Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-01-19 ao original em Inglês.

Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.

Distros GNU/Linux

Distribuições livres (ou “distros”) do sistema GNU/Linux incluem e sugerem apenas Software Livre. Elas rejeitam aplicações não livres, plataformas de programação não livres, drivers não livres, firmware “blobs1” não livres, e qualquer outro software ou documentação não livre. Se elas descobrem que por engano incluíram software assim, elas o removem.

Distros GNU/Linux Livres

Recomendamos que você use uma distribuição livre do sistema GNU/Linux, uma que não inclua software privativo algum. Dessa maneira, você poderá ter certeza de que não está instalando nenhum programa não livre. Aqui está nossa lista dessas distros:
Distribuições GNU/Linux livres.

Todas estas distros existentes precisam de mais ajuda no desenvolvimento. Portanto, se você deseja efetivamente contribuir para uma distribuição GNU/Linux livre, sugerimos que você se junte ao desenvolvimento de uma distro livre existente, ao invés de criar a sua própria.

Distros Não GNU Livres

Essas distribuições são livres, mas um pouco diferentes daquelas do GNU. Usá-las não é similar a usar GNU/Linux. Porém, elas satisfazem o mesmo critério ético que nós aplicamos nas distribuições GNU/Linux.
Distribuições Não GNU livres.

Todas as distros existentes precisam de mais ajuda no desenvolvimento. Portanto, se você deseja efetivamente contribuir nesta área, sugerimos que você se junte ao desenvolvimento de uma distro livre existente, ao invés de criar a sua própria.

Diretrizes para Distros Livres

Listamos aqui problemas que podem prevenir que uma distro seja considerada completamente livre:
Diretrizes para distribuição de sistemas livres.

Distros Comuns

Muitas distribuições GNU/Linux comuns e conhecidas não satisfazem nossas diretrizes. Você pode ler sobre os problemas dessas distribuições aqui:
Por que não podemos endossar muitas das distros GNU/Linux conhecidas.

Nós apelamos aos desenvolvedores dessas distribuições que removam as partes não livres, de modo a torná-las completamente Software Livre.

Livre Opcionalmente não é Suficiente

Algumas distribuições GNU/Linux dão ao usuário a opção de instalar apenas Software Livre. Para mais informações, você pode ler:
Por que livre opcionalmente não é suficiente.

Por Que Isso É Importante?

Quando uma distro GNU/Linux inclui software não livre, isto causa dois tipos de problemas:

O primeiro problema é direto: ele afeta os usuários da distribuição se eles instalam software não livre. No entanto, o segundo problema é o mais importante, porque afeta a comunidade como um todo.

Os desenvolvedores de distros não livre não dizem: “Pedimos desculpas pelos componentes não livres em nossa distribuição. Não sabemos o que nos possuiu para que incluíssemos eles. Esperamos que em nossa próxima versão iremos manter em mente a liberdade”. Se eles o fizessem, teriam uma influência menos ruim.

Em vez disso, eles geralmente apresentam o software não livre em seus sistemas como uma característica positiva; dizem que seu objetivo é “a melhor experiência do usuário possível”, ou algo assim, ao invés de liberdade. Em outras palavras, eles levam as pessoas a colocarem conveniência acima da liberdade — trabalhando diretamente contra nossa campanha para fazer da liberdade o objetivo primário.

Não endossamos essas distros pelo fato de que elas não transmitem a liberdade. O que nos deixa seriamente preocupados é que elas ensinam as pessoas a não valorizar a liberdade.

Notas do tradutor:
  1. Para uma explicação do termo “blob”, confira essa página da Wikipédia.