usado em scripts de shell para manipular a exibição do terminal, por exemplo, limpando-o ou movendo o cursor para um ponto específico, centralizando o texto ou sublinhando o texto. tabs é usado para especificar e definir paradas de tabulação de hardware em terminais aos quais há suporte. (doc)

Teseq

GNU Teseq é um programa que analisa arquivos que contêm sequências de controle. Converte as sequências que encontra em uma descrição legível por humanos das ações que essas sequências executam. Ele também pode traduzir sua saída de volta em sequências de controle legíveis por máquina. (doc)

TeX for the Impatient

TeX for the Impatient é um livro de 350 páginas sobre o TeX, o TeX simples e o Eplain, escrito por Paul Abrahams, Kathryn Hargreaves e Karl Berry. (doc)

Texinfo

Texinfo é o formato oficial da documentação do projeto GNU. Ele usa um único arquivo fonte usando comandos explícitos para produzir um documento final em qualquer um dos vários formatos de saída aceitos, como HTML ou PDF. Este pacote inclui as ferramentas necessárias para produzir documentos de informações a partir de sua origem e o leitor de informações de linha de comando. A ênfase da linguagem está em expressar o conteúdo semanticamente, evitando comandos físicos de marcação. (doc)

logo for texmacs TeXmacs

GNU TeXmacs é uma plataforma de edição de texto especializada em cientistas. É ideal para editar documentos estruturados com diferentes tipos de conteúdo. Tem suporte robusto para fórmulas e gráficos matemáticos. Ele também pode atuar como uma interface para programas matemáticos externos, como R e Octave. O TeXmacs é completamente extensível via Guile. (doc)

Time

Time é um comando que exibe informações sobre os recursos que um programa usa. A saída de exibição do programa pode ser personalizada ou salva em um arquivo. (doc)

TRAMP

TRAMP é um pacote GNU Emacs que permite acessar arquivos em máquinas remotas como se fossem arquivos locais. Isso inclui a edição de arquivos, a execução de tarefas de controle de versão e a modificação do conteúdo do diretório com dired. O acesso é realizado via ssh, rsh, rlogin, telnet ou outros métodos similares. (doc)

Trans-coord

Veja gnun. (doc)

Trueprint

GNU Trueprint traduz os arquivos de código-fonte C como arquivos PostScript. Além da saída básica do código-fonte, ele também pode realizar marcação de diferenças, contagem de recuos, índices de funções e arquivos e muito mais. (doc)

Unifont

GNU Unifont é uma fonte de bitmap que cobre essencialmente todo o Plano Multilíngue Básico do Unicode. O pacote também inclui utilitários para facilitar a adição de novos glifos à fonte. (doc)

Units

GNU Units converte quantidades numéricas entre unidades de medida. Ele pode lidar com mudanças de escala através do uso adaptativo de prefixos de escala padrão (micro, quilo, etc.). Ele também pode manipular conversões não lineares como Fahrenheit para Celsius. Seu intérprete é poderoso o suficiente para ser usado efetivamente como uma calculadora científica. (doc)

UnRTF

GNU UnRTF converte documentos de texto de RTF para HTML, LaTeX ou troff. Há suporte a mudanças nas características de fontes, sublinhados e riscados, sobrescritos e subscritos, e mais. (doc)

Userv

GNU Userv é um utilitário que permite que um programa invoque outro, mesmo quando existe apenas uma confiança limitada entre eles. Isso evita a necessidade de ter primeiro que alternar para uma conta de usuário diferente para executar determinadas tarefas. (doc)

UUCP

Taylor UUCP é a implementação GNU do UUCP (Unix-to-Unix Copy), um conjunto de utilitários para transferir remotamente arquivos, e-mails e notícias de rede entre computadores. (doc)

Vc-dwim

O pacote vc-dwim contém duas ferramentas, vc-dwim e vc-chlog. O vc-dwim é uma ferramenta que simplifica a tarefa de manter um ChangeLog e usar o controle de versão ao mesmo tempo, por exemplo, imprimindo um lembrete quando uma alteração de arquivo foi descrita no ChangeLog, mas o arquivo não foi adicionado ao VC. O vc-chlog percorre os arquivos alterados e gera entradas de ChangeLog compatíveis com os padrões, com base nas alterações que ele detecta. (doc)

