Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Por que Instituições Educacionais Devem Usar e Ensinar Software Livre

“Escolas devem ensinar seus estudantes a serem cidadãos de uma sociedade forte, capaz, independente e livre.”

Estas são as principais razões pelas quais universidades e escolas de todos os níveis devem usar exclusivamente Software Livre.

Compartilhamento

Escolas devem ensinar o valor do compartilhamento dando exemplo. Software livre apoia a educação por permitir o compartilhamento de conhecimento e ferramentas:

  • Conhecimento. Muitos jovens estudantes têm talento para programação; eles são fascinados por computadores e ávidos de aprender como seus sistemas funcionam. Com software privativo, essa informação é um segredo, então os professores não têm como torná-la disponível para seus estudantes. Mas se o programa é Software Livre, o professor pode explicar o básico e, então, entregar o código-fonte para que o estudante leia e aprenda.
  • Ferramentas. Professores podem entregar aos estudantes cópias dos programas que eles usam em sala de aula, de modo que eles possam usá-los em casa. Com Software Livre, copiar não é apenas autorizado, é incentivado.

Responsabilidade Social

A computação tornou-se uma parte essencial do dia a dia. A tecnologia digital está transformando a sociedade muito rapidamente e escolas têm um influência no futuro da sociedade. Sua missão é fazer com que o estudantes estejam prontos para participar de uma sociedade digital livre, ensinando a eles as habilidades que lhes facilitem ter o controle de suas próprias vidas. Software não deve estar sob o poder de um desenvolvedor que, unilateralmente, toma decisões que ninguém mais pode mudar. Instituições educacionais não devem permitir que empresas de software privativo imponham seu poder sobre o resto da sociedade e seu futuro.

Independência

Escolas têm uma responsabilidade ética de ensinar virtude, não dependência de um único produto ou uma empresa poderosa específica. Além disso, ao escolher Software Livre, a própria escola ganha independência de qualquer interesse comercial e evita aprisionamento por um fornecedor.

  • Empresas de software privativo usam escolas e universidades como um trampolim para atingir usuários e, com isso, impor seus softwares sobre a sociedade como um todo. Elas oferecem descontos, ou até mesmo cópias grátis de seus programas privativos às instituições educacionais, de forma que estudantes aprendam a usá-los e se tornem dependentes deles. Depois que esses estudantes se formarem, nem eles nem seus futuros empregadores terão oferta de cópias com descontos. Essencialmente, o que essas empresas estão fazendo é recrutar escolas e universidades como agentes para conduzir pessoas a uma dependência permanente a longo prazo.
  • Licenças de software livre não expiram, o que significa que, uma vez que Software Livre seja adotado, as instituições permanecerão independentes de um fornecedor. Além do mais, licenças de Software Livre concedem aos usuários os direitos não somente de usar o software como quiserem, de copiá-lo e de distribuí-lo, mas também de modificá-lo para atender a suas próprias necessidades. Portanto, se as instituições eventualmente quiserem implementar uma função particular em um certo software, elas poderão contratar os serviços de qualquer desenvolvedor para realizar a tarefa, independentemente de quem tenha sido o fornecedor original.

Aprendizagem

Ao se decidirem sobre onde irão estudar, mais e mais estudantes estão considerando se a universidade ensina ciência da computação e desenvolvimento de software usando Software Livre. Software Livre significa que os estudantes são livres para estudar como os programas funcionam e para aprender como adaptá-los às suas próprias necessidades. A aprendizagem sobre Software Livre também ajuda no estudo da ética no desenvolvimento de software e na prática profissional.

Economia

Esta é uma vantagem óbvia que vai interessar imediatamente muitos administradores de escolas, mas é um benefício superficial. O ponto principal desse aspecto é que ao estarem autorizadas a distribuir cópias dos programas a um custo pequeno ou zero, as escolas podem de fato ajudar famílias em dificuldades financeiras, promovendo assim justiça e oportunidades iguais de aprendizagem entre os estudantes.

Qualidade

Soluções com Software Livre estáveis, seguras e fáceis de instalar já estão disponíveis para educação. Em todo caso, excelência de desempenho é um benefício secundário; o objetivo principal é a liberdade dos usuários de computador.