English [en]   български [bg]   català [ca]   Deutsch [de]   español [es]   français [fr]   italiano [it]   日本語 [ja]   한국어 [ko]   polski [pl]   português do Brasil [pt-br]   русский [ru]   தமிழ் [ta]   українська [uk]  

Thanks to your support, 2015 marks 30 years of the FSF! In the next 30 years, we want to do even more to defend computer user rights. To kick off in that direction, we're setting our highest-ever fundraising goal of $525,000 by January 31st. Read more.

$525K
78% (412K)
Count me in

This translation may not reflect the changes made since 2013-02-02 in the English original. Please see the Translations README for information on maintaining translations of this article.

Porque a FSF recebe o copyright de seus colaboradores

pelo Professor Eben Moglen, Escola de Direito da Universidade da Columbia

De acordo com a lei de copyright dos EUA, que é a lei sob a qual a maior parte dos softwares e programas de computadores foram historicamente publicados em sua primeira vez, existem vantagens substanciais no registro do copyright. E, apesar dos extensos direitos de distribuiçăo garantidos pela GPL, os distribuidores em geral năo podem fazer cumprir o copyright: somente o detentor do copyright ou alguém que tenha recebido deste os direitos pode fazer cumprir a licença. Se há múltiplos autores em um trabalho regido pelo copyright, a obedięncia ŕ licença depende da cooperaçăo de todos os autores.

De modo que todos os nossos copyrights possam atender aos requerimentos de documentaçăo e outros requerimentos necessários para o registro, e de modo que sejamos capazes de fazer cumprir os termos da GPL da maneira mais efetiva, a FSF requer que cada autor de código incorporado a projetos da FSF cedam os direitos de copyright e, sempre que apropriado, também uma declaraçăo de isençăo de direitos do empregador do programador. Deste modo nós podemos ter certeza de que todo o código em projetos da FSF é código livre, cuja liberdade nós podemos proteger de maneira efetiva, e na qual outros desenvolvedores possam confiar plenamente.

 [Logo da FSF] “Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Free Software Foundation é a principal organização que patrocina o Sistema Operacional GNU. Suporte o GNU e a FSF comprando manuais e produtos, afiliando-se a FSF como um membro associado ou fazendo uma doação diretamente à FSF ou via Flattr.

Voltar ao topo