English [en]   čeština [cs]   Deutsch [de]   ελληνικά [el]   español [es]   français [fr]   hrvatski [hr]   italiano [it]   日本語 [ja]   lietuvių [lt]   Nederlands [nl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   українська [uk]   简体中文 [zh-cn]  

Associate members power up the Free Software Foundation. Help smash our goal of 700 new members or donate by December 31st!

Join

$259,212
$450,000

EducaçãoEm Detalhes → Por que Instituições Educacionais Devem Usar e Ensinar Software Livre

Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Por que Instituições Educacionais Devem Usar e Ensinar Software Livre

“Escolas devem ensinar seus estudantes a serem cidadãos de uma sociedade forte, capaz, independente e livre.”

Estas são as principais razões pelas quais universidades e escolas de todos os níveis devem usar exclusivamente Software Livre.

Compartilhamento

Escolas devem ensinar o valor do compartilhamento dando exemplo. Software livre apoia a educação por permitir o compartilhamento de conhecimento e ferramentas:

Responsabilidade Social

A computação tornou-se uma parte essencial do dia a dia. A tecnologia digital está transformando a sociedade muito rapidamente e escolas têm um influência no futuro da sociedade. Sua missão é fazer com que o estudantes estejam prontos para participar de uma sociedade digital livre, ensinando a eles as habilidades que lhes facilitem ter o controle de suas próprias vidas. Software não deve estar sob o poder de um desenvolvedor que, unilateralmente, toma decisões que ninguém mais pode mudar. Instituições educacionais não devem permitir que empresas de software proprietário imponham seu poder sobre o resto da sociedade e seu futuro.

Independência

Escolas têm uma responsabilidade ética de ensinar virtude, não dependência de um único produto ou uma empresa poderosa específica. Além disso, ao escolher Software Livre, a própria escola ganha independência de qualquer interesse comercial e evita aprisonamento por um fornecedor.

Aprendizagem

Ao se decidirem sobre onde irão estudar, mais e mais estudantes estão considerando se a universidade ensina ciência da computação e desenvolvimento de software usando Software Livre. Software Livre significa que os estudantes são livres para estudar como os programas funcionam e para aprender como adaptá-los às suas próprias necessidades. A aprendizagem sobre Software Livre também ajuda no estudo da ética no desenvolvimento de software e na prática profissional.

Economia

Esta é uma vantagem óbvia que vai interessar imediatamente muitos administradores de escolas, mas é um benefício superficial. O ponto principal desse aspecto é que ao estarem autorizadas a distribuir cópias dos programas a um custo pequeno ou zero, as escolas podem de fato ajudar famílias em dificuldades financeiras, promovendo assim justiça e oportunidades iguais de aprendizagem entre os estudantes.

Qualidade

Soluções com Software Livre estáveis, seguras e fáceis de instalar já estão disponíveis para educação. Em todo caso, excelência de desempenho é um benefício secundário; o objetivo principal é a liberdade dos usuários de computador.

VOLTAR AO TOPO


[Logo da FSF]“Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Apoie o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.