VCDImager

GNU VCDImager é um conjunto de programas para trabalhar com CDs de Vídeo e Super Vídeo. Pode ser usado para criar, desmontar e analisar discos. Ele oferece suporte a controle de reprodução total, itens de reprodução de segmento, preenchimento automático de fluxos MPEG em tempo real e extração de CDs de vídeo em arquivos. (doc)

Vera

V.E.R.A. (Virtual Entity of Relevant Acronyms) é uma lista de acrônimos de computação distribuídos como um documento de informação. (doc)

Vmgen

Veja gforth. (doc)

logo do wb WB

GNU WB é um pacote de banco de dados de array associativo baseado em disco para C, Scheme, Java e C#. Em vez de ser implementado via hashing, o WB usa árvores B, que são otimizadas para usar o número mínimo de operações de disco. (doc)

Wdiff

GNU Wdiff é um front-end para o programa diff do Diffutils que permite comparar arquivos em uma base palavra por palavra, onde uma palavra é qualquer coisa entre os espaços em branco. (doc)

Websocket4j

GNU Websocket4j é uma biblioteca Java que implementa o protocolo WebSocket. Com ele, você pode criar aplicativos da Web que interagem com aplicativos Java. A biblioteca inclui a funcionalidade do servidor e do lado do cliente. (doc)

WebSTUMP

Veja stump. (doc)

Wget

GNU Wget é uma ferramenta não interativa para buscar arquivos usando os protocolos HTTP, HTTPS e FTP. Ele pode retomar downloads interrompidos, usar curingas de nome de arquivo, oferecer suporte a proxies e cookies, e pode converter links absolutos em documentos baixados em links relativos. (doc)

logo for which Which

O programa which encontra a localização dos executáveis no PATH, com uma variedade de opções. É uma alternativa ao comando interno shell type. (doc)

XaoS

GNU XaoS é um programa gráfico que gera padrões fractais e permite aumentar e diminuir o zoom deles infinitamente de maneira fluida e contínua. Também inclui tutoriais que ajudam a explicar como os fractais são construídos. Pode gerar muitos tipos diferentes de fractal, como o conjunto de Mandelbrot. (doc)

XBoard

GNU XBoard é um tabuleiro gráfico para todas as variedades de xadrez, incluindo xadrez internacional, xiangqi (xadrez chinês), shogi (xadrez japonês) e Makruk. Há suporte a diversas variantes menos conhecidas também. Apresenta uma interface gráfica totalmente interativa e pode carregar e salvar jogos no Portable Game Notation (PNG). (doc)

logo do xlogmaster Xlogmaster

GNU Xlogmaster é um programa com uma interface gráfica de usuário que permite monitorar seus logs do sistema de uma maneira conveniente. Os logs podem ser exibidos com filtros para realçar ou ocultar linhas. O programa também pode ser usado para automatizar ações em eventos definidos pelo usuário. (doc)

Xnee

GNU Xnee é um programa que pode gravar, reproduzir e distribuir ações do usuário no X11. Ele pode ser usado para automatizar as interações do usuário para fins de teste ou demonstração. (doc)

Xorriso

GNU Xorriso é uma ferramenta para copiar arquivos de e para sistemas de arquivos ISO 9660 Rock Ridge, também conhecido como sistema de arquivos Compact Disc, e permite a manipulação dos mesmos em sessões. Possui um formatador e gravador para CD, DVD e BD. Pode operar em imagens ISO existentes ou pode criar novas imagens. O xorriso pode então ser usado para copiar arquivos diretamente para dentro ou para fora de arquivos ISO. (doc)

logo for zile Zile

GNU Zile é um clone leve do Emacs. Seu uso é semelhante à configuração padrão do Emacs, mas carrega um conjunto de recursos muito mais leve. (doc)

Veja informações sobre esta lista no topo.