Esta é uma tradução da página original em Inglês.

Fraude privativa


O software não livre (privativo) é muitas vezes um malware (projetado para maltratar o usuário). O software não livre é controlado por seus desenvolvedores, o que os coloca em uma posição de poder sobre os usuários; isso é a injustiça básica. Os desenvolvedores e fabricantes muitas vezes exercem esse poder em detrimento dos usuários aos quais eles deveriam servir.

Isso geralmente assume a forma de funcionalidades maliciosas.


Aqui estão alguns exemplos de software privativo que defrauda os usuários – tirando seu dinheiro por meio de truques.

Se você conhece um exemplo que deveria estar nesta página, mas não está aqui, por favor, escreva para <webmasters@gnu.org> para nos informar. Por favor, inclua a URL de uma ou duas referências confiáveis para servir como comprovação específica.

  • 2021-06

    A empresa Peloton, que produz esteiras, recentemente bloqueou recursos básicos das esteiras das pessoas por meio de uma atualização de software. A empresa agora pede às pessoas uma assinatura pelo que as pessoas já pagaram.

    O software usado na esteira é privativo e provavelmente inclui backdoors para forçar as atualizações do software. Ele ensina a lição de que, se um produto se comunicar com redes externas, você deve esperar que ele receba um novo malware.

    Observe que a empresa por trás deste produto disse que está trabalhando para reverter as mudanças para que as pessoas não precisem mais de assinatura para usar o recurso bloqueado.

    Aparentemente, a raiva pública fez a empresa recuar. Se quisermos que isso seja nossa segurança, precisamos aumentar a raiva contra recursos maliciosos (e o software privativo que é seu caminho de entrada) a tal ponto que mesmo as empresas mais poderosas não ousem.

  • 2019-08

    Um jogo publicado no Facebook visava levar as crianças a gastar grandes quantias do dinheiro de seus pais sem explicá-lo para elas.

  • 2014-01

    Alguns jogos privativos atraem as crianças para gastar o dinheiro dos pais.